Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ELCALIPTO UROGRANDIS.....

daniel pipolo10/09/2009 09:34
ELCALIPTO UROGRANDIS.....
ola pessal....comprei esta manha 40 mudas em tubete de ELCALIPTO UROGRANDIS.....

sera que ela agenta poda de raiz e uma poda drastica para replantiu em vaso????

obrigado
EZEQUIEL JUNIOR10/09/2009 10:37
Olá Daniel,

O Urograndis é um híbrido, entre o Urophyla e o Grandis, é uma espécie de crescimento bem vigoroso, um dos mais recomendados para plantios comerciais...

A poda das raízes dependerão da origem de suas mudas...

Se forem mudas feitas à partir de propagação vegetativa (clonadas) elas não terão a raíz pivotante tão distinta (bem provável), por que sua planta ainda é uma muda, tá no tubete, e ainda não deve ter nenhuma raíz dominante... dessa forma, o ideal é retirar a muda do tubete, organizar as raízes de forma radial e plantá-la no local de engorda, neste caso não há necessidade de fazer a poda drástica e nem é recomendado, a poda drástica, poderá ser realizada daqui uns meses, quando a planta se recuperar do trauma de replantio. Até por que, se vc comprou mudas de um viveiro profissional, elas devem ter vindo com poucas folhas, e geralmente, uma boa muda, com boa procedência, é resistente ao replantio...

Se forem mudas feitas à partir de semente, elas deverão ter a raíz pivotante, dominando as demais... esta deverá ser retirada, em uma altura que não comprometa todo o sistema radicular da muda, deixando ainda boa parte das raízes secundárias/adventícias... neste caso, o amigo pode cortar as folhas da muda pela metade, como procedimento preventivo... organize as raízes de forma radial ao tronco e plante no local de engorda... da mesma forma, deixe para fazer a poda drástica após alguns meses, quando a planta estiver se recuperado...

Outros detalhes:
- se possível use hormônio enraizador, o resultado é excepcional em eucaliptus. Não deixe faltar também, o elemento Boro para as plantas, use bórax ou ácido bórico diluído em água, em forma de rega, ou use algum produto que contenha este elemento...

-por lei, o viveiro é obrigado a repor 10% das mudas, se vc comprou 40 mudas, tem direito a levar mais 4 de graça!!! hehe

Boa sorte, qualquer dúvida, poste aqui

Espero ter ajudado
Abraços
daniel pipolo10/09/2009 13:41
nossa muito esplicativo ... obrigado..

a intencao é a seguinte...

estou participando de um curso de gerenciamento de equipes em mairipora, estou encarregado de fazer uma dinamica no ultimo dia do curso que é este domingo, pensei em realizar algo ligado a naturesa...

comprei 10 vazos de bonsai pequenos de plastico e 40 mudas das quais vou usar para o curso somente 10....

irei fazer a atidade com o grupo de retirar a muda do tubete analizar as raizes que podem ser podas, tranplantar para o vaso, em seguida pensei em fazer a poda drastica, para os participantes verem o rebrotamento das arvores em suas residencias depois de algum tempo....

se esse lance da poda nao der certo ou nao for recomendada por vcs irrei levar arame e cada um torcera sa planta como quiser... como se sente no momento.... intendeu a tematica de tudo..

bom espero poder ouvir mais opinioes,....

muito obrigado

dp
João Paulo Batista Lyrio10/09/2009 14:05
Bom,
para adiantar, em meu quintal tenho 2 pés dos eucaliptos utilizados para fins medicinais, digam-se eucalipto cheiroso ou aromático. Me deu vontade de utilizá-lo como bonsai.
Então, tentei fazer o alporque em um deles, posso lhe adiantar que não aceitou, mesmo colocando o "biofert", as folhas secaram todas do galho do alporque.

Ahhh, dê uma olhadinha nesse tópico: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12032&highlight=

Agora irei esperar adiquirir mudas para o teste do yamadori e futuras estilizações.

Abraço e sucesso.
daniel pipolo10/09/2009 14:08
e a poda drastica sera que ele aceita???
João Paulo Batista Lyrio10/09/2009 14:10
A poda eu acredito que sim, já podei diversas vezes um exemplar do meu quintal e ele mostra a folhagem com toda exuberância após algum tempo.

abraço.
daniel pipolo10/09/2009 14:12
valeuuuu....