Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

azaléa

Leonardo Lyra Lyrio21/09/2009 09:19
azaléa
Será que tem futuro?

Gostaria de saber se esta é a satsuki.

Obrigado
Wilson Fracassi21/09/2009 11:07
Leonardo,

Para ter absoluta certeza seria preciso ver as flores, mas tudo indica que seja satsuki sim, as folhas são muito parecidas.
DigoF321/09/2009 16:48
ola, realmente esta muito parecida com a satsuki. A planta esta bem encaminhada, faça o possivel para recuperar bem estas cicatrizes.

boa sorte...
t+.
Leonardo Lyra Lyrio21/09/2009 19:29
azalea
detalhe da flor para confirmação.

obrigado
Rodrigo Zanchetta22/09/2009 22:14
Será q nao da pra mudar a frente??
Leonardo Lyra Lyrio23/09/2009 17:19
azalea
Acredito que dê sim para mudar a frente.

Segue a foto de costas para mostrar os detalhes. Opinem a vontade

Obrigado
Leonardo Lyra Lyrio23/09/2009 17:30
azalea
detalhe do nebere pela frente

e costas
Leonardo Lyra Lyrio23/09/2009 17:33
azalea
O tronco tem a espessura de um pulso.

Dentro de 1 ano espero alcançar a copa que desejo, para aí sim escolher um vaso. Já as cicatrizes a correção será mais lenta.
Sergio Batalini23/09/2009 17:48
Olá ... talvez vc consiga melhorar a aparencia destas cicatrizes com uma retifica ...ou mesmo uma faca afiada , um bisturi ... escavando o tronco ... depois passa a pasta selante que tem a cor da casca das arvores e disfarça mais ainda ... boa sorte .. bela planta...
Leonardo Lyra Lyrio23/09/2009 18:04
azalea
segue uma projeção
edsonr junior23/09/2009 23:36
Concordo com BonSergio, vc poderia tratar melhor essas sicatrizes! Esta ficando um belo trabalho.
Ricardo Paiva24/09/2009 01:03
Leonardo, tens uma material excelente nas mãos.
Como a azaléia brota muito fácil mesmo de madeira velha, eu optaria por uma poda drástica. O início é sempre feio, mas o futuro é um presente.
Veja o que imaginei usando a foto das costas como nova frente. Inclusive observe que faço uma inclinação da planta:

Até coloquei uma bela floração para servir de estímulo.
Leonardo Lyra Lyrio24/09/2009 08:03
azalea
O Ricardo me deixou com a pulga atrás da orelha.
Já havia pensado em uma poda drástica nessa planta, no entanto me faltou coragem. Era exatamente o que eu havia pensado.

O que os amigos acham? Estou quase decidido em realizar a poda após caírem os botões que estão a abrir.
Sergio Batalini24/09/2009 08:35
A minha duvida é se depois de podar e recomeçar do zero ... vc não chegue exatamente onde esta hoje ... entendeu ??? derrepente as novas brotações vem e não mudam em muita coisa...
TARCISIO DIAS24/09/2009 08:36
Re: azalea
Leonardo Lyra Lyrio escreveu:
Acredito que dê sim para mudar a frente.

Segue a foto de costas para mostrar os detalhes. Opinem a vontade

Obrigado

Maravilha, muito bonita esta azaléia.
Ricardo Paiva24/09/2009 09:09
Leonardo, ela parece bem sadia. Manda ver sem medo que ela vai brotar por quanto é lado.

Sérgio, as azaléias brotam muito quando feitas podas drásticas. Fiz isto em um exemplar bem velho e precisei fazer várias seleções de galhos de tanto que brota, por isto acredito que esté é o caminho mais rápido para harmonizar o exelente material do Leonardo.

Deem uma olhada na evolução da minha:

A minha poda não foi tão baixa qunato a sugerida ao Leonardo em função dos 3 troncos, ficaria muito desproporcional.
Semana que vem será envasada, vou mostrar aqui.
Leonardo Lyra Lyrio24/09/2009 09:47
azalea
quanto tempo de evolução ricardo?
Ricardo Paiva24/09/2009 09:58
Leonardo, a 1ª foto é de agosto de 2007 e a última abril deste ano. Mas ela já tá com 50% a mais de copa. Já precisa de outra poda, mas vou dar na hora de envasar.
Gosto bastante do resultado que venho obtendo nesta planta.

Toda a evolução tá registrada no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/azaleia_1/
Sergio Batalini24/09/2009 14:43
Caro Ricardo e Leonardo .. Fiz esta colocação por ter vivido um caso parecido ... perdi uns 3 anos ... mas cada planta é uma planta ..cada caso ..um caso ... e acredito que o Ricardo tenha razão .. muito galhos virão e vc poderá escolher os melhores.. Conheço o topico desta azaleia do Ricardo .. linda planta ... muito bem resolvida.. parabens aos dois ....
Leonardo Lyra Lyrio24/09/2009 15:11
azalea
Irei tentar a projeção proposta pelo Ricardo. Começaremos do zero novamente, no entanto não sou a favor de desperdícios e realizarei dois alporques nos galhos a serem eliminados. De uma faço três!!! Acho que vale o risco e ter a opção de mais 2 novos shoin.

Assim que realizar as modificações postarei as fotos

Obrigado
Sergio Batalini24/09/2009 17:17
Olha eu denovo ... Leo , acredito que nem precise de alborque .. { fazer aquela bala com musgo no galho e esperar criar raizes } . só ira retardar mais ... corte rente ao tronco e tire a maioria das folhas ,as que deixar , corte ao meio ... coloque numa garrafa pet bem furada com areia grossa e hormonio ... agua e sombra .. pega rapidinho ... garanto ... 😄
Wilson Fracassi24/09/2009 17:44
Leonardo,

Concordo plenamente com a projeção do Ricardo, só gostaria de fazer uma observação. Se a tua azaléia for satsuki, ela é menos resistente que a azaléia comum, que é esta postada pelo Ricardo. Então o mais correto seria eliminar os dois galhos laterais, deixando o galho central. Após surgirem os brotos você elimina o terceiro galho. A poda drástica na azaléia satsuki dever ser feita em duas etapas sempre deixando um galho, que depois poderá ser eliminado sem problema. Nas azaléias comuns isto não é necessário. É apenas uma dica.