Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Taxodium distichum

Ricardo Paiva29/08/2009 03:48
Taxodium distichum
Venho trabalhando esta planta, adiquirida em viveiro, desde 2007. A conicidade e os exemplares que vi na net me chamaram a atenção.
Sua origem é o sul dos Estados Unidos. É uma das poucas coníferas de folhas caducas. No outono suas folhas adiquirem uma linda cor marrom e depois caem. Sua brotação é vigorosa, inclusive ao longo do tronco.
Agora fiz nova seleção de galhos para compor a estrutura, aramação e transplante. Vejam o resultado:

Ainda falta formar o ápice.
Toda a evolução do trabalho pode ser vista no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/taxodium-distichum/
Salo29/08/2009 16:31
Grande Ricardo...
Que beleza de planta, a conicidade é muito boa, agora só falta definir um ápice e desenvolver o nebari.
Eu deixaria os galhos mais baixos crescerem bastante para engrossarem e ficarem mais grossos que os de cima, podando-os em seguida de deixando ramificar para conseguir uma conicidade, seguindo a mesma linha do tronco principal.
Será que se clocasse ela em uma bacia grande não se desenvolveria melhor?

No mais está se tornando um belo chokan.

Att,
Salo.
Salo29/08/2009 16:35
Já ia me esquecendo, esse vaso em que ela está foi você quem fez?

Achei muito bonito.
Caso tenha sido você o autor, conta pra gente como se faz.
Angela Fernandes29/08/2009 21:47
Olá !!!!!!!!!
Querido Ricardo, esta planta é aquela que deverá ser colocada sobre um recipiente com água....certo ?
Acho bonito mas não dá para fazer outros estilos, a não ser o que você escolheu.
Bela planta....
Renato Rodrigues Roehrs11/02/2010 10:38
Como anda?
Conta pra gente como anda a evolução do teu taxodium...

Abraço.

Renato.
Ricardo Paiva16/02/2010 02:46
Renato, voltei de férias a pouco e vou atualizar o desenvolvimento dela. Aguarde.