Pedro Catarin21/01/2011 14:34
Exato Ricardo! Achei legal pois não parecia que era um olho, e sim uma bolinha, ou algo parecido 😄
Não sou fã de anime, mas Naruto e muito massa! Sempre paro para assistir 😄
Abraços e mais uma vez parabéns pelo ótimo trabalho!
Becker21/01/2011 16:55
😄 Quando digo que o Ricardo Paiva é um grande bonsaista , acha que estou brincando , Parabéns belo exemplar , serve muito como inspiração pra mim que sou principiante...... 😄
Abraço.... 😉
carlos ita21/01/2011 20:14
Ricardo a planta é sem comentarios,só posso descreve-lá simplismente como uma autentica arvore eu particulamente adoro essa especie mas depois de perder tres plantas desisti dela.Agora vendo a sua deu vontade de adquirir outra,ela tem algum cuidado especial,voce pode me passar umas dicas?
neiluis21/01/2011 21:18
parabens ricardo pelo exemplar
realmente esta muito bem conduzida e a junçao perfeita com madeira morta um pequeno detale que muda totalmente a visao do exemplar
Ricardo Paiva22/01/2011 14:38
Renato - a copa realmente está uma beleza. A planta esbanja saúde.
Thiago - eu não tenho viveiro. tenho uns onsai em casa e umas plantas para trabalhar. No meu escritório tenho um que outro bonsai e o resto é tudo pré. Tá muito bagunçado. O que você gostaria de ver?
Raoni - obrigado. Com esta espécie tudo tem que ser feito devagar. Estou arrumando a copa aos poucos. O caminho é este mesmo. Valeu.
Rogério Dias - gentileza a sua, mas temos muitos outros trabalhos excelentes aqui no forum. Quanto ao vaso, no inverno deste ano ela vai mudar de casa. Ainda não escolhi o vaso. Obrigado.
Becker - obrigado. Inspiração para que planta sua. mostre qual?
Carlos - é uma espécie bem temperamental, hehehe. Tenho outro que 3 galhos secaram do nada. Confesso que não entendi.
Bom, aqui vão minhas dicas:
1 - transplante no inverno
2 - substrato bem drenante e com apenas uns 30% de matéria orgânica
3 - regar quando o solo estiver seco. No verão, se muito intenso, evidar deixar o solo secar.
4 - pinçar as folhas com os dedos, nunca com a tesoura
5 - adubação normal
6 - cultivar a pleno sol
Nei - Obrigado pelas palavras, servem de incentivo.