Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mais um com Jabuticaba!!

Marcos Takigawa19/09/2009 17:24
Mais um com Jabuticaba!!
Olá, pessoal, boa tarde, eu trouxe esta jabu, esta semana, coletei ela de um sitio, o que vcs acham??? Será que dá samba?? sei que terei que poda-la bastante, mas seria melhor ela se recuperar primeiro?? Conto com a ajuda dos colegas!

zeluiz19/09/2009 19:04
Marcos Takigawa
Excelente materia vc tem,vai ficar um bonsai muito bonito.
boa sorte
zeluiz
doca rolim19/09/2009 21:34
Oi Marcos.
Parabens vc tem uma linda Jabuticaba.
Com o tronco bem bacana.
Um exelente material.
Dcr
Salo19/09/2009 21:58
Olá Marcos,
você tem um ótimo material para trabalhar, a planta tem um movimento de tronco muito bom.
Tomando a terceira foto como frente, na minha humilde opinião, você poderia retirar estes 3 galhos mais baixos e formar a copa mais acima. Eu acredito que isso possa ser feito agora mesmo, pois ainda estamos no final do inverno e ela vai ter bastatnte tempo para se recuperar até o inverno que vem.
Retire todas as folhas agora e comece a adubar daqui 40 dias.
No mais parabéns pela planta e boa sorte.

Att,
Salo.
Marcos Takigawa20/09/2009 08:36
Pessoal muito obrigado pelas opiniões, estou muito empolgado com a planta, espero que ela consiga vingar!
E Salo logo que a trouxe tbém pensei justamente isto em tirar os galhos, mais baixos, mas fiquei com medo de debilita-la, estou esperando chegar uma pomada cicatrizante que comprei, assim que chegar farei a poda e vamos ver no que dá! 🙂

Obrigado!
DigoF321/09/2009 16:41
ola, te aconselho não fazer a poda agora pois as raizes podem se danificar com o movimento faça isto daqui 6 meses pois perdemos mais plantas por falta de paciencia duque por qualquer outro motivo. O que vc deve fazer agora é desfolhar e deixar a planta a sombra 😉 .

boa sorte...
t+
Marcos Takigawa21/09/2009 21:23
Valeu, Rodrigo realmente a paciência é primordial, qdo ela chegou tinha brotos já bem compridos com 5 ou 6 pares de folha, pois podei ela no local onde estava, ainda plantada no chão, esperei que ela brotasse novamente, então a arranquei e em casa reduzi os brotos em 1 ou 2 pares e ficou como está nas fotos vc acha que eu devo tirar todas as folhas?? Tenho usado biofert quase todos os dias, seria um exagero??
T+!
DigoF321/09/2009 21:50
ola, vc deve tirar 2/3 das folhas. O uso do biofert realmente esta sendo exagerado geralmente se usa 2 vezes por semana, isto é apenaz um componente, o mais importante é a água e a humidade.

boa sorte...
t+.
Marcos Takigawa24/09/2009 18:43
Valeu, Rodrigo, já desfolhei mais um pouco, quanto ao biofert vou reduzir para 2x por semana, como aconselhou!

T+!
DigoF325/09/2009 13:38
É isto ai. Agora vamos esperar as brotações...

boa sorte...
t+
cesar_alr07/10/2009 18:53
Bom amigo vc tem uma material promissor, siga as dicas dos amigos.

Na minha opinão tendo a terceira foto com frente, corte este tres galinhos na base dela, eles vão roubar nitrientes e tals.

Penso tb que a estilização para o Moyoji é a mias certa ... .

Bem é isso

Boa sorte
Elio07/10/2009 19:24
Olá Marcos!

Beleza de material. Como vc disse: vai dar samba?
Vai dar samba, valsa, axé, o que vc quiser!!

Contrariando a opinião de alguns colegas, ouso recomendar o seguinte:

1. Biofert raiz: uma vez só!! Todos os dias ou 2 x por semana pode dar efeito rebote. Nenhum adubo ou hormônio se deve dar com essa frequência. Conforme dito pelo Rock jr e confirmado pela Dra. Áurea Ferriani, doutora em botânica que nos ministrou aula sobre fisiologia vegetal no último sábado, adubo em excesso a planta tenta expulsar usando a água que tem em seu interior e isso causa desidatração.
2, Se é biofert Plus, mesma coisa, só usar a cada 15 dias com metade da dose de diluição recomendada pelo fabricante e após 45/60 dias do transplante. O que ela menos precisa agora é adubo.
3. Também, eu não tiraria nenhum galho, agora. A planta já está estressada. Mais poda= mais stress.
4. Muita água

abraço
EZEQUIEL JUNIOR08/10/2009 09:50
Olá Marcos, bom dia.

Concordo com o proposto pelo Elio.
O efeito rebote que ele fala é algo simples, já que a diferença entre o veneno e o remédio é a dosagem... tenta tomar uns 50 pílulas de dorflex pra ver o que vai dar... mas se tomar uma só, é um bom remédio para dores musculares... mas não é pra tomar nada sem orientação médica, é só um exemplo....

O caso dos hormônios é igual... a planta tem um limite de estímulo que podemos manipular, a partir de determinada concentração de hormônio na planta os efeitos são reversos, fazendo com que haja inibição de desenvolvimento, redução na brotação, e em casos mais extremos, a morte da planta... vários herbicidas usados nas lavouras têm essa característica, são herbicidas hormonais, que a sua aplicação causa a morte da planta...

Passando a sua planta propriamente dita, não vejo que um moyogi seja o mais indicado, ela tem uma boa base e tem bons galhos baixos, o que permite estilizá-la de uma forma mais natural...

Só que as intervenções devem ser feitas quando a planta estiver mais saudável, e já totalmente recuperada...

tomando a segunda foto como ponto inicial, proponho que vc corte o tronco logo acima desses galhos da base. São quatro bons galhos que lhe denderão uma boa conicidade e permitirá formar uma boa copa:

O amigo pode dexar pra cortar o tronco mais no futuro, e ir trabalhando os galhos assim que a planta se recuperar.
Como segunda intervenção, sugiro que o amigo reposicione os dois galhos mais laterais, um da direita e o outro da esquerda, que deverá ser posicionado mais atrás, pra dar profundidade à copa:

Sugiro pra deixar o tronco centrar por enquanto por que ele pode ser utilizado como tracionador pra vc fazer as torções necessárias para posicionar os dois galhos, pde-se utilizar dele para amarrar esses dois galhos, e assim que a planta estiver recuperada, vc vai e corta o tronco centrar, que penso ser depois de uns 12 meses depois que posicionar os dois galhos.

Quem fez um trabalho parecido com este foi o fabiano costa.
Aqui tem o blog dele, tem uma jabu que ele fez um reposicionamento de galho parecido com o que proponho pra sua planta...

fabiano.projetobonsai.com

Você não precisa seguir o que proponho, é só uma opinião a mais...

Caso algo não tenha ficado claro, é só perguntar que tento exclarecer...

Abraços
Espero ter ajudado
Marcos Takigawa08/10/2009 22:02
Valeu, pessoal pelas opiniões e pelos esclarecimentos, como dizem, vivendo e aprendendo, eu nunca tinha ouvido falar deste efeito rebote, agora graças a vcs vou ficar mais esperto na hora de usar os estimulantes de raiz!
Flavio Francisco01/04/2011 16:14
qual o paradeiro desta jabu?
João Paulo Batista Lyrio02/04/2011 08:35
Bem lembrado !