Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Jacaré

Ricardo Paiva08/08/2009 13:38
Ajuda com Jacaré
Amigos, estou trabalhando esta planta há 1 ano e meio. Só mexi na parte aérea.
Agora chegou a hora da redução das raízes, como minha experiência com esta espécie está restrita a parte aérea, preciso de ajuda.
Alguém pode me dar dicas de como proceder?
1- reduzo em quantos % das raízes?
2 - mexo no torrão? Lavo as raízes?
3 - qual substrato uso? Caco de telha 100% como faz o Rock Jr ou outra composição?
Não quero perder esta planta por barbeiragem, além de ter custado uma grana, tá linda, bem dramática.
Veja, como ela está:

Também se alguém quiser dar uma dica de vaso, agradeço.
O Alexandre já deu excelente sugestão:
DigoF308/08/2009 14:32
ola, a poda de raiz varia de planta e de região. Aqui em lages tivemos um inverno bastante frio com isso podei metade das raizes de um jácaré e ele não ''sentio'' pois também retirei mais da metade da parte aérea.

O substrato acredito que pode ser este só que vc vai ter que regar bastante no verão umas 2 ou 3 vezes por dia pois ele seca rapidinho o ideal seria vc mesclar com 50% de caco de ceramica 20%areia grossa peneirada 20% de argila granulada 10% de terra adubada.

Acredito que seja difíssil vc colocar ele logo neste vazinho por ser pequeno. Se meu eu iria bem devagar podando uma médea de pouco menos de 1/3 das raizes para garantir.

Lavar as raizes não porque pelo visto o pote que ele esta é grande e mudar o substrato de uma vez só a planta vai sentir bastante.

boa sorte
t+
Elio09/08/2009 22:07
Olá Ricardo!
Concordo com o Rodrigo que, apesar da pouca idade, tem demonstrado bom conhecimento.
Ratifico, não lave as raízes.
Valeu Rodrigo!

Um abraço, Ricardo.