Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori Goiabeira

João Paulo Batista Lyrio04/09/2009 15:49
Yamadori Goiabeira
Teria um bom trabalho ?
Ao efetuar o yamadori, posso cortar logo abaixo de onde forma um V para ficar um bom trabalho ou tiro um dos galhos grossos?

Abraço.
r.ozelame04/09/2009 16:32
Olá João
Sai bom trabalho sim, pode ter certeza.
Dependendo do tamanho dela (não identifiquei pelas fotos) poderia até deixar os 2 troncos....
poderia postar mais fotos????
Angela Fernandes04/09/2009 18:40
Olá !!!!!!!!!!
João, nossa experiência com goiabeira não é boa........
Não temos nenhuma....tivemos várias que acabaram morrendo...
Creio ser uma árvore bem difícil.....
Converse com Geraldo Inocêncio daki do forum.......
ROGÉRIO DIAS05/09/2009 12:35
EU ACHO
EU ACHO QUE GOIABEIRAS PRECISAM DE UM SOLO MAIS COMPACTO QUE O NORMAL,,POR ISSO COM OS SOLOS QUE USAMOS NORMALMENTE PRA BONSAIS SENDO MENOS COMPACTOS ELA NÃO SE ADÁPTA,SÓ QUE COM O SOLO MAIS COMPACTO,TEM QUE ADEQUAR A REGA,,,GOIABEIRAS SÃO COMPLICADAS.
TARCISIO DIAS08/09/2009 09:05
Com uma foto mais ampla do seu exemplar vai dar pra ter uma idéia melhor do que fazer.
Sergio Batalini08/09/2009 10:27
Tenho algumas .. yamadori tb.. brotaram a poucos dias ... minha opinião : Corte abaixo do V , tente retirar do solo com o maximo de raizes finas ..
bacia grande e bem furada... areia pura ... hormonio , muita sombra e agua fresca... Paciencia e boa sorte tb ... 😄
EZEQUIEL JUNIOR08/09/2009 10:36
Plantas como essa, tender a ter alguns centímetros de tronco dentro do solo até chegar nas raízes... cortanto acima da bifurcação, terá dois (possíveis) problemas: conicidade invertida e o efeito "pescoçudo" do futuro bonsai, pois a distância do nebari até a bifulcação seria longa...

Como o Sérgio explicou, retire o máximo de raíz possíevel, e plante em uma bacia grande com areia, só isso e hormônio, deixe a sombra para se recuperar...

Vamos aguardar para vê-la brotando em breve
Abraços e boa sorte
Sergio Batalini08/09/2009 11:39
Apenas uma correção Ezequiel ... Eu disse para manter o maximo possivel de raizes finas ... Vc sugeriu retimar o maximo de raizes ...
Acredito que se confundiu ao digitar .. Desculpe a correção , mas retirando as raizes o projeto ficaria inviavel e com certeza a goiabeira iria a hóbitto...
EZEQUIEL JUNIOR09/09/2009 10:26
Eita que quase causei um desastre...

Quando disse que era pra retirar o máximo de raízes, é para que, quando for coletar ela do solo, retirar a planta com o máximo de raíz possível do solo... e não para retirar o máximo de raízes da planta... com certeza, se não manter boa parte do torrão original, conservando boa parte das raízes, o projero irá por água-abaixo...

Será que fui claro agora? Ou piorou?

Me desculpe pelo descuido... vou rever o que escrevo com mais frequência...

Valeu Sérgio pela correção...

Abraços
Sergio Batalini14/09/2009 11:15
Que nada amigo ... Sou admirador dos seus projetos... alias ... mostre-nos mais ...