Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Iniciando Cultivo, meu Primeiro Bonsai

reatoroot14/08/2009 11:05
Iniciando Cultivo, meu Primeiro Bonsai
Bom dia pessoal, estou com muitas dúvidas quanto aos cuidados, regar, troca de terra, adubo, sol, etc, comprei um que se chama Tuia Pássaro-Azul, pelo menos é o que está no selo. Gostaria de saber se é de cultivo fácil pra mim que sou iniciante, quais outras espécies são aconselhadas pra mim, moro em Petrópolis, região serrana do rio.
PS: como posto aqui a foto para voces visualizarem ?
iguana14/08/2009 12:15
Olá!!! 😉

➡️ a rega de sua arvore deve ser feita todos os dias(no verão mais, no inverno menos) cuidando para não encharcar, pois as raizes apodrecem.

➡️ a adubagem é feita 1 vez ao mês.

➡️ o bonsai deve ter sol todo dia(manha e tarde) umas 4, 5 horas por dia. Ele prescisa de sol, vento, umidade e sereno, assim nao pode ser criado dentro de casa,e sim, num lugar exposto a essas condições mas coberto.

Quanto sua tuia nao sei se é boa para iniciantes. Tenho uma Tuia Jacaré no estilo Fukinagashi (varrido pelo vento) que ainda estou desenvolvendo. Parece que seu crescimento é lento, pois a minha demora. 🙄

As especies boas para iniciantes sao Ficus, Serissa, Pitanga, juniperus, etc... 🙄

➡️ As fotos você pode ver como se faz para postar aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=535
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=536
(se precisar mexer na foto) ➡️
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=3669

Espero ter ajudado. 🙂
Falou ❗
DigoF314/08/2009 12:30
ola, reforssando as palavras de iguana te digo que bonsai é uma árvore como outra, porém como sua planta se trata de tuia (ñ recomendavel para iniciar) ela presisa de mais sol no mínimo umas 6 horas para ter um bom desenvolvimento. Adubação só no verão, primavera e oltono prefira adubos organicos de liberação lenta. rega: quando a terra secar totalmente.
o mais importante agora é aprender os cuidados basicos.

boa sorte
t+
reatoroot14/08/2009 15:03

DigoF314/08/2009 23:22
ola, apenas o retire desta bandeija que esta embaixo do vaso e coloque-o exposto ao sol.

adubo: NPK 10-10-10 ou NPK 06-06-06.

t+
bos sorte...
taffarel18/08/2009 20:13
Sempre para amigos iniciantes indico o livro
Bonsai Techniques I do mestre John Yoshio Nak, tem em
espanhol e inglês.

Você ganhará muito tempo lendo ele, excelente livro.

Até +
reatoroot11/11/2009 17:29
Minha tuia Pássaro Azul está morrendo
Pessoal , minha tuia, está secando o que devo fazer ? não sei se essa espécie deve ser podada e como , costumo coloca-lá ao sol todo dia e água todo dia a não ser se a terra estiver úmida. mas ela está secando o que devo fazer.
PS: tenho ela a 3meses e nunca coloquei adubo. devo comprar? qual tipo como fazer ?

grato se ajudarem
Rogerio Shiratori12/11/2009 00:26
Re: Minha tuia Pássaro Azul está morrendo
reatoroot escreveu:
Pessoal , minha tuia, está secando o que devo fazer ? não sei se essa espécie deve ser podada e como , costumo coloca-lá ao sol todo dia e água todo dia a não ser se a terra estiver úmida. mas ela está secando o que devo fazer.
PS: tenho ela a 3meses e nunca coloquei adubo. devo comprar? qual tipo como fazer ?

