Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Substrato p/ Ulmus: 70% pedrisco - 30% terra.

ercs12304/09/2005 00:50
Substrato p/ Ulmus: 70% pedrisco - 30% terra.
Olá,
Conforme o meu último topico, acabei comprando o Ulmus de 22 anos da Bonsai Brasil. No entando, o seu substrato é composto de 70% pedrisco + 30% terra.(último transplante foi em outubro de 2004.) Queria saber se está correto ?, porque pela quantidade de pedrisco reparei que o Bonsai não fica muito fixo no vaso.

Abraço a todos!

ERCS
jackson04/09/2005 05:38
ercs,

a fixação da planta ao vaso é feita por um arame de cobre ou alumínio passado por baixo e entrando pelos dois furos do vaso. Depois de espalhar um pouco de substrato no fundo do vaso, vc acomod a planta passa as duas pontas do arame por cima das raízes e torce as pontas do arame até firmar a planta,, somente aí completa-se com substrato.

[]s
Serginho04/09/2005 12:15
Re: Substrato p/ Ulmus: 70% pedrisco - 30% terra.
Ola Ercs!!!

Pelo que percebi está tudo correto, até por se tratar de um exemplar mais velho. Quanto ao substratro, por ter uma maior quantidade de matéria inorgânica, é bom ter um maior controle com à rega e a adubação. Como à planta foi transplantada no ano passado e por já se tratar de um bonsai já formado, você só precisaria transplanta-la novamente daqui a uns 2 ou 3 anos.

Quanto ao bonsai não está bem fixo no vaso, acredito que como foi tranplantado ha pouco tempo, as raízes ainda não estão bem fixadas no vaso.

❓ Quando ele foi transplantado em 2004 as raízes não foram presas ao vaso com arame?

Espero ter ajudado com essas informações. 😄

abraços,
Sérgio Barbosa.

ercs123 escreveu:
Olá,
Conforme o meu último topico, acabei comprando o Ulmus de 22 anos da Bonsai Brasil. No entando, o seu substrato é composto de 70% pedrisco + 30% terra.(último transplante foi em outubro de 2004.) Queria saber se está correto ?, porque pela quantidade de pedrisco reparei que o Bonsai não fica muito fixo no vaso.

Abraço a todos!

ERCS
ercs12304/09/2005 13:16
Olá Serginho!

Eu não sei, se o bonsai quando foi transplantado em 2004 as raízes foram presas ao vaso com arame. Como o Ulmus é bem resistente, estou pensando em retirar os pedriscos para verificar, será que pode?

Até mais

ERCS