reatoroot escreveu:
Pessoal , minha tuia, está secando o que devo fazer ? não sei se essa espécie deve ser podada e como , costumo coloca-lá ao sol todo dia e água todo dia a não ser se a terra estiver úmida. mas ela está secando o que devo fazer.
PS: tenho ela a 3meses e nunca coloquei adubo. devo comprar? qual tipo como fazer ?
grato se ajudarem
e ai amigo, como vai? Então, eu sou iniciante tb, mas tenho umas tuias a algum tempo. Elas não são as melhores plantas para quem esta começando, mas como vc já tem a sua, pode dar certo como as minhas que estão se desenvolvendo mto bem.
As minhas tuias ficam no sol praticamente o dia todo, no calor regas diárias e no frio só qdo a terra se mostra úmida.
No seu caso, vc comprou e não replantou ela até hoje correto? E se esta com vc há 3 meses, deve ter pelo menos uns 4 a 5 nesse mesmo vaso. Aconselho que replante sua muda em um substrato mais adequado e assim vc tem controle do tempo que ele precisa ao certo de adubação.
O substrato q eu uso é 40% terra vegetal, 30% areia grossa, 20% eu misturo humus e terra vermelha granulada. Só adube 30 dias dpois.
Quanto a poda, a tuia deve ser "pinçada" com a ponta dos dedos ou uma pinça adequada. Procure por tópicos sobre tuias para entender mais, leia muito e sempre q puder.
O fato dela estar secando é preocupante, pois as coniferas morrem de dentro para fora e quando as folhas estão mto secas é pq a planta já esta morta.
Poste nova foto de como ela esta e podemos te dizer melhor se ainda deve continuar com ela.
Caso ela não sobreviva, não desanima, compra um ficus, uma serissa, procure por plantas mais resistentes e mais simples...
espero ter ajudado.
abrç 😉