Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus em curva! oq fazer!

Markus Von Kossel31/08/2009 23:42
Ficus em curva! oq fazer!
Olá!
Mais um ficus para receber pitacos!
Poda drastica logo após a curvatura?
Planto no chão e deixo crescer?

As agulhas são uma experiencia... queria ver o que acontecia com a casca da arvore!
As agulhas estão alí a meio ano... e nada aconteceu!
daniel pipolo01/09/2009 09:47
nao intendi o pq das agulhas??????
SEKI - Elio Luis Secchi01/09/2009 18:17
Markus, parece um ficus boni (o mandioquinha). Quebra como se fosse de vidro. Cuidado com aramação, sempre se acaba ficando com a planta numa mão e o galho na outra ...rsrsrsrsrs
De fato a curva em arco é tecnicamente considerada um defeito. Além disso, após a curva o galho parece seguir reto. Talvez um alporque próximo da copa para aproveitar aí esta quantidade de ramificação, que é boa. e depois uma poda drástica logo acima, ou logo após o meio da curva. Porque tentar curva este tronco é ficar com a copa numa mão e o vaso com o toco na outra.
abraço
Arzivenko01/09/2009 20:05
Eu, particularmente, cortaria logo nessa primeira cicatriz...
Illex01/09/2009 22:12
Re: Ficus em curva! oq fazer!
Realmente n é uma má ideia podá-lo drasticamente, se não me engano o Ficus Boni é a junção de duas espécies de Ficus, acredito que entre o Natasha, e me falha a memoria | eskeci o outro 😮ops: | . Podando drasticamente, as características dos futuros novos galhos será completamente diferentes: mais maleaveis, mais ramificados, e por ai vai.

Enfim, acho que deu pra vc entender. Até.

Illex
Angela Fernandes01/09/2009 22:49
Olá !!!!!!!!!!!!
Esta planta merece de fato uma poda drástica.
Quanto as agulhas - ACUMPULTURA - tem que colocar um bom enraizador no local que a agulha fura a casca da planta..........
Dizem que dá certo, eu não sei.
Paulo Henrique de S. Garc02/09/2009 22:11
Olá a todos!
Vou dar uma polemizada na questão dessa planta.
Não sei como estão as raízes da plata, mas uma saída seria vc. arrumar uma bela pedra, meu " alta", tipo um obelisco (não tão fina) e fazer um "raizes na rocha", se eu não mem engano, Ishitsuki, assim vc. só teria que refinar a copa.
É uma inéia!
Não sou bom com o photoshop, mas se alguem se habilitar....
Markus Von Kossel02/09/2009 22:21
To bem perdido nessa planta!
To afim de fazer uma poda e deixar ela crescer!
Paulo Henrique de S. Garc não intendi a sua ideia!
raiz sobre rocha??? mas como ficaria?
O que incomoda nessa planta não é a curva em si, mas o tronco reto após a curva e akele angulo de 90 graus do tronco!
Acho que vou aproveitar o movimento bacana do inicio do tronco e podar na cicatriz.
Talvez já aproveite para colocar ela em cima de uma pedra!
Será? Ja coloco tudo em cima de uma pedra!
huihiuhuh!!
mas vamos lá!
EZEQUIEL JUNIOR03/09/2009 09:57
Olá Elio,

Tem como vc explicar com mais detalhe sobre o que vc diz:

...(De fato a curva em arco é tecnicamente considerada um defeito.)...

Esse termo é novo pra mim, e possivelmente para outros foristas.
Se vc pudesse ajudar eu ficaria muito feliz e agradecido

Abraços
Paulo Henrique de S. Garc03/09/2009 12:40
Markus, seria mais ou menos isso:

não sou muito bom com projeções, espero ter passado a idéia..

Um grande abraço e

Té mais...
Sergio Batalini03/09/2009 13:20
Sei que nada sei .. 😮ops: . mas sempre me da dó cortar assim no toco ... quantos anos de condução ...? não poderia "puxar" ou aramar a copa para que volte ao centro do vaso .. dando mais equilibrio a planta...veja essa acerola ... :
Markus Von Kossel03/09/2009 17:03
BONSERGIO: Peguei a planta assim mesmo!
Nào fiz nada alem de passar pro vaso e quebrar o galho que eu tentei aramar ( o de traz da curva)
nunca fiz nada com ela!
Caiu assim no meu colo!
PAULO: agora intendi! Ficou bacana! Tenho uma pedra assim!
Vou cogitar a hipótese
Valeu pela dica
Markus Von Kossel03/09/2009 17:06
daniel pipolo A agulha é uma experiencia!
Queria ver se acontecia alguma coisa no tronco!
Aumento da espessura ou algo do estilo!
aceleramento da cicatrização!
Mas não aconteceu nada!
SEKI - Elio Luis Secchi03/09/2009 17:22
Ezequiel, existem alguns conceitos que foram estabelecidos que um bonsai não deve ter por regra. Estes conceitos foram expressos com mais clareza no livro de John Naka, se puder consegui-lo, seria de grande valia. Nosso colega de fórum Sergioturbo enviou em CD para diversos colegas, inclusive para mim.
Bom nestes conceitos caracterizam-se como defeitos várias coisas, e entre elas está a Curva em Arco, aqui citada. Outras seriam a inversão de conicidade, galhos paralelos, galhos radiais e assim por diante.
Não é por acaso que estes conceitos foram estabelecidos, de fato eles chamam a atenção de forma negativa, quando vemos um bonsai.
Espero ter ajudado a entender.

abraço
DigoF303/09/2009 18:51
ola, minha opinião é: Fazer a poda drástica no meio do tronco, plantar num escorredor e deixar crescer futuramente tera um bom movimento no tronco e mais possibilidades para trabalhar.

boa sorte...
t+.
EZEQUIEL JUNIOR04/09/2009 10:24
Olá Elio,

Obrigado pela atenção.
Vou entrar em contato com o Sergio e ver se ele me envia o CD também.

Obrigado mesmo

Abraços