Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ola amigos ajuda com piracanta obrigado

carlos claro28/08/2009 23:04
ola amigos ajuda com piracanta obrigado
ola amigos estou aqui novamente poastando + uma planta q comprei.
gostaria muito da ajuda de todos pois nao gostaria de perder a planta com alguma burrada minha.
sobre o estilo a seguir nao tem muito oq estudar pois acho q ela pede o estilo Han-Kengai – Semi-cascata + se ouver outra ideia estou aceitando
+ a grande duvida e sera q posso desfolha ela total ou parcial pois as folhas ja estao amarela.

fico grato a todos os comentarios e ajuda.

um fote abraço a todos.

carlos claro29/08/2009 10:55
algum amigo de plantão q possa me ajudar?
hsp29/08/2009 19:08
Rapaz, que planta bonita vc tem.
Da pra fazer uma cascata muito linda.
carlos claro29/08/2009 19:21
obrigado hsp Helio comprei em um garden + sera q posso desfolhar vc conhece a especie.
carlos claro30/08/2009 23:59
ok obrigado.
Arzivenko31/08/2009 08:31
Remova os galhos que se encontram dentro das curvas, deixe apenas os que estão nos "cotovelos", depois tire novas fotos e coloque aqui denovo.
carlos claro31/08/2009 09:23
obrigado Arzivenko vou remover os galhos e coloco novas fotos. obrigado vc sempre ajudando os novatos.
abraço
Arzivenko31/08/2009 09:29
Isso porque também sou novato... em outubro completo 1 ano de bonsai!
carlos claro31/08/2009 09:32
gosto muito da sua humildade isso mostra o grande bonsaista q vc e.
ea sensibilidade de um artista obrigado
nickyfury31/08/2009 10:03
bonsai
A piracanta é uma planta muito resistente, e uma das melhores para ser cultivada como bonsai. Voce fez uma ótima aquisição, comprando essa daí, parabens. 😄

Antes de cortar qualquer galho, proceda a uma desfolha completa, retirando todas as folhas de sua planta. Com isso, poderá observar melhor a estruturação dela, e a partir disso, eliminar via corte os galhos que não irão servir para formar o estilo que voce pretende construir. 😄

Os galhos cortados voce pode estaquear em areia grossa sem peneirar, que pega super fácil, desde que mantidos umidos e em local ensombreado. 😄

Antes de cortar os galhos, vc deve retirar sua planta desse vaso, limpar as raízes eliminando a terra em volta delas, de modo a observar qual a melhor maneira de desfazer o nó das raízes próximo da base do tronco. Se não tiver como desfazer, então terá que cortar essas raízes, pois elas enfeiam o futuro nebari de sua planta. Lembre-se de usar uma pasta cicatrizante, ou na falta desta, uma cola branca para madeira, para fechar melhor os cortes, sejam nas raízes ou nos galhos. Depois que deslindar as raízes, force-as até formar uma linha circular com elas em toda a volta do tronco (nebari radial - em forma de roda). 😄

Replante então, usando um substrato bem drenante: terra granulada, caco de telha ou tijolinho maciço, casca de pinheiro seca, carvão vegetal (tipo o usado em churrasco). Regue bem, e deposite a planta em local com meia sombra, para ela se recuperar. Adube 45 dias após o replante. Pode usar uma bacia plastica, de bordas baixas, bem perfurada no fundo e na lateral, é melhor que qualquer escorredor. 😄

Tendo a penultima foto como base, corte os galhos que crescem no primeiro terço do tronco (próximo da base). Corte tambem os galhos que crescem sobre o tronco e abaixo dele, deixando apenas os galhos laterais.

Observando a terceira foto, corte o tronco na junção dos tres galhos, mantendo apenas o galho da esquerda (mais fino). Isso irá proporcionar equilibrio visual e estabilidade, adequando melhor conicidade para sua planta (base mais larga que vai afinando aos poucos). 😄

Como sua planta irá se recuperar gradativamente, nessa primeira fase não aconselho aramar, melhor aguardar um pouco até as novas brotações aparecerem. Ao desfolhar, retire tambem todos os frutos e flores. 😄

Em linhas gerais, isso é tudo o que voce precisará fazer para ter em mãos, daqui a uns cinco ou seis anos, um ótimo bonsai de piracanta, estilo Kengai ou Han Kengai. Boa sorte. 😄
carlos claro31/08/2009 11:08
ola nickyfury muito bom gostei + estou meio confuso em questoes de corte nao abusando sera q teria como vc colocar um risco aonde tem q cortar rsrsrs 😂 rsrsrs se tiver como fico muito grato.
nao gostaria de cometer uma besteira com ela. foi muito dificil achar uma piracanta.

obs. nao descartando ajuda do amigo Arzivenko ajuda e sempre bem vinda de todos.
obrigado.
nickyfury01/09/2009 09:13
bonsai
Ok, vou mostrar as tres melhores fotos, com as marcações em vermelho para indicar onde cortar. Voce pode cortar logo depois que desfolhar, ok? Lembre-se de passar cola branca de madeira (ou cola tenaz) nos cortes, para favorecer a cicatrização mais rapidamente.

Cortes para favorecer a conicidade (base larga, que vai afinando aos poucos):

Cortes para limpeza do tronco, liberando material para visualização e formação estrutural:

Cortes para liberação da visualização do tachiagari (primeiro terço do tronco, desde a base) e correção do nebari. Só corte as raízes marcadas com vermelho se não conseguir esticá-las ou desfazer o nó e repô-las na forma radial:

Em linhas simples e gerais é só isso que vc precisa fazer, inicialmente, para conduzir sua planta na estilo kengai ou han kengai. Os galhos mais finos ao longo do tronco é que deverão ter seu comprimento reduzido, tambem, para poder formar com eles os patamares necessários à estruturação da copa e densificação foliar (mais folhas e mais próximas do tronco). Boa sorte.
carlos claro01/09/2009 21:26
oi nickyfury fico muito grato a sua ajuda + as fotos nao foi nao da pra v.
tem como vc colocar ela novamente. obrigado