Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sugestões para um ficus

12
nickyfury24/09/2010 07:51
bonsai
Faça uma desfolha completa, aproveitando agora a primavera, para que possamos visualizar melhor a estrutura de galhos e definir qual o melhor caminho para conduzir essa planta. Retire os canudinhos, pois não são mais necessários, pelo que aparece nas fotos. 😄
Aluizio30/12/2010 16:04
Atualizaçao
Oi pessoal, após algum tempo, voltei com uma atualização do ficus.

Apesar de ele não estar lá essas coisas, gostaria da opiniao de vocês. Podem sugerir algo??

Aí vão as fotos da desfolha que fiz nele.

Algumas folhas permaneceram, pois ouvi que se se for feita uma desfolha total, o galho que receber essa desfolha pode morrer (isso para os ficus), entao resolvi deixar algumas.

Antes:

Depois:

OBRIGADO!!!
Nikkei 10030/12/2010 17:01
stá evoluindo bem!
Uma visão que tenho para o futuro de sua planta, seria aumentar bastante as raízes aéreas para formar o que seria o tronco, ao mesmo tempo que vai adequando a copa para um hokidachi parecido com o do Alexandre.
Aproveite que desfolhou para aramar e distribuir os galhos, com a desfolha, é possível que novas brotações apareçam.
De início eu verificaria se já é possível retirar os canudos. Cortaria uma garrafa pet 2L na altura que ficam as raízes aéreas da base. Faria pequenos cortes em cunha ao redor do tronco, em várias alturas, passa hormônio enraizante (se tiver) e coloca uma pedrinha dentro de cada corte para mantê-los abertos. Em seguida coloque a garrafa pet em volta do tronco e preencha com sfagno ou areia grossa.vá regando normalmente e sempre mantendo úmido assim como faz no substrato do vaso. Depois de 1 ano terá muitas novas raízes aéreas e um tronco mais grosso 😄
Uma opinião pessoal: acho que as raízes que estão nos canudinhos ficariam mais natural se descerem reto, na vertical.
Aluizio11/01/2011 17:10
Pessoal, quanto à frequencia de desfolha, pode ser feita de quanto em quanto tempo???

Deixei algumas folhas nas pontas dos galhos pra nao perde-los,mas quando iniciar a rebrota mais no inicio dos mesmos, queria podar as extremidades para encurtá-los mais, entao posso fazer isso de quanto em quanto tempo?

Obrigado...
ROGÉRIO DIAS12/01/2011 11:47
é
NA MINHA OPINIÃO,,,SE TRATANDO DE UM FICUS RETUSA,,,PODE FAZER DESFOLHA DE MEIA EM MEIA HORA,,,HEHEHEHEHEHE!!!!!!
SUA PLANTA ESTÁ FICANDO MUITO LEGAL,,,MAS TENTE COLOCAR ELA NA MAMADEIRA,,,VAI DESENVOLVER BEM MAIS RÁPIDO E O TRONCO VAI ENGROSSAR MAIS RÁPIDO.
Nikkei 10012/01/2011 15:14
Aluizio, se fizer muitas desfolhas vai diminuir o ritmo de crescimento da planta, o que não é o objetivo agora. Deixa desenvolver bastante ainda. A dica do escorredor também acho que vale a pena.
Aluizio13/01/2011 00:54
Ok , pessoal, valeu pelas dicas....
Aluizio20/08/2012 14:11
Uma atualização da planta. Tracionei dois galhos, podei alguns e aramei o central.

A minha meta é chegar em algo parecido com o que o Edson sugeriu lá no início.

Será que está indo bem?

Obrigado....
ROGÉRIO DIAS21/08/2012 11:10
É
A DESFOLHA REDUZ O CRESCIMENTO DE ALGUMAS PLANTAS,,,O FICUS É UMA PLANTA DESSAS QUE TEM QUE FAZER CURSO PRA MATAR,,,SEM FALAR QUE DESFOLHANDO A PLANTA DIMINUE O TAMANHO DAS FOLHAS.MAS AÍ É COM VC.
Átila21/08/2012 18:41
o fícus benjamina não tolera bem a desfolha, podendo até vir a óbito, já o retusa, que é esse seu, é bem tranquilo.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
12