Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Eucaliptus "nana" - Rodrigo Sousa

Rodrigo Sousa Vidal30/08/2009 12:00
Eucaliptus "nana" - Rodrigo Sousa
Viva amigos..

Vou-vos apresentar uma arvore que adquiri recentemente ,e com um pouco de paciencia e ajuda,espero conseguir transformar em Bonsai.

Trata-se de uma variedade anã dos gigantescos Eucaliptos.

Sua folha é muito reduzida em relação aos Globulos da natureza e cresce de forma anonizada.

Pouco sei de sua cultura e tecnica em Bonsai(excepto pesquizas internautas em sites Australianos,aonde é bastante usada como especie nativa),mas na mesma decidi investir na aprendizagem desta especie e na tentativa de realizar algo com a mesma.

Pareceu-me uma base aceitavel para comecar a trabalhar.
E como era sonho antigo possuir em minha pequenissima coleção Bonsai(que ainda se encontra em fase muito pré-pré)um exemplar de Eucalipto,aproveitei prontamente a vantagem de encontrar um exemplar nana da especie ,que me pareceu com algumas boas caracteristicas estecticas para ensaiar uma tranformação em Bonsai.

Vou postar aqui junto de vós desde o primeiro dia de trabalho,espero dentro do possivel uma opinião de vosso lado e alguma troca de experiência.

28-08-2009

Especie:Eucaliptus Globulos "nana"
Nebari:20cm
Altura:72cm

Nebari

Frentes possiveis:

Como está "em bruto" o material para trabalhar,é muito bem vindo nesta fase, ideias de estilo e desenho.Para começar a criar-lo com uma ideia defenida para o objectivo.

Obrigado
Cumprimentos
DigoF318/09/2009 12:44
Ola, já fez alguma modificação? como esta?
Rodrigo Sousa Vidal18/09/2009 20:04
Viva Rodrigo..

Neste lado do rio 😄 estamos agora a caminhar para o Inverno e para o periodo de latencia.

Por isso estou apenas a preparar a arvore,para comecar os trabalhos de poda de seleção , quando acordar na primavera do proximo ano.

O trabalho que tenho tido com ela e que ainda tenho algum tempo para finalizar é o desenho a seguir...
E tenho varias opções. 🙄

Quando chegar á "oficial" eu revelo aqui junto de vós.
Entretanto se aparecer alguma ideia também é benvinda.

Depois segue-se a maneira horticola e tecnica para o conseguir, que devido á especie em causa vai ser um pouco mais complicado.
Mas vou indo devagar.

A base é muito agradavel,pode ser que com o tempo sai algo de jeito.
Mas já se sabe que não é de um dia para o outro.
É mesmo assim o Bonsai...

Abraço de Rodrigo para Rodrigo.
DigoF322/09/2009 12:49
ola Rodrigo, a nossa primavera no Brasil comessa hoje, mais agora é vc ter paciencia e esperala, esta planta tem uma base muito boa concerteza vai ficar 10 quando pronta.

boa sorte...
t+.
Rodrigo Sousa Vidal28/09/2009 17:33
Obrigado Rodrigo.

Eu depois de fazer o desenho depois ponho aqui,vamos lá ver se fica alguma estrela?

Voçês estão na Primavera,mas nós temos agora o inverno para admirarmos as ramificações desfoliadas das caducas... 😛 😂
´
Qualquer epoca tem as suas vantagens. 😄

Cumprimentos grandes.
Rodrigo Sousa Vidal19/10/2009 21:23
Olá a todos.

Ora como pouco conhecimento tenho da especie.

Para me começar a dar com ela ,começei logo por fazer umas maldades,talvez fora de epoca para conhecer respostas da arvore.

Em finais de Setembro, e como é uma especie que tem actividade até quase o fim do ano.(As estações aqui desde lado são do avesso).

Arrisquei uma defoliação total.(Não tenho fotos,esqueci-me de tirar).
Para saber como reagia,se brotava em ramas mais lenhosas,mais abaixo,e se reduzia a folha.

Pois para já tenho resultados que me alegraram,pois brotou muito bem nas ramas atrasadas,nas ramas lenhosas e a folha reduziu imenso.

Foi uma experiencia um pouco arriscada,podia secar a arvore completamente,mas assim fiquei logo a saber,que aguenta bem a defolição e dá que para ir buscar ramas atrasadas por esse processo.

Fotos 19-10-2009

Brotes nas ramas lenhosas e atrasadas:

Redução da folha:

Agora pois é deixa-la á sua vontade até aos finais do Inverno(aqui Fevereiro,Março).

Tenho algumas dicas sobre o cultivo da especie,que recuperei de criadores da especie em Bonsai da Oceania.

Vou ensair por cultivá-la apartir dessas dicas nos finais do Inverno de 2010.
E nessa altura fazer logo uma poda de seleção de ramos e troncos em vistas a um desenho.

Para já tenho como ideia tentar um desenho baseado na natureza da especie.

Embora tenha muito mais hipoteses e desenhos diferentes,este é um dos que me surgio.
E uma 1ªhipotese de desenho que fiz,foi algo do genero:

Cumprimentos grandes.
rescarolli6008/01/2014 13:11
atualiza pra nóis ver....quais dicas vc me passaria..tenho um tambem, mas nao sei a epoca de arramação e podas e desfolhas...aguardo...