Tuia jacaré - pag 2
Matheus 3117/08/2009 16:44
Tuia jacaré - pag 2
Geral
Achei que poderia ser uma cascata ou semi cascata com algum tempo de intervençoes
Achei também que daria um varrido pelo vento
E também achei que daria um ereto informal ou formal, mudando o ápice, ja que a planta tem pouco movimento, exceto na parte de baixo, que dependendo do estilo acho que ficará enterrada
iguana17/08/2009 17:13
Olá!!!!!!!!!
Me parece ser uma bela planta ! 🙂
Na minha opinião um Fukinagashi (varrido pelo vento) ficaria muito bom 🙄
Fiz uma projeção(tosca) dela com um vaso orgânico:
Mas com a copa depois refinada e mais harmoniosa 🙄
Espero ter ajudado!! 😉
Boa!!!
Matheus 3117/08/2009 17:39
Não consigo ver nenhuma foto do picasa, vc pode hospedar em outro site?
iguana17/08/2009 17:41
ah, maus 😮ops:
eu qual deles que eu posso hospedar que voce veja?
Valeu
Matheus 3117/08/2009 17:42
Acho que qualquer um, só tenho problemas pra ver imagens salvas no picasa, queria saber porque
iguana17/08/2009 17:47
Oi!!
Veja se agora da para voce ver :
Tomara que de certo 🙄
Antônio Novais Filho17/08/2009 19:34
Uma coisa que fiquei meio intrigado: você tirou fotos da planta em suas mãos...Você já transplantou ela, então. Daí, a depender da opinião da galera você pensa em mexer na parte aérea? Achava melhor ter primeiro escolhido um estilo, feito a intervenção e somente assim, depois de um tempo...transplantar.
Sinceramente fico na dúvida que estilo seguir, acho que deixava esta planta dar uma engordada e tal...Pra com o tempo esperar pra ver qual que é.
Abraço e boa sorte;
Antônio Novais:.
Matheus 3117/08/2009 21:30
Sim, transplantei, porque dizem que o substrato que vem com esses bonsai comprados na bandeja de plastico para bonsai
E alem do mais, aquelas raizes estavam taaaaaaaaao apertadas, dava até dó de deichar ele continuar ali, as raizes tinham até dado voltas no substrato, fazendo arcos de raizes saidos da terra
Agora ele ta num escorredor, esperando se acostumar de depois engordar 🙂
Muito obrigado também pela projeção,eu gostei, mas quero ver eu achar um vaso desses 😠
Muito obrigado pra todos vcs que me ajudaram 🙂
Sergio Batalini18/08/2009 10:10
Ei meninos .. O iguana tem 14 anos e o Matheus 13..???? 😲 😲 Que maravilha ... rsrsr o mundo esta salvo 😄 😄 Ainda nascem crianças que gostam me mexer com terra e as plantas e olham para a natureza...Poderiam nos contar como conheceram os bonsai ???
Antônio Novais Filho18/08/2009 12:31
Rsss...eu comecei aos 11 😂 rsss sério
iguana18/08/2009 14:09
Ola!!
Depois de muitas fotos no google, bonsai do carrefour(nao sabia cuidar),etc, resolvi me aprofundar nesta maravilhosa arte 😉
valeu!!
Matheus 3118/08/2009 14:57
comecei quando eu lembrei de um bonsai daqueles do carrefour mesmo, igual do iguana hehe, como eu tinha uns 6 ou 7 anos ele morreu .-.
Dai fiquei com vontade de ter um denovo (:
Aos 11 comecei com minha primeira carnivora 😄
hoje em dia tenho bastante especies de carnivoras ^^
matheus01218/08/2009 17:25
aew xará !
Aew xará, bota ela no escorredor de macarrão depois na famosa mamadeira, ela tem que engrossar mais !
tira uma foto toda dela !
Matheus 3123/08/2009 20:43
Vou tentar, mas a folhagem ta tão cheia que nao da pra ver muita coisa
Mas mesmo assim vou tentar ^^
Léo ( Pépe )24/08/2009 21:19
Matheus e Iguana!
Minha dica é, pratique, pratique pratique. Nada melhor que praticar. Não tenha medo de tentar, voces vão matar muitas plantas 😲 ( Isso não é uma coisa ruim). Muitos dos melhores bonsaistas ainda matam algumas plantas e quando eram apenas alunos nem se fala rsrsrs. Leia muito, pratique muito e se possivel faça os cursinhos das empresas especializadas ou vá em encontros do generos. Conviva com as pessoas que mexem com estas maravilhas que são estas pequenas notaveis. Comecem com o basico e depois vocês vão se sentir mais seguros ( ou não).
Não tenha vergonha de perguntar! Você deve ter vergonha de não perguntar.
Saiba que aqui ninguem é senhor da razão ou sabe mais que os outros ! Aqui somos todos iguais!!!
Esta é minha melhor dica!! 😄
Grande abraço a todos
Matheus 3124/08/2009 21:40
Aqui na minha cidade nao tem cursos de bonsai :/
se nao eu faria heh
Ricardo Paiva24/08/2009 21:43
Galerinha, o Léo falou tudo.
