Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitangueira

Paraná 119/08/2009 15:35
Pitangueira
To fazendo um pré-bonsai de pitanga mas é um yamadori todo feio mas em uma das podas veio a luz uma nova guia, podei a copa velha. E vi que daria um fukiganashi ao contrario:

_____________ c
_____________ccc__________legenda: C = copa
____________ccccc_________________T = tronco
___________c c c c c________________V = vaso
______________tt
________________tt
__________________tt
____________________tt
_______________vvvvvvvvvvv
Ele esta mais ou menos deste jeito hoje como eu faço esperaria os gralos da copa engrossrem mais e aramar para a esquerda ou direita ou faço moyogi ajuda ae. Essa é a minha visão.
marco_avelar20/08/2009 20:51
Adriel o fukinagashi é um estilo que representa uma árvore que foi atingida por fortes ventos sempre (ou na grande maioria do tempo) do mesmo lado desde que nasceu, por tanto, se o tronco está inclinado para a esquerda a copa deve ser inclinado para a esquerda. Procure algumas fotos do estilo para se inspirar. E mais um detalhe: a copa não deve ser triangular como está no seu projeto, mas, sim, com os galhos saindo apenas do lado esquerdo do tronco e indo para a esquerda. Para um moyogi o troco está reto de mais, acho que não ficaria bom ( ao menos é o que parece com base no seu desenho).

Boa sorte! E poste fotos quando puder que ficará mais fácil de opinar.
Paraná 121/08/2009 11:51
Em tão vou providenciar um escoredor e fazer moyogi de uns 45cm mas vou planta-la no chão de novo. Tenho varias pitangueiras no chão para que elas frutifique com 5 anos dai vou dando uma estilizada enquanto ela esta no chão. Depois é só fazer uma tecnica de nebari.