Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

estaca acer

hsp11/09/2009 21:02
estaca acer
Ola;
Eu peguei um galho de acer enorme (nao o galho, mas a arvore matriz), que agora começou a rebrotar (a arvore matriz).
Cortei ele em varias estacas e retirei todos os brotos.
Estao ha 24 horas em 25 gotas de enraizador (biofert raiz) com meio copo dagua.
Amanha vou deixar em lugares disponiveis sob terra.
A minha pergunta é se desta forma que estou procedendo posso ter sucesso na brotacao.
Pelo tamanho da arvore matriz creio que deve haver bastante reserva nos galhos e vai acabar emitindo raizes, somente penso que tenha exagerado no tempo imerso no enraizador.
hsp12/09/2009 23:40
segue foto de algumas estacas:

SEKI - Elio Luis Secchi14/09/2009 16:50
Olá Xara!
Desculpe informar, mas estas estacas não são de acer mas sim de plátano.
O sucesso no enraizmento do plátano é quase 100% quando feito na hora certa. A hora certa seria um certo tempo antes de iniciar a brotação. Mas como parece estar apenas iniciando, possivelmente tenhas um bom percentual de enraizamento. Lembrando que o fato da estaca brotar, não significa que enraizou, pois a brotação pode vir apenas das reservas de nutrientes que tem na estaca. Por isso muitas vezes a estaca brota, mas depois seca. Se vais verificar, não enraizou.
Quanto ao plátano para fazer bonsai é meio complicado. Principais motivos: folhas grandes, entrenós longos, tendência em soltar brotações vigorosas, tudo ajuda a tornar difícil a compactação.
Sucesso.

abraços
hsp15/09/2009 23:45
Nossa, nao sabia dessa diferenca, pensei que era tudo da familia acer, rs.
Valeu xara, to acompanhando, se pegar vou ver se levo adiante algum projeto.
hsp29/09/2009 22:08
Todas as estacas estao com folhas vigorosas, veremos se vão continuar e enraizar.
Quanto a busca pelo famoso acer, achei um e peguei um galhinho daqueles que nascem no tronco principal com jeito de gente grande e ja coloquei pra enraizar, depois posto fotos. (é um galhinho fininho mesmo).