Caliandra tronco duplo - atualizado março 2011
Ricardo Paiva22/09/2009 00:26
Caliandra tronco duplo - atualizado março 2011
Resolvi mudar um pouco a composição desta planta, a transplantando para uma lasca de pedra artificial.
A lasca foi feita a partir de um fundo de vaso de cimento, quebrado, que au esculpi para ficar com um aspecto mais natural. Ainda preciso raspar mais e pintar o cimento na “cor” pedra.
A “lasca”:
Coloquei 2 arames para fixar a árvore e fiz uma borda de argila misturada com terra preta para conter o substrato:
A planta quando coletada em agosto de 2007:
A planta já devidamente podada antes do transplante:
Finalizando o trabalho com musgos:
Frente
Vista da lateral direita
Vista da lateral esquerda
Vista das costas
O pass-a-passo do trabalho pode ser conferida no emu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/caliandra-tronco-duplo/
Opiniões para refinar o trabalho serão muito bem vindas, começando pela frente, não seria as costas a melhor frente?
Thiago Giaconi22/09/2009 01:08
Olá Ricardo,
Gostei do seu exemplar!!!
Muito boa a idéia do vaso....
Abraço
TARCISIO DIAS22/09/2009 08:33
Eu deixaria mais tempo num vaso de treinamento, mais profundo para que a copa se desenvolvesse mais e ganhasse mais estrutura, ai sim passaria para um vaso definitivo ok? mas muito linda sua planta!.
Arzivenko22/09/2009 08:49
Parabéns, gostei do conjunto, veja como o shari complementa a "quebra" do vaso..
Isailton Matteussi23/09/2009 21:38
Olá Ricardo.
Parabéns pela originalidade do vaso e pelo ótimo trabalho desenvolvido com esta caliandra.Fico imaginando a beleza desta planta daqui a dois ou três anos.
Sucesso.
Angela Fernandes23/09/2009 21:47
Olá !!!!!
Querido Ricardo, muita coragem a sua.
Se minha fosse, deixaria encorpar mais, e não sei se teria coragem de colocá-la numa lasca, linda por sinal.
Gostei do conjunto.
Ricardo Paiva24/09/2009 01:20
Giaconi - valeu.
TARCISIO - ela foi podada, tirei 50% da massa verde. Como ela é uma planat alta, não quero ela com uma copa muito grande, vai deixar a planta desproporcional, mas valeu a dica.
Arzivenko - é verdade sobre o shari ... muito bem observado. Valeu.
Isailton - valeu, espero que ela floreça logo logo.
Angela - querida, hoje mesmo estava pensando em você e sentindo sua falta no fórum e MSN. Quanto a coragem, é preciso ousar para mudar, assim quebra a monotonia dos vazos de bonsai 😂 .
GuilaTeipel24/09/2009 13:20
bonita mesmo hein....
eu cheguei gostar mais da parte 'costas' do que da frente.... mas está otima ...
Ricardo Paiva15/11/2009 02:15
Atualizando - foto em 14 novembro 2009 - ainda preciso refinar a copa

Rodrigo_Dias_RJ15/11/2009 14:46
Ricardo, não gostei muito do vaso (achei ele muito claro) acho que ele esta apagado de mais, acho que merece um vaso retangular tipo tokoname
Laudir15/11/2009 18:31
A planta está tomando um caminho muito bonito!
Talvez um vaso retangular como disse nosso amigo Rodrigo Dias
Ricardo Paiva17/11/2009 00:53
Rodrigo, se puder, poste uma projeção da sua sugestão.
Laudir, a planta vai num caminho que me agrada muito.
r.ozelame17/11/2009 08:50
Parabéns Ricardo.
Me agradou muito o conjunto.
Se não me engano essa planta, há muuuuito tempo atrás, tinham te sugerido poda drástica e outras coisas mais, não é??????
Que bom que manteve!!!!!!!
parabéns novamente.
