Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Duranta-Atualzada

ricardoangelo30/08/2009 20:52
Duranta-Atualzada
baixei um pouco os galhos dela, mas ainda acho que não é esse o caminho! :/

frente

costa
Edu Miranda30/08/2009 22:27
Faça uma alporquia no meio da planta.
ricardoangelo30/08/2009 22:30
mas o tronco dela e quase todo de madeira morta!
Arzivenko30/08/2009 22:33
Corta em diagonal na altura da pedra, e começa do zero.
nickyfury31/08/2009 12:07
Ao invés de cortar e começar do zero, talvez voce possa estar escolhendo apenas um galho e formando toda a estruturação aerea a partir dele, mantendo a madeira morta na parte superior, trabalhando um shari, desde a base até essa madeira inclusive, resultando num belissimo trabalho. 😄

Eis alguns exemplos que considero interessantes para voce estudar e, dessa forma, poder trabalhar sua planta com um objetivo mais, digamos, construtivo:

É claro que, ao contrário do desenho acima, voce não irá cortar o tronco a partir do galho que desce para formar a estrutura. Voce mantem o tronco, retirando toda a casca e trabalhando um shari magnifico com ele, realçando ainda mais o trabalho.

Mudando o angulo de replante, por exemplo, voce pode trabalhar outras formas e estruturas igualmente interessantes:

Observe que no desenho abaixo, o tronco é reto, e a copa foi toda formada a partir de um unico galho, sendo a estrutura plantada de maneira a trabalhar um estilo han kengai. Mas o que chama atenção é o shari:

Neste outro, houve uma mudança brusca, obtida tambem pela maneira como a arvore foi replantada, mas ainda assim o que se planeja aqui é a mostra do shari, desde a base:

O fato do tronco ser reto não impossibilita a realização de um bom trabalho com a planta. Pelo contrário, ao usarmos apenas um ou dois galhos para formar uma estruturação aerea bem adequada, temos a possibilidade de obter um bonsai altamente técnico e de qualidade superior ao que se poderia, erroneamente, a principio, pensar. 😄

No site http://sidiao.myweb.hinet.net/photo_e_6.htm , voce poderá estar observando a maneira de trabalhar o shari de sua planta, usando uma furadeira no lugar da ferramenta mostrada ali, ou qualquer outra que voce queira adequar, na ausência de uma especifica.

Lembrando que o importante é ter paciência e interesse, além de pertinácia em trabalhar firme e com objetivos claros e definidos, para conseguir ter em mãos algo mais apresentável que um simples toquinho. 😄

Boa sorte com sua duranta, e espero que poste fotos de seu futuro trabalho com ela. 😄
LuisZuccarino31/08/2009 13:33
Seguindo o raciocinio do nosso amigo segue imagem...

Ou essa, claro proporcionalmente menor...

ricardoangelo01/09/2009 15:49
É acho que vou partir para um shari mesmo!
Mas quais desses galhos devo usar como guia?!?! e posso descartar todos outros ?!
LuisZuccarino01/09/2009 17:07
Manda todos os possiveis pra baixo, porque se morre um você já vai ter outro. E mais pra frente você vai corrigindo, é minha opinião...

ricardoangelo escreveu:
É acho que vou partir para um shari mesmo!
Mas quais desses galhos devo usar como guia?!?! e posso descartar todos outros ?!
nickyfury02/09/2009 13:11
bonsai
Use como guia ou galho principal o galho mais flexivel, que depois de aramado não irá se romper ou quebrar. Escolhido o galho, corte imediatamente todos os demais, para que não subtraiam força do galho escolhido. 😄
TARCISIO DIAS06/09/2009 01:35

Que sonho... 😲 😲 😲
Jonasborgia06/09/2009 08:44
Otimas projeções nickyfury. Ontem mesmo um amigo falou, depois de deixar 8 durantas só no toco, que a tendência natural do principiante(como eu) é imaginar um Moyogi como solução para qualquer árvore.
Arzivenko06/09/2009 11:28
Essas projeções do Palcal47 são fantásticas...
ricardoangelo22/09/2010 21:35
sugestões???