Hibisco evolução
Willian13/09/2009 01:12
Hibisco evolução
Ai vai uma evolução em +/- 1 ano.
Como a planta era

o Rodrigo (PGBC) fez uma intervenção nela e ficou assim

Após uns meses em crescimento livre, mais uma pequena intervenção

Após mais alguns meses de crescimento livre e muita adubação ela ficou cabeluda (12-09-2010)

desfolha e aramação

outro ângulo

vista por cima

Observando as fotos vi que alguns galhos estão com pouco movimento, mas é que por serem pequenos, ficou dificil a aramação, fiquei com medo de quebrar algum galho, já que eles trincam atoa.
Sugestões e críticas são bem vindas.
ROGÉRIO DIAS13/09/2009 09:04
aí
ESSE HIBISCO É IRMÃO DA PLANTA DO TÓPICO,,,,TOQUINHO DE HIBISCO...FOI UM PRESENTE DO WILLIAN....O DELE TÁ MUITO SHOW.GOSTEI DA DISPOSIÇÃO DA COPA.
Willian13/09/2009 15:57
Rogério,
valeu pelo insentivo. Acho que a planta está legalzinha, tem alguns defeitos que ainda vou corrigir, ou pelo menos tentar. O legal da evolução foi mais pra mostrar o tempo de desenvolvimento da planta, em relativamente pouco tempo ela teve uma evolução bizarra, pela primeira foto não se pode imaginar que ela ficaria assim.
Mais sugestões é só dizer.
Sergio Batalini14/09/2009 09:11
Só prá confirmar.. nestes bicos de pet vc coloca TM e FO... certo ? metade de cada ? mais algum adubo ...?
minhas plantas crescem muito lentamente ... já a sua .. me surpreendeu.
Willian14/09/2009 10:15
Sergio,
sigo as dicas de uma amiga aqui do fórum, a Dona Angela. Realmente coloco TM e FO nas pontas das garrafas. As proporções eu vario de 4 partesx1parte ou 8partesx1parte e de tempos em tempos, +/- a cada 15 dias eu utilizo a aplicação de adubo líquido ou hormônio (ambos da biofert), não costumo deixar apenas um mês, normalmente deixo uns 3 ou 4 meses e depois eu troco. Mas confeço que com esse camarada ai (e com outras plantas que possuo) o negligenciei com relação a adubação e até mesmo regas, meu trabalho tem me tirado muito tempo, e só tenho regado minhas plantas quando as folhas já estão murchas, que é aproximadamente a cada dois ou três dias, já perdi muitas plantas, mas esse camarada tem resistido. Tenho reparado nas minhas plantas, que os adubos orgânicos TM e FO, bombam mais, já os líquidos, são mais pra manutenção. Experimenta deixar o adubo por mais tempo, sempre que retiro a adubação, dentro dos copinhos existem muitas raizes, diferente de quando eu trocava a cada 30 dias. E outra coisa, os hibiscos tem um desenvolvimento mais vigoroso mesmo.
Espero que tenha tirado sua dúvida.
edson060514/09/2009 10:59
Willian,
apesar do tronco ser muito reto, a quinta foto mostra uma boa evolução.
Gostei da planta; achei promissora...
Abraço.
Edson.
Sergio Batalini14/09/2009 11:04
4 partes de TM X 1 parte de FO... ou 8 partes de TM X 1 FO... é isso ...??? Acreditava que seriam em partes iguais..Eu sempre que coloco, apenas espalho sobre o substrato , mas com as regas quase tudo se perde ...vou usar copinhos de café ou esses bicos de pet... obrigado pelas dicas .. e parabens ...
Willian14/09/2009 12:44
edson,
obrigado por ter gostado da planta. Tem alguma sugestão ou projeção para ela? Ela muito reta mesmo, mas existe ainda 3 dedos de tronco enterrados, não sei como anda o nebari.
sérgio,
existem várias maneiras de se usar, tem pessoas que utilizam 1/2 a 1/2, existem outros que utilizam 2 partes de TM para 1 parte de FO. Se tiver algum adubo líquido, ao fazer a mistura, coloque um pouco do mesmo para criar uma espécie de pasta. VOcê pode usar, vasinhos, tampas de garrafa ou os gargalos. Os copos de café se estragam com o tempo. A vantagem que vejo utilizando esse sistema é justamente pelo fato de não perder o adubo com as regas.
ROGÉRIO DIAS14/09/2009 13:35
AÍ
NO CASO DO ADUBO,,,,,O PAPA GOIABA FOI FAZER UMA VISITA AO MESTRE ROBERTO GERPE E NUM PAPO INFORMAL ELE FALOU ASSIM:
"EU USO SÓ TORTA DE MAMONA,,A FARINHA DE OSSO É MAIS PRAS FRUTÍFERAS",,,ELE FALAVA EM RELAÇÃO AOS PITECOS MONSTRUOSOS QUE ELE TEM LÁ.ENTÃO DÁ PRA TIRAR A CONCLUSÃO,,,DE QUE QUANDO FOR FRUTÍFERA A PROPORÇÃO DE FARINHA DE OSSO DEVE SER UM POUCO MAIOR QUE A TORTA DE MAMONA,,,E VICE VERSA.O QUE VCS AXAM?
Willian11/10/2009 01:33
dando um up no tópico.
a planta hoje está com folhas, ainda não tirei fotos. Alguém tem alguma sugestão ou projeção? Criticas?
nickyfury11/10/2009 10:04
Sugiro até tres desfolhas por ano, para reduzir o tamanho das folhas. retire as flores mortas, tão logo observe elas secarem. o melhor adubo para floriferas e frutiferas é o FOSWAY. ele é inodoro e incolor e pode ser usado a cada 90 dias. 😉
Willian07/03/2010 17:05
Vim dar uma notícia triste. Esse camarada vai virar carvão. Começou a secar do nada, num esforço de salva-lo fiz um transplante mas não adiantou em nada.

