Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Taxódium

Alcides Junior08/09/2009 17:41
Taxódium
Pessoal meio sem tempo de entrar na net, mas quero pedir opniões sobre o que mexer no meu Taxódium, como é o primeiro deste porte não quero fazer nada que não seja bem pensado, por isso recorro a opniões de todos. Projeções também serão bem vindas....hehehehe

Detalhe do nebari.

1,20mt alt.

copa muito cheia de galhos, estava abandonado por tempos.

Desde ja agradeço.
Ricardo Paiva08/09/2009 21:54
junior, beleza de nebari. Só falta uma raiz do outro lado.
Quanto as sugestões, sua planta tem pouca conicidade então sugiro chokkan, melhorando a conicidade através de shari no ápice.
Exemplos:

Ou também Sabamiki, um tronco rachado:
r.ozelame09/09/2009 08:36
Olá Júnior
Eu me basearia num desses exemplos do Ricardo (a 1ª foto), tirando toda aquela 'cabeleira' no ápice, formando um jin/shari, e orientando os demais galhos abaixo, verificando a altura de cada um....o resto cortaria fora....
O nebari é magnífico!
Tenha um bom trabalho.
Alcides Junior09/09/2009 08:49
Ricardo, valeu pelas dicas, acho o chokkan mais fácil de executar, o sabamiki exige técnica e tenho medo de perder o exemplar.
Quanto a falta de uma raiz, futuramente tenho intenção de enxertar uma.
r.ozelame, muito obrigado.
Ricardo Paiva09/09/2009 09:49
Junior, meu exemplar também tem falta de uma estrutura de nebari melhor. Já vi fazerem alporque para gerar um novo nebari nesta espécie e o resultado foi excelente.
No seu caso, podes fazer umas janelas naquele lado e colocar esfagno com hormônio para estimular o aparecimento de raízes ali.
Outra coisa, esta espécie tem a característica de crescimento para cima então preocupe-se em formar a estrutura de galhos e depois o ápice.
PS.: Não esqueça de postar fotos do trabalho, hehehe.