Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Necessito da vossa ajuda

roney19/08/2009 18:01
Necessito da vossa ajuda
Boa Noite a todo o forum
Meus amigos, adquiri este Acer há uns quatro meses, troquei de vaso, fiz uns alporques e desfolheio na totalidade, os alporques já enraizaram e estão prontos para transplantar, agora gostaria da vossa preciosa ajuda.

Esta é como o comprei.

Nesta segunda foto cortei este galho já, porque esta alporquia, apodreceu.

Transplantado desfolhado e com as alpoquias

Aqui mostro parte de nebari, cobri algumas da raizes e mais abaixo o nebary é um pouco mais grosso.

Agora estarei pronto para aceitar a opinião dos mestres.
Obrigado pela preciosa ajuda
Roney
Edu Miranda19/08/2009 21:30
Opa! Acho que cortou um galho precioso que poderia ter sido trabalhado para ter ramificações mais baixas. penso que, uma alporquia no tronco poderá render dois belos exemplares um abraço.
Arzivenko19/08/2009 21:40
Concordo com o Edu, depena ela... hehehhe
roney20/08/2009 04:16
Acer
Bom Dia
Edu e Arzivenko, eu concordo inteiramente com os meus amigos, eu só mais tarde é que vi a asneira que fiz, mas já era tarde de mais, vou aceitar a sua ideia Edu, mas como o verão acaba no fim de Agosto acho que talvés seja melhor aguardar para a Primavera para fazer essa modificação, que lhe lhe parece?.
Acha que devo fazer já?, sabe o Inverno em Portugal é muito rigoroso, são cerca de 7 meses, e tenho receio de que ela não aguente.
Fico aguardo a sua opinião.
Abraço
Roney
Sergio Batalini20/08/2009 14:03
putz.. eita mundão .. seu verão acaba em agosto ..??? 😲 e o nosso verão começando em agosto ... 7 meses de frio ... grrrrrrrr 😕 Aqui { interior de São Paulo } tivemos uns 30 dias de frio intercalados em 3 meses ... e achamos muito ... rsrsrsr....num inverno assim rigoroso ..melhor esperar e dar um descanço para seu acer... boa sorte... e quando ficar aborrecido com tanto inverno ... mude-se para um pais tropical ... hummm deixa ver ... que tal o BRASIL... o melhor pais do mundo prá se viver... e cultivar bonsai . rsrsrsr 😄 😄 😄
Arzivenko20/08/2009 14:05
Aqui no RS são 4 meses de frio rigoroso.
roney20/08/2009 16:39
Roney
Olá Bonsérgio, e Arzivenko
O meu amigo diz bem quem me dera ir para o Brasil, sabem eu fui emigrante durante 38 anos, em Angola 14 anos, e Africa do Sul 24 anos.
Estive em Fortaleza em 2006 e simplesmente adorei, a minha mãe nasceu no Rio, logo seria fácil para mim obter a nacionalidade Brasileira, só que para imigrar para aí, é preciso ter boas posses, ou então ter a certeza que arranjaria aí um trabalho, mas eu sei que não é fácil, pois desepregados há por aí que chegue, e eu não quero ser mais um, porque sem dinheiro não é possivel viver em lado nenhum, esse é o motivo porque eu ainda não fui para aí, mas quem sabe se um dia me sair o euromilhões, esse será o meu País de eleição.
Quanto ao Inverno é verdade sim, aqui é muito duro, chegam a estar temperaturas de 7 e 8º. negativos, com chuvas constantes durante semanas dia e noite, agora imaginem eu, que vivi em Africa durante tantos anos, o quanto eu sofro com este clima.
Quanto ao Acer vou aguardar para a Primevera e depois então vou fazer o que deve ser feito até lá tenho que saber esperar.
Um Abraço.
Roney