Mata Atlântica: Sementes de Massaranduba
bergson11/10/2004 17:51
Mata Atlântica: Sementes de Massaranduba
Tenho algumas sementes da massaranduba, árvore nativa da mata atlântica, possui folha de médias a pequena, madeira dura e resistente, tem um porte bem bonito. germinação de 60 a 70%.
Caso alguem deseje eu posso enviar.
[]s
bergson
Sergivaldo12/10/2004 00:54
Bergson...
Há posibilidade de mostrar alguma foto prá gente conhecer a dita cuja??
Um abração,
Sergivaldo
bergson13/10/2004 09:50
Sergivaldo,
Não estou conseguindo publicar as fotos no fórum. Assim que viabiliar te mostro.
[]s
bergson
Sergivaldo14/10/2004 00:45
bergson escreveu:
Sergivaldo,
Não estou conseguindo publicar as fotos no fórum. Assim que viabiliar te mostro.
[]s
bergson
Ok, Bergson,
Vou aguardar.
Abração,
Sergivaldo
rgarcia06/11/2004 18:50
Sementes
eu me interesso pelas sementes de massaranduba, nao prescisa ser muitas, se puder me enviar meu endereço é:
Av. Ph. Rolfs, nº192, apt 300
bairro Centro, Viçosa/MG, Cep 36570-000
tenho um pouco de sementes de ipe roxo, se vc quiser eu posso enviar tb. Estou esperando,
Um grande abraço,
Rafael Garcia
obs: manda por carta social que é baratin, quase de graça, ou sei lá, acho q é de graça mesmo...
bergson14/11/2004 23:07
Rafael,
Desculpe a demora em reponder, estava viajando a trabalho. Enviarei as sementes esta semana. Quando as receber me envie as de ypê. Quando tiver outras variedades te aviso. Agradeço a atenção.
[]s
bergson
bergson23/12/2004 07:34
Rafael,
Após muitos imprevistos, finalmente vou te enviar as sementes.
[]s
bergson
José Ramiro dos Santos Fi23/12/2004 16:16
Olá colegas,
Também tenho interesse em adquirir umas sementes de MASSARANDUBA e ou IPÊ, me informe quanto ($) que efetuo depósito e desde já está à disposição de vocês a semente da frutífera TAMARINEIRA - também nativa da mata atlântica, árvore de grande porte e fôlhas pequenas - Portanto, segue meu endereço:
José Ramiro Santos
Rua Laranjeiras 229,
SUBSI/GETEC
Aracaju/Se
C.E.P 49.002-900
bergson23/12/2004 21:35
José Ramiro,
Amanhã estarei indo ao sítio e trarei mais sementes para te enviar, quando as receber você me envia as de tamarineira.
[]s
bergson
José Ramiro dos Santos Fi24/12/2004 08:43
Olá Bergson e demais colegas,
Poste aqui seu endereço que o mais tardar segunda-feira estarei te enviando porquê já as tenho comigo. Por acaso, você conhece uma árvore, aqui em ornamento de ruas e avenidas, com o nome algaroba -vulgarmente chamada de mata-fome ? - rapaz, ela por si já se parece um bonsai gigante, cresce troncha algumas com parte do tronco decascada e com brocas (não sei se por ação de vândalos ou do tempo), folhas miúdas e ovaladas formam uma copa interessante e as suas sementes são envolvidas em pequenas vargens como as de feijão, vou pegar algumas para plantar e ver o que dá... se tiver interesse também...
Uma outra árvore frutífera com boa formação (aqui tem de mais em ornamento de ruas e avenidas) o oitizeiro ou oiticica, você conhece?
Assim que frutificar vou pegar a semente para plantar tambem, ok?
Um abraço,
Ramiro.
bergson01/02/2005 08:00
Ramiro,
Perdoe-me a demora na resposta, é que a vida está muito rápida, temos que correr mais para ter o mesmo.
