Windelevel12/08/2009 16:53
Pitangueira de uns 4 anos no Vaso pequeno
Ola pessoal.
Meu cunhado tem uma pitangueira de uns 4 anos, plantada em um vaso pequeno.
Ele pediu pra eu postar aqui algumas fotos da pitangueira, pra ver a opinião de vocês, o que vocês acham que poderia fazer com essa pitangueira para no futuro se tornar um bonsai ??
Devo podar ela e plantar em algum outro lugar ??? Plantar em um escorredor de arroz / mamadeira ??? e ai ?? o que vocês acham ???
Obrigado

Arzivenko12/08/2009 19:16
Bota num escorredor com substrato bem drenante, pode ser areia pura, deixa descansar por uns 3 meses, fotografa e coloca aqui denovo.
Windelevel13/08/2009 09:33
Arzivenko escreveu:
Bota num escorredor com substrato bem drenante, pode ser areia pura, deixa descansar por uns 3 meses, fotografa e coloca aqui denovo.
Ola... Obrigado por responder, mas estou com 2 duvidas:
1 - Posso fazer essa transferencia para o Escorredor agora mesmo ou tenho que esperar Primavera ???
2 - Apenas mudo para o Escorredor ou alem disso, seria bom dar uma podada em alguns galhos da pitangueira ??
Obrigado
Arzivenko13/08/2009 09:44
Pode reenvasar agora mesmo, a maioria prefere podar um pouco os galhos pra planta não sofrer stress hídrico, mas não haveria necessidade, pode fazer como quiser para experimentar e tirar tuas próprias conclusões.. pode botar a mão na massa!
nickyfury13/08/2009 10:54
bonsai
Antes de replantar em uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral, corte o galho que aparece ao lado da caixa de fosforos na terceira foto. Corte rente ao tronco, aplicando um selante (pode usar cola de madeira, tipo Tenaz) para vedar e acelerar o processo de recuperação da planta. 😄
Ao cortar esse galho, a planta ficará com o crescimento favorecido em relação ao galho principal, vez que este tem um movimento levemente sinuoso mais interessante, além de ter maior conicidade (a base é mais larga e vai afinando aos poucos). Esses elementos dão singularidade para a planta, transmitindo, no futuro, uma aparencia mais aproximada de árvore. 😄
Ao replantar em uma bacia, e não num escorredor, a planta poderá emitir maior numero de raizes, o que irá proporcionar maior e melhor brotação de novos galhos, permitindo a escolha dos mais bem posicionados na futura condução do estilo a seguir para desenvolver um bonsai com ela. 😄
Ao replantar, não retire a terra nem desfaça o torrão. Basta retirar do vaso plastico em que se encontra e, após preparar um substrato bem drenante, colocar a planta no novo recipiente e cobrir o torrão com o substrato. (substrato drenante: terra granulada, pedrisco, caco de telha, carvão vegetal, casca de pinheiro, tudo do mesmo tamanho e em porções iguais, para facilitar). 😄
Antônio Novais Filho13/08/2009 11:06
Posso fazer uma pergunta BEMMMM primária 😮ops: ?
Sempre falam:
terra granulada, areia grossa, etc...
Mas...Areia granulada ?! Areia grossa? Onde conseguir e ou, como "fabricar" ?
Abraço
Windelevel13/08/2009 11:54
Arzivenko escreveu:
Pode reenvasar agora mesmo, a maioria prefere podar um pouco os galhos pra planta não sofrer stress hídrico, mas não haveria necessidade, pode fazer como quiser para experimentar e tirar tuas próprias conclusões.. pode botar a mão na massa!
Ola... Obrigado pela resposta.
Acho que entao eu faria uma poda de leve, mais pra tirar um pouco de folhas e galhos pequenos do topo da planta..... vou ver certinho o que fazer....
Obrigado
Abraco
Windelevel13/08/2009 11:57
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Antes de replantar em uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral, corte o galho que aparece ao lado da caixa de fosforos na terceira foto. Corte rente ao tronco, aplicando um selante (pode usar cola de madeira, tipo Tenaz) para vedar e acelerar o processo de recuperação da planta. 😄
Ola.... Na sua sugestao, o corte seria pra tirar o galho da direita e deixar o galho da esquerda ??
O Corte seria no risco vermelho da foto abaixo ??
Seria pra ficar assim ???
Obrigado
Windelevel13/08/2009 12:01
Antônio Novais escreveu:
Posso fazer uma pergunta BEMMMM primária 😮ops: ?
