DigoF320/08/2009 21:41
Estaca de buxinho
ola, agora com a brotação de primavera em um buxinho fui até lá e retirei uma médea de 40 estacas de ponteiro (ponta dos ramos) pois li que é indicada para o buxinho. Quando eu estava "catando" passou um senhor e me esplicou que se deve cortar a ponta destes ramos para a estaca "pegar",
corto ou não???
alquem já fez estacas de buxinho e cortou a ponta dos ramos, ou teve experiencia parecida???
obrigado a todos.
SEKI - Elio Luis Secchi21/08/2009 14:13
Rodrigo, o corte da ponta faz sentido se o galho já estiver com brotação nova, brotos tenros. O que acontece é que se estiver brotando no monento que você corta, aquela ponta vai continuar tentando sugar seiva e como ainda não tem raizes, vai desidratando a estaca. Se o galho ainda estiver em dormência total, não é necesário, sempre procurando manter uma certa proporção entre tamanho, grossura da estaca e quantidade de folhagem. Se imaginar que tem demais, corte um pouco.
abraço
DigoF321/08/2009 17:01
ola, obrigado e devo plantalas na areia pura? e as de azaléia?
SEKI - Elio Luis Secchi24/08/2009 11:22
Plante em areia, mas também obtive sucesso em estaquia diretamente no chão, em local que preserva um pouco de umidade.
Quanto a azaléia, sempre fiz estaquia no chão e com enraizamento quase 100%, a época ideal e agora para nossa latitude. É que a azaléia prefere solos ácidos.
abraço
DigoF328/08/2009 21:29
Obrigado Elio, agora vamos esperar...
t+