Eu comecei já com 37/38, hoje tenho 43 e matei muitas, muitas plantas mesmo. Umas por desconhecimento, outras por falta de paciência, etc.
Tenho até hoje fotos das plantas que matei, mas serviu pra uma coisa: APRENDER MUITO!
O que, como, quando, com que espécie. Coisas assim, aliadas ao estudo e troca de informações com outros bonsaístas me ajudaram a matar bem menos, hehehe.
Sigam estudando e praticando como o Léo disse.
Quanto ao jacaré em questão, deixe quieto ele se recuperar. Não mexa antes de 6 meses.
matheus01227/08/2009 21:13
Léo
Léo, boa !
so tenho uma dificuldade, encontrar pessoas com
experiencia no ramo em minha cidade, Fortaleza ❗
mas gostei, belo incentivo ❗
Matheus 3128/08/2009 14:04
Posso daqui a um mes realizar a alporquia em um ramo a ser retirado?
sei que era pra esperar, mas nesse tempo entre a espera pra engrossar o tronco ja teria uma nova planta, é possivel?
Obrigado pela atenção rsrs
Ricardo Paiva28/08/2009 14:58
Matheus, já vi que você não conhece as principais regras do bonsai segundo Mário Leal:
1 - Paciência
2 - Paciência
3 - Paciência
4 - Paciência
E se nehnuma das anteriores funcionar, volte para a 1ª regra.
Mathues, com os juníperos o negócio é mais lento ainda. Você transplantou ele a pouco né? Então você vai precisar deixar ele se recuperar. Os meus, quando mexo em raízes, deixo 1 ano sem mexer, só uma poda leve da massa verde e olhe lá. Depois disto, podes fazer o alporque que já te aviso que demora bastante.
Sugiro deixar ele quieto se recuperando e parta para outra planta.
Eu tenho várias espécies justamente para ter no que mexer o tempo todo, hehehe.
Matheus 3130/08/2009 23:25
Hehhe
eu vou aprendendo
Fotos novas ( ficaram ruins)

nickyfury31/08/2009 10:22
bonsai
Alguns cultivadores, ao contrário da grande maioria, usariam uma planta como essa para formar um lindo bonsai de tamanho pequeno (shohin) ou mini (mame), ao invés de replantar em um escorredor e esperar o tronco engrossar. 🙄 🙄
Mesmo porque essa variedade leva no minimo uns dez a doze anos, plantada no chão, para engrossar o tronco, e assim mesmo, ficando apenas da grossura de um fundo de copo americano, no máximo. 🙄
Para engrossar em escorredor, então, nem se fala..... Se não dispuser de chão onde plantar, o melhor então é usar uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral, com um substrato bem drenante e rico em matéria orgânica, adubando durante todo o ano, inclusive no inverno. Assim, depois de uns quinze a vinte anos talvez consiga um tronco um pouco mais grosso que isso. 🙄 🙄 🙁
Agora, usando o material apresentado, dá para fazer lindos bonsai, vejam alguns exemplos simples:
É preciso apenas escolher uma idéia, usar algo para fazer shari no tronco ou jin nos galhos, aramar e pronto. Fácil de fazer e de cultivar, além é claro de facilitar tambem o transporte. 😉
Agora, se quiser engrossar primeiro o tronco..... 😎 😎
Matheus 3131/08/2009 13:03
Nick, nao sei se você sabe, mas sou fascinado por mames 😄
Ja que você me alertou, por sorte, vou tentar um com ela, mas agora tenho que esperar a recuperação dela, aramar, fazer os ajustes nescessários, podar as raizes e depois esperar ela se recuperar denovo, tudo com muito cuidado e paciencia rsrs
Mas de qualquer forma, tinha que ter trocado ela de vaso, nao cabia nem mais o proprio substrato na bandeja de plástico, as raizes estavam apertadas de mais, o meu erro foi ter tirado o torrão dela x.x
Obrigado 🙂
Será que consigo fazer jin´s?
to com uma duvida, li num site como fazer vasos de argila, mas tenho duvida em uma coisa
Posso queimar a argila num forno de fogão mesmo ou numa churrasqueira?
Ou o calor nao é suficiente?
E a argila, ela nao se parte com o calor??
Obs.: a plantinha com haste floral na segunda foto é uma D. intermedia, é uma insetivora, eu "coleciono" ( na verdade, coleção se faz com figurinha, mas nao achei a palavra certa aqui) carnivoras ha 1 ou 2 anos 🙂
As vezes eu tenho sementes, das mais comuns, ou as vezes até de outras nao tao comuns
Se alguem estiver interessado em trocar sementes daqui um tempo, eu poderei aceitar 🙂
LuisZuccarino31/08/2009 13:40
Olha isso então
Matheus 3117/12/2009 16:37
Dei uma mexida, a foto dela ficou escura, se nao der pra ver nada depois eu tiro outra
agora ja da pra ver ela, ela tem algumas coisas que me encomodam, como aquela continuação do galho que nao apareceu na foto pq ta escura e uns galhos paralelos, mas deixei por que no futuro possam virar jins ou mudar o caminho da minha planta, ta com bastante defeitos ainda, mas eu fiz oque pude, e depois abri bem com a tração para entrar mais luz, no inverno aramarei ela (é muita pressa ou ta bom assim?)