Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Transplante Ficus

12
Sergio Batalini19/03/2010 13:34
Na minha opinião de principiante não podaria as raizes para colocar num vaso menor... faria o contrario :

- mantenha as raizes intactas e faria o transplante para uma bacia maior , bem furada e com substrato mais nutritivo .

- elimine os galhos finos que nascem juntos aos mais grossos , mantendo apenas um , eu deixo o mais vigoroso e bem posicionados .

-olhando o seu ficus de cima escolha um galho em cada direção , começando pelos mais baixos .

-com cuidado passe arame nos que ficaram e tente dar movimentos em S neles , forçando para baixo até um angulo de 90 graus + ou - .

-faça com cuidado para que eles não se quebrem , mantenha alguns dias na sombra...

boa sorte... 😄 e claro, espere por mais dicas e opiniões ...

...
João Paulo Batista Lyrio19/03/2010 13:46
Muito obrigado "bonsérgio".

Em relação da bacia maior, você se refere a uma maior, seria maior e mais funda para cobrir essas raíes aéreas ou mais largas ?

Abraço.
Sergio Batalini20/03/2010 18:39
Falo de uma bacia mais larga , onde as raizes terão espaço para se desenvolver, não é preciso que seja mais funda e sim bem mais larga.... maior.

Se estiver num escorredor , coloque o mesmo sobre o substrato da bacia maior .

Nesta fase do projeto vc deve estimular o crescimento , e para isso é preciso espaço e alimentação ...

Podar as raizes e diminuir o tamanho do vaso só quando já estiver com a copa pronta , bem estruturada e desenvolvida ...

Será a ultima etapa ....
Laudir22/03/2010 09:38
Sugiro vc trabalhar esta planta com as raízes aéreas... sem pedra mesmo... acho q vai ficar charmosa
João Paulo Batista Lyrio22/03/2010 10:23
Eu também achei massa essas raízes, gostaria mesmo de usar dessa maneira seria essa opção mais diferenciada das que costumo ver, serve essa bacia amarela.

Valeu.
Laudir22/03/2010 12:09
na minha opinião a bacia está de um tamanho bom.
Capriche na adubação do substrato que vai na bacia
Sergio Batalini22/03/2010 13:15
Encha a bacia grande { amarela } com substrato bem nutritivo { depois de fura-la bem } , depois acomode a bacia menor sobre o substrato da bacia amarela ...

Quando for adubar , coloque somente adubo na bacia amarela ..

Isto é a famosa mamadeira ...as raizes vão buscar o novo substrato e com isso provocam o crescimento da parte aerea tb...

Já ouvi falar de 6 bacias empilhadas... 😲
João Paulo Batista Lyrio22/03/2010 19:37
Minha intenção é colocá-lo na bacia amarela bem furada e deixá-lo no chão mesmo.
Laudir23/03/2010 08:49
Também funciona....
o importante é não enterrar ela no chão...

fiz isso com uma acerola e ela soltou poucas raízes pelos furos laterais.. e pelo fundo que é bom... nada
João Paulo Batista Lyrio30/04/2010 09:45
E ASSIM ENCONTRA-SE:

Gostaria de saber se é possível eliminar algumas raízes aéreas para dar um visual mais atraente.

Aguardo sugestões.
João Paulo Batista Lyrio29/06/2010 11:02
E assim se encontra:

A frente eu escolho sendo a segunda foto.

Abraço.
Laudir29/06/2010 12:05
eu tentaria espalhar estas raízes. elas prometem bastante e uma pedra sob elas vai render bastante.
João Paulo Batista Lyrio23/09/2010 11:17
Pessoal, assim segue a peça.

Laudir pretendo dar uma mexida nele agora na primavera.

Virando a planta para cima, ela perdeu alguns galhos do lado direito, então, pretendo fazer com que o primeiro galho do lado direito forneça o preenchimento, irei estimular o crescimento de um galho para fechar esse buraco que ficou com a perda dos galhos.

O que acham ?

Abraços.
Diego Santana23/09/2010 12:22
Amigo a planta tem um potecial muito bom, porem nao esta encontrando o caminho talvez "certo" é apenas minha opiniao, mas os movimento dos galhos esta totalmente errado, vc direcionou apenas para baixo e nao deu movimento no apice, tem que dar movimento sinuosos tanto para os lados quanto para cima, assim os galhos secundarios teram uma melhor distribuição fazendo com que a copa se torne mais harmonica.....
Laudir23/09/2010 14:20
eu atentaria para a falta de galhos do lado direito também
João Paulo Batista Lyrio23/09/2010 15:03
Bem, fiz de última hora a projeção:

Pretendo fazer esse preenchimento, verifiquem se estão de acordo ?

Será que ainda há esperanças de nascer alguns galhos para fechamento desse buraco ou já posso ir fazendo esses direcionamentos ?

Aguardo sugestões.
Nikkei 10023/09/2010 16:01
Olhe sua planta de cima para entender melhor, como o da foto abaixo. Os galhos devem sair em todas as direções, não somente para os lados como aparenta o seu exemplar. Sempre escolhemos um lado como "FRENTE", mas se rodarmos a planta, deve esta visualmente bonita também.

Aproveite que estão aramados e faça movimentos em onda nos galhos, acho que ficaria interessante com o tronco que apresenta. Isso além de tornar a planta mais harmônica como disse o DIego, vai juntar mais os entrenós e densificar mais a planta. Tens uma planta com potencial. Tente entender as dicas dos colegas antes de proceder, tire suas dúvidas aqui.
Exemplo de galhos sinuosos:
João Paulo Batista Lyrio23/09/2010 16:12
É, entendi.
Ele está emitindo mais brotações pela frente e trás, é que estão meio que pequenas, mas estou contando com esses brotos para esse preenchimento frente e trás.
Muito grato pelos esclarecimentos.
João Paulo Batista Lyrio03/12/2010 14:53
Pessoal, ele secou o galho que eswtava utilizando como sacrifício, acredito que foi uma raiz que podei logo no centro das raízes, mas já está emitindo novas brotações e agora posso deixá-lo até melhor estilizado.

É claro, com a ajuda de vocês aqui vai as imagens.

Abraço.
João Paulo Batista Lyrio03/12/2010 14:54
Pessoal, ele secou o galho que eswtava utilizando como sacrifício, acredito que foi uma raiz que podei logo no centro das raízes, mas já está emitindo novas brotações e agora posso deixá-lo até melhor estilizado.

É claro, com a ajuda de vocês aqui vai as imagens.

Abraço.
João Paulo Batista Lyrio20/12/2010 11:00
Óbito
Venho informá-los que veio a óbito sem mais nem menos.
Deu até vontade de chorar.
Mas, vamos que vamos.
Marlon Fontoura20/12/2010 22:34
Chamar o C.S.I. ?
12