Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitangueira - será que sobrevive?

Ricardo Paiva07/08/2009 00:48
Pitangueira - será que sobrevive?
Esta pitangueira foi retira de um jardim e ficou uns 2 ou 3 dias fora da terra até que um amigo meu a viu, e a trouxe de presente para mim.
Tem uma base e um movimento no tronco bem promissor. Foi pra areia pura e aplicado hormônio para estimular o enraizamento. Espero que responda bem.

Alguém tem alguma dica além do hormônio para fazer ela enraizar? Vale tudo, até simpatia, hehehe.
Léo ( Pépe )07/08/2009 10:54
Conheco uma mae de santo muito boa rsrsr.
Brincadeiras a parte nao tem muito o que fazer meu caro. Agora e esperar!

E parece que nosso encontro do final de semana vai mixar por causa do tempo! Mas vamos ver!

Grande abraco
hsp07/08/2009 19:13
Na boa, pode ate ser que pegue, vi que tem umas raizes finas, mas é dar tempo ao tempo, sem pressa. Boa sorte, quem dera eu ter um tronco desses pra ficar "viajando" no que fazer como bonsai.
DigoF307/08/2009 20:57
se vai pegar eu não sei mais se pegar 😲 vai prometer.

O que pode lhe ajudar bastante na recuperação é vc fazer uma estufa ou cobrila com um saco plastico transparente. Já vi varios yamadoris de pitangueiras com até menos raizes que a sua pegar talves ela não brote agora por causa do inverno mas se ficar verde sem duvidas na primavera brota.

boa sorte 😄
Ricardo Paiva07/08/2009 23:53
Léo, Hsp e Rodrigo, é rezar e ir aplicando hormônio. Tô usando um de aplicação semanal. Usei em outras 2 pitangueiras e outras plantas e todo mundo pegou. Isso aqui nesse inverno que tá muito frio.
Essa do saco plástico é uma boa Rodrigo, vou fazer, valeu.
Arzivenko12/08/2009 20:49
Ricardo, acho que pega, mas tem que ter paciência, pitanga pode ficar muito tempo dormente antes de brotar...
Ricardo Paiva13/08/2009 09:03
Arzivenko, isso é verdade. Já apliquei a técnica do saco plástico como sugerida pelo Rodrigo.
Agora é esperar.
Valeu.
João Paulo Batista Lyrio15/08/2009 10:19
Aproveitando o tópico.
Ricardo me desculpe, se importa em expor um probleminha que aconteceu com a minha pitangueira ?

A pitangueira em casa está no chão, hiper carregada, no entanto, alguns frutos apresentam uams deformidades.

Alguém poderia me informar o que seriam essas anomalias ?

Em um dos galhos encontrei esse conjunto de ser estranho, como se fossem um monte de caroço de melancia agrupados e agarrados no galinho.

Agradeço a atenção.
Ricardo Paiva16/10/2009 00:43
Ela está VIVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Conforme a dica do Rodrigo, em função do inverno severo por aqui, apliquei a técnica do saco plástico para simular uma estufa, mantendo a temperatura e umidade.

Sensacional: 45 dias depois apareceram brotações, ela está viva !!!!

Dia 14 de outubro retirei o saco plástico, será que já deixo sem?

Agora é deixar crescer livre até ano que vem.
Obrigado amigos.
DigoF316/10/2009 09:17
ola, já podemos ver uma ótima recuperação 😄.

boa sorte...
t+.
Rodrigo_Dias_RJ16/10/2009 10:34
Linda DE MAIS!!!!!!!!!!!
Thiago Giaconi16/10/2009 12:27
Olá Ricardo,

Bela planta, parabéns!!!

Agora é só aguardar ela se desenvolver...

abraço
EZEQUIEL JUNIOR16/10/2009 13:51
Belo material, com um diâmetro desse é difícil encontrar... deixe ela se recuperar bem viu, pra não correr o risco de perder...

João Paulo Batista Lyrio,

Sua pitanga ainda tá com esses problemas?
Se sim, tire umas fotos mais nítidas, com fundo branco, e posta lá no "pragas, doenças e seus cuidados" que prometo buscar uma solução.

Abraços a todos
Alcides Junior16/10/2009 14:50
Que bom saber que ela sobreviveu, deixa ela na sombra por enquanto...daqui uns vinte dias deixa pegar sol pela manhã...
Depois pode deixar a vontade..
Fiquei feliz pela recuperação dela.
Boa sorte na condução dela.
João Paulo Batista Lyrio16/10/2009 17:38
Ezequiel, ela não dá fungo branco não, eles são verdes é como se fosse uns caroços de melancia, tudo verde agarrado na folha e depois secam como o da imagem.
ROSIMEIRE E. G.20/01/2013 17:49
E ae, como está a pitangueira?
Ricardo Paiva21/01/2013 08:51
Olá Rosimeire.
Infelizmente a pitangueira não vingou. Depois que ela brotou, os brotos começaram a secar e ela morreu.
WFROTA21/01/2013 21:33
Que pena.