Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Evoluçao de Ficus

joellagunasc09/08/2009 17:41
Evoluçao de Ficus
Este ficus eu tenho a 18 meses , quando eu coletei ele tinha uns 2 metros de altura , entao eu deixei ele com o tronco de uns 30cm de altura e inclinei ele

Logo apos a coleta

15 dias depois

1 mes depois da coleta

Mais 1 mes

Ela com 4 meses de trabalho

Primeira desfolha em julho de 2008

Foto tirada hoje 10 de agosto 2009

Passeando pela net encontrei esta bem parecida com o meu ficus so pretendo que fique um pouco melhor que este.

Criticas e sugestoes sao bem vindas

Abraços

Joel
Ricardo Paiva09/08/2009 18:48
Joel, muito bom trabalho de formatação.
Acredito que o galho de sacrifício deve ser cortado para redistribuir a energia de crescimento para outras partes da planta como o 1º galho.
Parabéns.
joellagunasc09/08/2009 18:50
`Ricardo eu to deizando para engrossar um pouco mais , pois ele ainda esta bem fino , é que nao da para ve-lo pro causa da folhagem.

Joe
Ricardo Paiva09/08/2009 18:53
Realmente nõa dá pra perceber direito. Só chamei a atenção para depois os calibres dos galhos não ficarem invertidos: mais grossos em cma.
joellagunasc09/08/2009 18:56
No final do inverno pretendo desfolha-lo para faze e fazer nova aramaçao e modelaçao

Joel
nickyfury09/08/2009 22:27
bonsai
Joel, ao invés de desfolhar e trabalhar na parte aerea, eu sugiro que voce mantenha a planta como está, e cuide do nebari. Sua planta está saudável e com crescimento vigoroso. Isso posto, voce pode então retirar ela do vaso em que está, replantando em uma bacia maior e bem furada no fundo e na lateral, distribuindo então as raízes o mais radialmente possível, agregando uma beleza maior ao seu futuro bonsai. 😄

Após cuidar dessa parte, melhorando o nebari, vc terá tempo de sobra para complementar a parte aerea como pretende. 😄
joellagunasc10/08/2009 22:16
Bem pensado Nick , a minha ideia é fazer semelhante a uma alporquia bem na base , explicando: Removo o anel da casca bem embaixo e cubro tudo com substrato para que as raizes comecem a se formar.
Que tu achas?Ou existe alguma tecnica mais eficas?

Joel
Alexandre S. Coelho11/08/2009 09:58
Oi Joel

Tens aí um belo material!!!

Em ficus, certamente irá dar resultado esta técnica mencionada... Utilize também um hormônio enraizante e condições de estufa (quente e úmido) para favorecer 😉
nickyfury11/08/2009 12:12
bonsai
A opção descrita pelo Alexandre bem como a sua são excelentes para a finalidade que eu sugeri. É seguir em frente, que o resultado certamente será promissor. 😄
Sergio Batalini11/08/2009 13:21
Gostei muito da sequencia de fotos ... me ajudaram a tirar uma duvida num ficus que tenho aqui ... obrigado, parabens e boa sorte... 😄