Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus benjamina - opinião e dicas

Deco-RJ16/08/2009 13:52
Ficus benjamina - opinião e dicas
Olá a todos!

Tudo bem?

Há um ano a Companhia de Parques e Jardins tentou matar um fícus de minha rua. Melhor dizendo, podou. Eehhe Cortaram a árvore mãe literalmente pela metade. Após limparem toda bagunça, sobrou um galhinho fino no chão. Tentei salva-lo e usa-lo como bonsai.

Gostaria que opinassem sobre a planta, em especial o nebari. Tentei ao máximo faze-lo o mais radial possível. O que acham?

Ah! Agora que estamos próximos da primavera, pretendendo fazer a primeira estilização. Se possível, claro, os colegas poderiam dar dicas de estilos para esta planta? Confesso que estou meio perdido. 😮ops:

Abraço a todos!

Desde já, grato!

Nebari:

Raiz aérea em detalhes:

Visão geral da planta:

r.ozelame18/08/2009 11:37
André
sorte poder salvar essa planta hein??!!
Já tens algo em mente pra ela? O que tu achas de um alporque na parte superior, logo abaixo da bifurcação, e assim trabalhar com duas plantas mais compactas, eliminando aquele tronco reto????
Fiz uma rápida exposição da minha idéia.

Espero ter sido claro.
Tenha um bom trabalho e poste atualizações, ok??
Arzivenko18/08/2009 11:52
Eu também faria uma poda, e nem precisa fazer alporquia com o restante, tem muitas raízes aéreas, pegaria facilmente com estaquia.
matheus01218/08/2009 17:38
Deco-RJ
Deco otima iniciativa a sua !

Gostei da visão do r.ozelame !
Markus Von Kossel18/08/2009 21:35
E se vc podasse abaixo dessas raizes da base?
Corta o tronco alí abaixo da raiz, iria formar um nebari excelente!
Tem uma tecnica parecida com isso pra formação de nebari!
Poda em cima como mostrado pelos amigos e faz estaca com o resto!
Barbada!
Deco-RJ25/08/2009 19:48
r.ozelame,

Em primeiro lugar, obrigadão pelas dicas. 😉 😄

Olha, para ser sincero, tinha imaginado apenas fazer uma poda antes da bifurcação. Preservando o galho à esquerda – nas fotos em que fez as marcações. Em seguida, replantar inclinada. 😮ops: Com isso, rezar para que tenha uma curvatura semelhante a esta http://aidobonsai.files.wordpress.com/2009/05/paull-26.jpg Veja, apenas semelhante. heheh 😂 😮ops:

Mas gostei muito das ideias que teve. Farei a alporquia como bem orientou. Mas antes poderia tirar duas dúvidas? Seguinte: procedendo como sugeriu, a planta 1 ficaria sem qualquer folhagem, correto? Esta espécie de fícus suporta isso? Ainda na planta 1, a poda que eliminaria aquela raiz ou foi só impressão minha?

Mais uma vez, obrigadão! 😉

Arzivenko e Matheus Monteiro,

Obrigado pela resposta!

Abraço a ambos!

Markus Von Kossel,

Você fala podar a raiz de sustentação logo abaixo o nebari? É isso? Também li algo semelhante aqui no fórum. Utilizei, inclusive, este texto para formar o nebari deste fícus, mas não acho o tópico em lugar algum mais. 🙄

Abraço!