Laudir08/03/2010 09:39
perdi o meu tb desta forma
secou do nada.... já estava no escorredor.... boa irrigação ... boa drenagem...
Sergio Batalini08/03/2010 13:12
Derrepente foi uma overdose de adubo... 🙁
Laudir08/03/2010 14:49
Bonsérgio escreveu:
Derrepente foi uma overdose de adubo... 🙁
foi nao....
sacrifiquei meu soninho pós-almoço...
fiz uma besteira imperdoável:
coloquei no escorredor... apareceram as raízes.... pus na mamadeira...
mamadeira: AREIA PURA....
os furos eram de 3cm de diametro mas acidentalmente foi terra no fundo ... essa terra compactou e desfez todo o trabalho de drenagem da areia.
QUE EU FIZ?
quebrei uma telha em pedaços de uns 3cm de diametro
furei mais na base da bacia
forrei o fundo com os cacos de telha.... acho que agora a drenagem funciona melhor.
.
Willian08/03/2010 15:01
meu caso, também acho que não foi overdose de adubo, pois fiquei uns 2 meses ou 3 sem adubação, acho que foi essa a causa da morte hehehe. Agora que peguei o esquema da planta, serve de lição. Acho que chega um tempo em que somente areia não faz bem a planta, mesmo adubando.
Agora estou começando a aprender a fazer bonsai.
Laudir08/03/2010 15:12
creio q o meu ainda tem solucao.... o tronco ainda está bem verde...
tirei da mamadeira e deixei sobre um suporte de madeira mesmo.... VAI QUE COLA
Willian08/03/2010 17:53
Esse hibisco começou a secar as folhas e desfolhei, então ele ficou 'verde' por um bom tempo, mas não brotou uma folha.
Laudir08/03/2010 17:56
Já descartou a planta?
tenta... hibiscos brotam com uma grande facilidade
Willian08/03/2010 18:08
Laudir,
descartei a planta, um lado estava podre e o outro com um pequena faixa verde. Depois eu consigo outro hibisco e não cometo os mesmos erros.
Laudir08/03/2010 18:13
que pena... aquele exemplar tinha um grande potencial