grato se ajudarem

e ai amigo, como vai? Então, eu sou iniciante tb, mas tenho umas tuias a algum tempo. Elas não são as melhores plantas para quem esta começando, mas como vc já tem a sua, pode dar certo como as minhas que estão se desenvolvendo mto bem.
As minhas tuias ficam no sol praticamente o dia todo, no calor regas diárias e no frio só qdo a terra se mostra úmida.
No seu caso, vc comprou e não replantou ela até hoje correto? E se esta com vc há 3 meses, deve ter pelo menos uns 4 a 5 nesse mesmo vaso. Aconselho que replante sua muda em um substrato mais adequado e assim vc tem controle do tempo que ele precisa ao certo de adubação.
O substrato q eu uso é 40% terra vegetal, 30% areia grossa, 20% eu misturo humus e terra vermelha granulada. Só adube 30 dias dpois.

Quanto a poda, a tuia deve ser "pinçada" com a ponta dos dedos ou uma pinça adequada. Procure por tópicos sobre tuias para entender mais, leia muito e sempre q puder.

O fato dela estar secando é preocupante, pois as coniferas morrem de dentro para fora e quando as folhas estão mto secas é pq a planta já esta morta.
Poste nova foto de como ela esta e podemos te dizer melhor se ainda deve continuar com ela.
Caso ela não sobreviva, não desanima, compra um ficus, uma serissa, procure por plantas mais resistentes e mais simples...

espero ter ajudado.

abrç 😉
zeluiz12/11/2009 18:02
Olá
Esta é uma planta bem complicada. para iniciar prefira uma mais resistente como ficus ou jabuticabeira.
Boa sorte
DigoF312/11/2009 18:49
ola, é normal vc perder plantas quando esta iniciando eu por exemplo já perdi a conta de quantas eu matei.
mas o importante é não desistir e ir cada vez mais em busca de conhecimento.
Te aconse-lho vc comesar com cotoneaster, jabuticaba, acer palmatum, ficus, amoreira...
Sua conifera esta secando pelo provavel fato de vc n~~ao estar dando as condições necessárias para ela, deixe ela o dia inteiro no sol e só regue uma vez por dia ou quando a terra estiver completamente seca.
Pare com a adubação até qua a planta se recupere... 😄

boa sorte...
t+.
Ale_Imortal14/12/2009 15:39
Olá, tbm tenho uma Tuia como a sua, a minha tem 6 messes. Tbm comprei a minha e ela esta se desenvolvendo bem. Faz 2 messes que a transplantei para uma bacia, algo bem maior que estes vasos de plático que você compra elas. A Tuiá é bem complicada de trabalhar, mas se você tiver paciência vc pode conseguir resultados incríveis com ela. O segredo é nunca deixar faltar agua e sol a ela, e sempre podar as acículas mortas, com a ponta dos dedos ou com pinça apropriada, mas se você não quer que sua tuia morra, tire-a imediatamente desse seu vaso, e plante ela numa bacia bem grande para ela desenvolver e encorpar. Por enquanto é só isso que vc tem que fazer. No mais é so cuidar a rega e a exposição ao sol, qualquer duvida so pedir.
Raphael Costa17/12/2009 21:10
pelo visto parece q a sua planta está morrendo... ou já morreu.. e provavelmetne é por falta de substrato...

aconselho... retirar essa planta desse vaso.. remover parte de suas raizes.. isso vc consegue achar no guia de cuidados no http://www.bonsaikai.com.br...

as raizes dessa tuia ja devem ter tomado todo o vaso e nao tem como a planta se alimentar... todas as plantas compradas nesse estado quase sempre tem esse problema.. quase perdi um Shimpaku por demorar para poda-la e transplanta-la....as suas agulhas estavam secando... mas consegui salva-lo fazendo isso....

espero q tenha ajudado.. poste foto pra termos uma noção melhor do estado da planta...
mas se perder eh assim mesmo ´ja perdi as conta de quantas morreram até pegar a pratica...

vlw!!!
Rodrigo Tavares12/01/2010 12:10
Tuia Pássaro Azul é terrível mesmo...Morrem com uma facilidade tremenda...Deviam vir com garantia, aí ninguém venderia mais...