Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pivotante - Pitangueira e Leucena

fabiopl06/09/2005 10:10
Pivotante - Pitangueira e Leucena
Amigos Foristas,

Vou realizar poda de raízes logo-logo, e as duas espécies (Pitangueira e Leucena - yamadori ) que estão em vaso retangular ( 20 x 7 x 10cm ) há 1 ano, tem a pivotante grande ( e grande diâmetro ).

Preciso diminuir a pivotante da duas. Qual o procedimento? Riscos? Maneira mais adequada, etc, etc.

Fábio
Átila07/09/2005 00:23
Amigo Fábio, aproveite essa primeira metade de setembro, que é considerada uma época ótima p/ ese tipo de procedimento, inclusive até em alguns casos p/ lavagem total de raízes 😲 Use ferramentas muito bem afiadas e limpas de acordo com o tamanho das raízes; que se forem muito grandes podem ser usadas serras do tipo estarret, pequenos serrotes, tesourões entre outras. O importante é ñ trincar as raízes, e se o corte for muito grande pode ser usado também um bom cicatrizante- fungicida como biofert fix, pasta bordaleza etc. Acredito que agindo dessa maneira os riscos são bem pequenos. AH! Não se esqueça do hormônio enraizador

um abraço e boa sorte ❗ ❗ ❗
Angela Fernandes07/09/2005 17:33
Amigo Fábio !!!! 😂 😂 😂

O Átila já disse quase tudo.......... 😄 😄 😄

A época melhor é agora..... quanto a pivotante...... corte-a com a ferramenta adequada e se fosse minha a planta, eu utilizaria uma boa pasta cicatrizante - eu uso a japonesa, importada - as outras são boas mas hábito é hábito e depois de ver o Hidaka SAN utilizando-a....... quis imitá-lo...
Sucesso nas suas podas.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:

P.S. A temperatura aqui está ótima....... envasei uma calliandra fininha e uma pistache lindinha..... atualmente meu xodó..... 😛 😛 😛
fabiopl08/09/2005 08:52
Valeu Átila, Valeu Ângela
Vou trabalhar a pivotante esse fdsemana, obrigado.

Pasta cicatrizante, no meu caso, é creme dental, ainda. 😂

abraço,
Fábio
Átila09/09/2005 00:31
Usei creme dental uma vez e não gostei 😈 Com a chuva que caiu em seguida ele escorreu e manchou toda a planta! A pasta bordalesa é muito eficiente e simples de fazer, vc pode achar a receita no portal do ATELIER DO BONSAI!

UM ABRAÇO!

PS: ÂNGELA, O QUE É UMA PISTACHE ❓ ❓ ❓ ABRAÇOS

Atila
fabiopl10/09/2005 08:06
Valeu!!!
obrigado Angela e Átila... informarei sobre resultado