Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

DESFOLHA

EZEQUIEL JUNIOR14/09/2009 15:28
DESFOLHA
Olá amigos foristas,

Possuo algumas amoreiras, e duas delas estão um pouco mais evoluídas, e inclusive estão postadas aqui, no "minha árvore e sua opinião".

Eu estava desfolhando elas, afim de obter uma maior ramificação, ao mesmo tempo, deixei crescer um galho de sacrifício desde a base para que engrosse mais rápido...

Observando este final de semana, notei que tinha algo interessante nelas, a diferença entre o tamando da folha dos galhos que vinha fazendo a desfolha e do galho que deixei crescer livremente...

A redução de folhas nesta espécie é algo impressionante!

Vejam:

Detalhe das folhas menores:

Por hora as plantas irão crescer livremente, após algum tempo, elas irão sofrer poda drástica, para que obtenha uma boa conicidade de tronco.

Abraços
Illex14/09/2009 16:21
Re: DESFOLHA
Ezequiel,

Essa diminuição assombrosa ocorreu com quantas desfolhas?

Realmente bom trabalho, e todas se mantém nesse padrão após as desfolhas? Ou algumas ainda teimam em nascer grandes?

Até...

Illex
EZEQUIEL JUNIOR14/09/2009 17:07
Olá Illex,

Foram duas ou três desfolhas, acho que foram três...

As folhas mantém o tamanho, não são teimosas não, apenas as do galho que deixei crescer livremente... e olha que eu uso muito produto nitrogenado nelas, para que as folhas do galho de sacrifício se desenvolvam ao máximo...

O engraçado é que essas folhas são na mesma planta... tem muita água e muito nutriente no substrato, e mesmo assim as folhas não cresceram nos galhos onde desfolhei... é que a folha tem um limite para crescer, depois que ela atingiu esse limite, pode voltar com a rega e a dubação normal, que mesmo assim, ela irá manter o tamanho reduzido. Somente com uma nova desfolha, na presença de adubação, principalmente nitrogenada, as novas folhas irão se desenvolver normalmente, grandes...

Abraço
Illex14/09/2009 17:58
EZEQUIEL,

Gosto muito de Amoreiras, por isso minha curiosidade, obrigado realmente pela informação.

E já que foram três desfolhas, qual o tempo de intervalo entre uma e outra que você estava fazendo?

Obrigado.

Illex
r.ozelame15/09/2009 08:47
Ezequiel, impressionante!!!!
Belo trabalho.
Qual o tópico dessa planta, no "minha planta e sua opinião"????
Grato.
EZEQUIEL JUNIOR15/09/2009 10:08
Illex,

Foram três desfolhas em 4 meses, mais ou menos... o intervalo preciso eu não me lembro... eu também sou fã das amoreiras, tenho 6 delas...

R.ozelame

São duas plantas:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11016&highlight=amoreira
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11039&highlight=amoreira

Estou esperando elas tomarem um rumo para atualizar a postagem.

Abraços