Em meu sítio tenho algaroba plantada, as estacas pegam e se desenvolvem com muita rapidez, por sua formação é uma boa planta a ser trabalhada. Nunca tentei plantar o oitizeiro, deve ter um bom resultado, nova vida é de tentativas, erros e acertos.
Quando tiver as sementes de tamarineiro me avise que te envio meu endereço.
Aos colegas,
Minhas desculpas, as sementes que postei em dezembro, foram extraviadas. Assim que colher novas sementes estarei novamente enviando.
[]s
bergson
Antonio Castro01/02/2005 20:26
Olá Bergson,
Peço desculpa desde já se me estou a intrometer em algo que não deva,
mas mandam as regras de segurança para quem navega na "net" que não se deva colocar os seus dados pessoais demasiadamente expostos, sempre que possivel estes devem ser colocados em MP ou até mesmo mails fora do espaço de foruns.
Isto para segurança dos mesmos, mesmo assim nunca fiando.
Espero que não me leve a mal, mas infelizmente a internet com o seu ar inocente, tem lados obscuros que nós nem sonhamos.
Abraço,
Castro
bergson02/02/2005 06:24
Caro Castro,
Agradeço sinceramente pelo alerta. Já reeditei minha mensagem. Sempre afirmo que através da arte bonsai formamos uma grande família e como tal, quando recebemos um conselho/orientação é como se fosse de um ente querido, que nos orienta quando por vezes não visualizamos o que pode ocorrer.
Um grande abraço.
bergson
Felipe Frango Zappala02/02/2005 07:47
Olá gente,
Muito bem lembrado pelo Castro.
Esse alerta é importante...
Vamos tentar usar a MP para essa finalidade, pois é muito mais seguro.
Abraços.
Sergivaldo02/02/2005 09:30
José Ramiro dos Santos Fi escreveu:
Olá Bergson e demais colegas,
Poste aqui seu endereço que o mais tardar segunda-feira estarei te enviando porquê já as tenho comigo. Por acaso, você conhece uma árvore, aqui em ornamento de ruas e avenidas, com o nome algaroba -vulgarmente chamada de mata-fome ? - rapaz, ela por si já se parece um bonsai gigante, cresce troncha algumas com parte do tronco decascada e com brocas (não sei se por ação de vândalos ou do tempo), folhas miúdas e ovaladas formam uma copa interessante e as suas sementes são envolvidas em pequenas vargens como as de feijão, vou pegar algumas para plantar e ver o que dá... se tiver interesse também...
Uma outra árvore frutífera com boa formação (aqui tem de mais em ornamento de ruas e avenidas) o oitizeiro ou oiticica, você conhece?
Assim que frutificar vou pegar a semente para plantar tambem, ok?
Um abraço,
Ramiro.
Olá Pessoal,
Creio que a planta a que se refere o Ramiro seja o
Pithecellobium dulce (
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=121. É realmente conhecida por "mata-fome" mas não sabia que também se chamava Algaroba. Que eu saiba, a Algaroba mais conhecida no Nordeste é a
Prosopis juliflora.
Abração,
Sergivaldo
José Ramiro dos Santos Fi03/02/2005 16:19
Olá colegas,
Boa tarde.
Olá Bérgson, conforme combinado já estou de posse das sementes de Tamarino para te enviar, (plantei uma semente e o pezinho já está com uns 12 cm de comprimento); consegui tambem no mês de janeiro algumas sementes de Massaranduba, plantei algumas e aguardo a germinação, portanto vamos seguir a orientação do colega sobre exposição de endereços: me mande uma MP com o seu, ok?
Um abraço,
Ramiro.
Hugo de Freitas24/10/2005 14:51
Tenho interesse em algumas sementes de massaranduba.
Meu endereço é:
Hugo de Freitas
Rua Pedro Ernesto 180, apto. 102
Vila Sanches - CEP 12245-520
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP