Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Nana - evolução

Ricardo Paiva24/08/2009 22:35
Nana - evolução
Amigos, adquiri uma nana de uns 4 anos, cultivada no chão, em 2005.
Passei 1 ano olhando e buscando uma forma para ela. Ela tinha 3 problemas: tronco fino, alta e 2 copas bem desequilibradas.Vejam o resultado de 4 anos de trabalho.
Planta bruta - 2006:

Agosto 2009:

O tronco mais baixo ainda me incomoda. No futuro poderá ser tranformado em um jin.
Confiram a evolução e o passo-a-passo do trabalho feito agora no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/nana_1/
No final do inverno vai para um vaso mais harmônico.
Alguém sugere algo para melhorar o estilo?
Markus Von Kossel24/08/2009 22:48
Muito bonito!
O vaso me incomoda! Nào harmoniza com a planta (como vc comentou)
Nào sei se eu tiraria o galho de baixo, acho q não!
Parabens, bela evolução!
Markus Von Kossel24/08/2009 22:49
Olhando a foto denovo: Seria legal ganhar mais profundidade! Parece um desenho no papel....!
Léo ( Pépe )25/08/2009 12:59
Ja pensou fazer um estilo Literati? 😂

Mas pra mim está bom !! O que me encomodad é aquele galho menor pois ele começa reto depois você faz uma curva com o arame !! Sei lá tb !! A planta é sua se você gosta dela assim está maravilhoso !!

Grande abraço!!
Ricardo Paiva25/08/2009 14:24
Valeu Markus, realmente ainda não sei o que fazer com aquele galho menor. Vamos ver a opinião de outros foristas. Quanto a produndidade, ela tem os galhos a frente e para trás, mas como são poucos e estão bem pinçados, ela parece muito "pelada".

Fala Léo, literati é uma opção, mas um estilo muito difícil de se alcançar harmonia (tronco, tamanho e formato da copa, vaso, linha do tronco), mas é uma opção.
r.ozelame25/08/2009 16:42
Olá Ricardo.
Primeiramente quero dizer que gostei da planta assim, alta, com todos esses galhos aí. É só questão de tempo pra engordar um pouquinho, porém, como gostaria de mudanças mencionado acima, tento ajudar com uma um pouco radical.
Veja se gosta.

Markus Von Kossel25/08/2009 22:17
r.ozelame mas nessa sua projeção o tronco ta menor. Como ele faria pra diminuir o tronco (além da curvatura do tronco acima da forquilha)? Pilula de nanicolina? iuhuihuhiiuh!!!
Ficou bacana a projeção!
Fazendo um jin com o tronco menor e curvando bem o maior ia ficar bom!
Mas eu gostei da planta assim mesmo!
Alexandre S. Coelho25/08/2009 22:41
Oi Ricardo

O amigo já conseguiu uma grande transformação nesta planta, parabéns!!!

Eu gostei da forma atual com os dois troncos! Se fosse pra mudar, tentaria deixá-los, dando bastante movimento em todo conjunto...

Com aramação "pesada" acho que poderia sugir algo parecido com o projeto abaixo:

Inspiração:
Ricardo Paiva26/08/2009 08:15
PUTZ, que maravilhas de projetos !!!!!!!!!!!!!
Valeu r.ozelame e Alexandre - adorei as duas.
Confesso que a do Alexandre me agrada mais, gostei muito do movimento do tronco mais alto. Só não sei se terei competência para fazer o trabalho.
Preciso comprar um arame muito GROSSO pra fazer aquele movimento no tronco.
r.ozelame26/08/2009 08:43
Olá.
Markus, na verdade o tronco maior é o jin, e o menor, curvado!!!! ok???

Ricardo, eu gostei mais da projeção do Alexandre!!!!!!!!!! hehehehe

Competência terás sim! Acompanho seu blog e reconheço seus trabalhos.
Boa sorte!
joellagunasc26/08/2009 10:45
Ricardo , linda tua nana , deu uma modificada e tanto , mas o projeto do Alexandre ( como sempre) ficou show!!!!

abraços

Joel
Léo ( Pépe )26/08/2009 11:56
Olá de novo, a projeção do Alexandre está muito boa mesmo!
O que não me agrada é o galho menor atravessar na frente do tronco principal!!
Mas está muito bom assim mesmo !!

Grande abraço!
Markus Von Kossel26/08/2009 14:32
r.ozelame - Verdade.. dã! foi mal!
Léo - Tmb reparei no fato do galho pequeno cruzar o tronco, mas como a projeção sem um fukinagachi (ou quase) seria aceitável. Nào?
Alexandre S. Coelho28/08/2009 15:41
Pessoal

Obg!!!

Em relação ao galho que cruza o tronco(também não sou muito fã...) é totalmente aceitável para o estilo bunjin (literati)... Neste projeto também fica a idéia de um "meio" varrido pelo vento 😂 o que agrada(harmonia) ao final 😉