Cleriston11/08/2009 19:00
Como escolher/cortar galho para estaquia/alporquia?
Pessoal tanto na estaquia quanto na alporquia eu gostaria de saber quais critérios que vocês adotam para escolher um galho pensando em um futuro bonsai.
Antes de fazer a retirada do galho é possível "prever" uma frente? Se sim como fazer os corte superiores do galho?
Vocês preferem galhos com subgalhos do tipo Y ou apenas galhos unicos?
Abraço a todos
Wilson Fracassi12/08/2009 07:57
E aí Cleriston, tudo jóia ?
Vamos lá :
Na estaquia, em regra geral não se leva muito em conta a forma do galho a ser usado, visto que algumas plantas aceitam estaquia de ponteira, outras de galhos mais velhos, mas como regra geral as estacas podem varias de 3 a 20 cm em média de tamanho. Assim fica difícil definir alguma coisa neste momento, esta é uma técnica usada mais como propagação mesmo. É claro que temos exceções, como no caso da primavera por exemplo, onde pode-se usar tocos grossos, neste caso é possível optar por curvas ou formações que nos são interessantes.
Já na alporquia a coisa é completamente diferente. Neste caso não só pode-se, como deve-se optar por materiais que já nos ofereçam opções, como curvas, galhos secundários, etc.... Não se deve fazer alporquia de partes retas, de partes com defeitos, como calos, conicidade invertida , etc... pois são materiais monótonos, que nos limitarão no futuro.
Na alporquia procede-se em regra geral da seguinte maneira ; escolhe-se o galho a ser alporquizado, pode ou não ser feita a poda da parte superior do alporque, depende do caso. Realiza-se o alporque, e se quiser dá até pra ir trabalhando os brotos com aramação leve, assim quando for retirar o alporque o trabalho já estará adiantado.
O que eu coloquei é um geral, existem certas particularidades que podem mudar um pouco o procedimento, mas em 90% dos casos a conduta é esta.
ALEXNOCERA12/08/2009 13:19
Aproveitando o topico sobre alporque, alguém saberia me dizer se é possivel fazer alporque de laranjinha kinkam, e quanto tempo leva em média (em boas condições) para retirada ?
Tenho uma muda que está frutificando (enxertada), e irei poda-la de forma radical pra transforma-la em bonsai, gostaria de aproveitar alguns galhos para trabalhar no futuro. Será que os frutos desta nova planta retirada por alporque serão iguais a planta matriz ? Pergunto isso porque a planta matriz é enxertada (não sei de qual planta foi enxertada).
Wilson, valeu pelas dicas.
Alex,
Wilson Fracassi12/08/2009 14:03
Alex,
Normalmente os enxertos em cítricos são feitos com limão cravo, pelas características de rusticidade, mas isto não importa no momento. O que eu posso te dizer é o seguinte, dá pra fazer alporque dos galhos sem problema, desde que sejam lenhosos e de um calibre de no mínimo a grossura de um lápis, quanto as características dos frutos, se manterão tal como são. A única coisa que eu te alerto é sobre a poda radical, cuidado para não podar muito próximo do enxerto, pode acontecer de perder a parte de cima, ou seja a Kinkan, neste caso você ficará só com o cavalo, no caso, talvez com o pé de limão. Se eu entendi bem sua duvida é isso.
Cleriston12/08/2009 15:14
Wilson valeu pela aula!
Vou anotar aqui!
Abraços
ALEXNOCERA12/08/2009 18:49
Wilson, respondeu minha dúvida, mais uma vez obrigado.
Sds
Alex.