Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporque em juniperus horizontales

Paulo Henrique de S. Garc14/08/2009 16:43
Alporque em juniperus horizontales
Olá amigos do fórum, estou remodelando um jacaré e tem um galgo que daria um belo mame ou shohin, e gostaria de fazer um alporque.
Quanto temo deixo o alporque e posso faze-lo com anel de malpingi?

um grande abraço e

Té mais...
Paulo Henrique de S. Garc17/08/2009 21:22
Ninguem pra dar uma luz!?!?!?
SEKI - Elio Luis Secchi19/08/2009 14:10
Paulo, pode fazer o alporque com tranquilidade. A entrada da primavera é a melhor época. Pode fazer agora mesmo. O tempo de enraizamento não é uma coisa matemática pois depende de fatores diversos. Mas já retirei alporque de juníperos em 50 dias. Então uns 2 meses creio que estrá enraizado. Outros porém já levaram bem mais tempo. É uma questão de acompanhar. Somente retire quando estiver bem enraizado. Há muito tempo faço alporques com o anelamento total, não deixando nenhuma ponte de casca. O índice de sucesso é maior pois dificulta a cicatrização que às vezes acontece se deixarmos uma ponte, daí não enraiza, tendo que refazer a operação.
Um detalhe importante é que se vais fazer em um galho que tenha muita massa verde é melhor retirar parte dos galhos no momento de fazer o alporque e nunca podar galhos no momento de retirar o alporque. Essa regra só vale para juníperus e seus "familiares". Esta quem me ensinou foi o Charles Ferrante Jr., depois que eu matei vários alporques nuito bem enraizados e podei galhos na hora de plantá-los.

Espero ter ajudado

abraço