Alcides Junior17/11/2009 11:13
Ricardo, gostei da sua intervenção, agora a sugestão da cor do vaso deve ser analisada, ele está muito branco mesmo.
Parabéns pelo exemplar.
flavio bonsai17/11/2009 18:56
olha realmente esta muito boa sua caliandra , gostei do conjunto vaso e planta claro que no futuro ela vai ficar muito melhor e merecerá um vaso melhor tbem.
parabens pela intervenção feita .
Alexandre S. Coelho17/11/2009 21:42
Oi Ricardo
Tá indo bem esta caliandra, parabéns!!!
Como sugestão eu concordo com o Rodrigo em relação ao vaso, pois este orgânico combinaria mais com uma planta informal...
Também poderia incliná-la, a planta, um pouquinho para esquerda, de forma que o tronco mais alto fique "chokkan" 🙄
Ricardo Paiva29/12/2009 01:38
Atualizando - dezembro de 2009
Todo o trabalho nela pode ser visto aqui:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/caliandra-tronco-duplo/Alexandre S. Coelho29/12/2009 19:42
Ricardo
Sempre vejo uma outra alternativa nesta planta...
Seria um alporque para aproveitar o chokkan no tronco da direita (quase pronto) e a outra parte ficaria mais ou menos assim:
Que achas???
Tiago R29/12/2009 23:09
Alexandre S. Coelho escreveu:
Ricardo
Sempre vejo uma outra alternativa nesta planta...
Seria um alporque para aproveitar o chokkan no tronco da direita (quase pronto) e a outra parte ficaria mais ou menos assim:

Que achas???
Pensei exatamente nisso. Acho que ficaria muito bonito.
Jonasborgia29/12/2009 23:52
Ricardo, parabéns pela dedicação até agora!
Também gostei muito da opinião do Alexandre, pois elimina o problema da falta de conicidade do tronco mãe.
Mas a planta é sua, e o serrote também 😄
Ricardo Paiva07/04/2011 20:24
Alexandre, sem coragem e gostando do aspecto da planta, sigo com o mesmo formato.
Atualizando - março 2011
Todo o trabalho nela pode ser visto aqui:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/caliandra-tronco-duplo/hraphi08/04/2011 01:46
Eu também prefiro tronco duplo, está ficando linda, na minha opinião precisa melhorar a conicidade dos ápices, mas estou gostando muito do formato tb.
O vasinho tem tão pouco substrato, vc deve caprichar muito na adubação, pra ela ficar saudável assim não é Ricardo?
Márcio Friedrich Ribeiro08/04/2011 12:50
Também concordo com você Ricardo, acho que a estrutura aérea está no caminho certo. Mas acho que como palpiteiro sempre da pra melhorar alguma coisa hahaha, eu tentaria desenvolver o nebari mais acima de onde está a linha do solo, mais ou menos onde você já tem duas outras raízes, uma de cada lado e deixar assim sua estrutura mais sólida e bonita.
Ricardo Paiva09/04/2011 17:12
hraphi, ainda é um bonsai em formação e o ápice e outras coisas precisam evoluir. Esta espécie é maravilhosa e muito fácil de cultivar, isso ajuda muito. meus cuidados são a REGA (substrato reduzido, seca rápido) e a adubação mesmo. mantenho osmocote de liberação lenta, TM+FO e quando me lembro 🙂 , adubo químico.
Márcio, esta planta precisa ficar "mais enterrada" mesmo. O ideal é que o limite seja aquelas raízes laterais. vai melhorar muito o aspecto da planta. Valeu.
dudutsrj09/04/2011 19:40
Adorei a planta imagino ela florida, aliás qual a cor das flores dela?
Quanto ao palpite acho que um vaso retangular realmente ia bem, mas de qualquer forma ainda esta em formação certo, então ainda há novas opções.
Tenho muita vontade de ter uma caliandra mas até agora não achei nenhuma aqui no RJ nem para venda nem para "arrancadori"...