Glicínea! (agora detonada...19/09)
Laudir18/09/2009 11:29
Aqui em Vilhena - RONDONIA. esta planta é comum nos terrenos baldios.
parece ser uma planta que se multiplica facilmente através da "batata".
YAMADORIIII
tenho uma q estou de olho... agora q sei o nome dela, vou fazer um yamadori numa... já já posto as fotos pra vc´s apreciarem!
Angela Fernandes18/09/2009 11:47
Olá !!!!!!!!!
Querido Élio....
Adoro esta planta embora não tenha nenhum exemplar.
Nelmar, amigo bonsaista que está sumido do forum, possui uma bem grossa, belíssima.
Anotei todas as dicas aki postadas e quando tiver uma vou seguir rigorosamente.
Gostei da sua planta, aliás......as plantas floríferas e frutíferas só nos dão muita alegria.
Paraná 118/09/2009 12:31
Cuidado perdi varias estacas so de tira-las do chão ja enraizadas. As minhas esse ano estão se recuperando da mudança do solo para o vaso de engorda.
Elio18/09/2009 14:27
OK, pessoal!
Wilson, Roney, senti firmeza nas afirmações. Wilson, como vc diz, para cortar só 1/4 não vale a pena nem tirar do vaso.
Vou mandar ver, HOJE!
Laudir, faz o Yamadori e posta fotos para vermos!
Ângela, com certeza as floríferas nos dão muitaa alegrias.
Adriel, cara, vou arriscar...............depois te conto! Aliás como vc mora na mesma cidade que eu, depois poderá vir e ver.
abraço
Wilson Fracassi18/09/2009 15:21
Laudir,
Acho que talvez você esteja confundindo a planta. A Glicínia é uma planta caduca e de clima temperado ou frio. Ela não se desenvoveria bem em ai no norte. Fora isto, a glicínia não da "batata" ou qualquer espécie de bulbo. Veja bem, pois estou achando tratar-se de outra planta.
Paraná 118/09/2009 15:28
O Elio você é da loja oBonsai né? Se for ja fui la varias vezes fica perto da minha casa vou a pé na loja.
Ivanil Pimentel Vieira18/09/2009 18:37
Elio, gostei de tua Glicínia e aprendi muitas dicas no teu Tópico,parabens!
Acabei de adquirir uma pequena muda já florindo que pretendo apenas mante-la em vaso e curtir seus lindos cachos floridos.
Elio18/09/2009 23:08
Olá Adriel!
Não sou da loja mas, como lá é a sede da APB, aos sábados sempre estou por lá.
Ivanil, meu amigo. Aprendemos muitos neste tópico, sobre Glicínea, certo?
Hoje detonei a minha. Depois posto a foto.
abraço
Laudir19/09/2009 01:07
Wilson!
Realmente me enganei!
assim que eu fazer o yamadori desta eu posto as fotos para identifica-la
Elio19/09/2009 21:58
Pessoal!
Podada e transplantada! Tive que tirar uns 50% das raízes e assim mesmo colocar num vaso grande.

Thiago Giaconi19/09/2009 23:06
Olá Elio,
Ficou muito belo seu exemplar...parabéns!!!
abraço
Angela Fernandes19/09/2009 23:08
Olá !!!!!!!!!!
Querido Élio, gostei bastante do que fez com a planta.
Quanto ao vaso.....é um Izumi, certo ????
Belíssimo por sinal....
O conjunto ficou 10.
Alexandre S. Coelho20/09/2009 21:28
Elio meu amigo,
Como bem relatou a Angela... Ficou 10!!!
Cheguei hoje e já deu pra aprender bastante neste tópico!
Paraná 121/09/2009 16:50
Mas ela é de vasos grandes e profundos. Igual a uma Érica chinesa (é da Australia né?).
Elio24/09/2009 23:19
Olá Giaconi, Alexandre!
Legal que gostaram! Por ser uma trepadeira, é difícil conduzi-la, mas a floração compensa.
Adriel, a Glicínea (wisteria sp) é de origem do Japão e China.
Ângela, é um Izumi, sim!
abração, pessoal!
Marcio Vargas25/09/2009 08:27
Pessoal
Peguei uma mudinha de Glicinea aqui na praça de Veranopolis. Tem um "tunel" de Glicinea bem bonito.
Será que dá Bonsai??? Esta na agua com as Azaleias Brancas enraizando...

TARCISIO DIAS25/09/2009 09:06
Elio escreveu:
Pessoal!
Podada e transplantada! Tive que tirar uns 50% das raízes e assim mesmo colocar num vaso grande.

Ficou show! parabéns!!! preciso de coragem assim para alguns bonsais meus hehehehe
Elio25/09/2009 17:09
Olá Márcio!
Sugiro tirar da água e plantar em areia pura.
Tire 90% das folhas, inclusive das azaléias. Deixe em lugar bem claro mas sem sol direto. mantenha a umidade.
Tarcísio................coragem! O máximo que pode acontecer é vc matar a planta!.............rsrsrsrs! Já matei muitas!!
Brincadeira à parte, conhecendo um pouco de Fisiologia vegetal a gente fica mais ousado mas, mesmo assim, às vezes a gente mata alguma. Faz parte do aprendizado.
abraço
Marcio Vargas25/09/2009 17:15
Elio
Longe de mim questionar o conhecimento de vocês todos, tanto que vou seguir teu conselho, mas da um frio na barriga em tirar as folhas e colocar em areia pura....
Ainda não consegui entender como a planta sem folhas e na areia consegue reagir e enraizar...
Vou fazer a mudança hoje a noite, na segunda coloco fotos...
Abraços
Elio25/09/2009 18:22
Márcio......................que dá um frio na barriga, dá!
Pelo que ví são estacas e não mudinhas, certo?
É o seguinte. Estaca não tem raíz, assim ela não se alimenta, OK.
Na areia ela tem a melhor estrutura para enraízar. A planta (estaca) está traumatizada e, pra sobreviver, ela irá largar raízes.
Deixe duas folhas apenas em cada estaca. Ela não tem condições de fazer fotossíntese em todas as folhas. Só irão atrapalhar, secar e morrer!
Não sou agrônomo nem sei os termos técnicos corretos, só que que é assim que funciona.
abraço e............coragem!!
Marcio Vargas28/09/2009 08:08
Elio
Tens razão... Não são mudinhas, são estacas. Sabado a noite passei elas para os vazinhos com areia. Ate hoje pela manha estavam firmes e fortes, nem murcharam... Amanha trago algumas fotos para mostrar como ficou. Desfolhei elas todos ehehe
Valew pelas dicas.. Com a tua explicação consegui entender o processo, tem ate muita logica...
Abraços
Laudir28/09/2009 08:32
Bom dia Márcio!
Gostaria de ver contigo a possibilidade de vc me mandar algumas estacas.
Moro em Vilhena - Rondonia e aqui as coisas sao difíceis de se conseguir a nao ser via correios.
jlaudirt@yahoo.com.br
Marcio Vargas28/09/2009 08:35
João
Primeiro você precisa saber que não são bem estacas... Eu simplesmente fui lá na arvore e tirei alguns raminhos...
Se ainda assim você quiser posso mandar sim, aqui na praça da cidade tem muito...
Como eu faria para enviar?
Att
Elio28/09/2009 19:16
É isso aí, Márcio! Só não leve muita fé nas estacas de azaléia que são um pouco difíceis de pegar por estaca.
abraço
Marcio Vargas29/09/2009 10:18