Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

qual estilo

afonso Fengler14/09/2009 17:15
qual estilo
Olá

Estou postando as fotos pois quero trabalhar esta guajuvira, e estou com dificuldade quanto a trabalhar neste estilo, nunca fiz um no estilo kôrabuki (arvore que apresenta vários troncos sobre um mesmo nebari) quero saber se tem alguma particularidade para este estilo?

quando foi coletada em 2006

outra

Ano passado passei para um vaso mais fundo para desenvolver mais as raízes e a foto é de 2009 antes da desfolha.

Depois da desfolha foto de cima para baixo

uma foto de cada lado

mais de perto

Se puderem me ajudar ficarei grato.
EZEQUIEL JUNIOR14/09/2009 17:33
Afonso,

Você tem um bom material em mãos, mas infelizmente não vou poder ajudar, é muita areia pro meu caminhão...
Vou ficar só de longe, na torcida!!!

Boa sorte nesta empreitada...

Abraços...
SEKI - Elio Luis Secchi14/09/2009 17:44
Aí amigo Afonso,
acho que estamos fazendo yamadori no mesmo potreiro.
Na realidade os processos foram similares em diversos locais: No desmatamento as plantas foram cortadas rasas. Algumas delas, e entre elas as guajuviras não morreram os troncos. Quando foi formado pastagem/potreiros, elas voltaram a brotar. Como no inverno o frio seca a grama, falta comiga e o gado acaba comendo as folhas e brotos delas. No verão com a grama farta, o gado não come e ela volta a brotar com força e o processo vai se repetindo, ano após ano. Assim elas ficam com uma brotação compacta e rente a terra. A semelhança das guajuviras que o amigo está mostrando com algumas que andei coletando é imensa, o que mostra que o processo natural/animal de formação é o mesmo. Esta aí é mais uma das belezuras que o amigo encontrou. Mas eu nem vou dar opinião sobre o que fazer pois estou com o mesmo "problema". Até vou aguardar sugestões dos colegas que também vão me ajudar.
Parabéns pela planta.
Abraços
Arzivenko14/09/2009 19:29
Conheço pessoalmente esta planta, é linda!!! mas Afonso, porque não me esperou pra trabalhar ela? 😄

Quando for denovo aí vamos nos divertir, e não esquece.. quero mais umas pra mim !!!!

abraços!
joellagunasc14/09/2009 20:01
Afonso , que duvida boa heim , com um material destes , é mesmo de ficar sem saber o que fazer.

Uma duvida: O vaso foi tu que fizeste???

Abraços

Joel
afonso Fengler16/09/2009 15:33
Olá João Pedro, mas eu não trabalhei nada nela, só fiz a desfolha e mais nada, estou esperando alguma sugestão dos amigos. Mas pode ir adiantando algumas idéias ja que a conhece pessoalmente. João Pedro com certeza podemos pegar algum material pra tí.

Olá Joel

Pois é uma dúvida, mas com certeza alguém há de ter uma sugestão.
O vaso foi feito por um amigo meu, também bonsaísta, de Santo Ângelo.
Alexandre S. Coelho20/09/2009 22:07
Oi Afonso

Material bastante interessante!!!

Sugiro trabalhar cada galho como árvores independentes, formando uma copa só...
Fiz este desenho tosco:
SEKI - Elio Luis Secchi23/09/2009 19:09
Ótimo Alexandre, gostei da sugestão. Estou dizendo isso pois tenho material parecido, apenas com menos troncos.
De qualquer modo, para ser viável é necessário uma seleção dos troncos que serão utilizados e uma poda deles para aumentar o número de ramos de cada um, certo?

abraço

Elio
Angela Fernandes23/09/2009 22:02
Olá !!!!!!!!!!!
PELAMORDEDEUS !!!!!!!!!!
Falar o quê ???
Só observar e aguardar as aulas que teremos....
Isso não é uma planta !!!!
É UM VERDADEIRO ATENTADO AO PUDOR !
edsonr junior23/09/2009 23:30
Sem palavras para descrever tanta beleza. 😂
TARCISIO DIAS24/09/2009 08:42
EZEQUIEL JUNIOR escreveu:
Afonso,

Você tem um bom material em mãos, mas infelizmente não vou poder ajudar, é muita areia pro meu caminhão...
Vou ficar só de longe, na torcida!!!

Boa sorte nesta empreitada...

Abraços...

kkkk Ezequiel, pensei a mesma coisa kkkk, mas lindo bonsai.