Sempre falam:
terra granulada, areia grossa, etc...
Mas...Areia granulada ?! Areia grossa? Onde conseguir e ou, como "fabricar" ?
Abraço
Ola,
Areia Grossa é a mesma usada em construção civil, geralmente usada para o preparo de Cimento ou Concreto... Você encontra facil em qualquer Loja de Materiais de Construção ou no chão de qualquer construção... ehhehe
Já a Terra Granulada eu tbm nunca encontrei aqui na minha cidade pra comprar... Quando pergunto em alguma loja, a pessoa diz q não faz nem idéia do que seja Terra Granulada... ehhehe
abracos
Sergio Batalini13/08/2009 13:15
Ola Windel.. Fazendo o corte onde vc marcou resultaria em um unico tronco , o que ajudaria na "alimentação" da copa que fica, e com menos galhos o tronco tb irá engrossar mais rapido . Junto a poda deste galho sugerido pelo Nick eu tb encurtaria todos os outros, deixando apenas um par de folhas em cada galho , forçando o surgimento de novos galhos . É preciso com o tempo encurtar os entre-nós , distancia entre um galho e outro , para que a futura copa fique compacta. Quando trocar o vaso pela bacia ou escorredor , mexa o minimo possivel nas raizes, eliminando apenas as raizes grossas{sustentação} sem mexer nas fininhas {alimentação} . Coloque a meia sombra , sem adubar e com muita agua .. Se fosse minha eu faria exatamente assim 😄
Quanto a terra granulada , vc pode cavar uns 40 cm nos fundos do quintal e retirar a terra limpa do fundo , depois peneirar e colocar o resultado numa vasilha rasa para secar ao sol ... O resultado será terra em grãos ou granulada { como terra de formigueiro } que ajuda a formar o substrato drenante...
Eu , nos meus experimentos uso muito areia lavada de rio { areia lavada de construção } tem ph neutro , otima drenagem e boa areação ...
Tudo o que escrevi foi lido nos topicos dos amigos foristas... espero ter ajudado e lembre-se que aprendemos com os erros e acertos .
Vc só saberá quando experimentar .Boa sorte e sucesso .... 😄
Windelevel13/08/2009 15:38
SERGIO BONSAI escreveu:
Ola Windel.. Fazendo o corte onde vc marcou resultaria em um unico tronco ,.... .... ....
Ola Sergio,
Muito obrigado pela sua ajuda...
O pessoal aqui do forum ajuda mesmo.. heheh... obrigado a todos que aqui me ajudou de alguma forma.... Bom, agora que voces me passaram varias dicas, vou falar com o meu cunhado pra ver o que ele decide, ja que essa pitangueira é dele, entao ele que deve tomar as decisoes finais... vou passar todas as dicas do pessoal pra ele, e deixar ele escolher...
assis que fizermos o que ele decidiu, eu volto a postar fotos do resultado.
Obrigado a todos
abracos
nickyfury15/08/2009 11:12
bonsai
A grandiosidade e diversidade do nosso imenso território é tamanha que, por vezes, a gente repassa informações sobre a maneira como procedemos determinado cultivo, ou sobre o tipo de substrato que usamos, e esquecemo-nos disso: há diferenças gritantes entre os estados da federação e mesmo entre cidades dentro do mesmo estado. 😲
Aqui no DF, em GO, MG, SP há cupinzeiros. Ao quebrá-los, obtemos uma terra estéril e dura, que após certo tratamento (fragmentação, queima por 20 minutos em temperatura alta, resfriamento a sol pleno), permite obtermos, via peneiração, diversas granulometrias de terra. 😄
Entretanto, sei que é dificil, hoje em dia, encontrar cupinzeiros em diversos outros estados brasileiros. Infelizmente, nesses casos, a unica outra opção para se obter terra granulada é usando o recurso descrito pelo Sergio: cavar um buraco, digamos de uns 1,50x1,50x40cm, e retirar a terra do fundo, peneirando-a e obtendo assim granulos, que serão postos ao sol para secar e enrijecer melhor. 😄
A outra opção é usar granulos a partir de material argiloso, encontrável em estabelecimentos que vendam argila preparada para ceramistas, ou em locais em que existam mananciais de agua (minas e olhos d'agua). A argila crua pode ser rolada até formar granulos de diversos tamanhos a que se destina. Depois, coloca-se ao sol e deixa-se secar bem. Após estar bem seca e rija, fragmenta-se esses granulos, visando usar essa parte fragmentada. 😄