Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

romã - yamadori

12
Sergio Batalini22/09/2009 11:35
romã - yamadori
Mais uma coleta ... como dizem : ENTULHODORI .; salvei dum monte de entulhos .. suei no serrote e coloquei na areia pura... uns 60 dias antes desta foto ... Como não estava muito confiante não postei antes... Mas agora tenho certeza que "pegou":

E olha o nosso mascote ai geeeenteeee.....rsrsrsr
Sergio Batalini22/09/2009 11:38
Por enquanto nada a fazer .. apenas aguardar o desenvolvimento dos galhos , postei apenas para iniciar o topico e tentar manter o registro desde o começo do projeto , que acredito realizaremos juntos ... o convite esta feito . 😄
Illex22/09/2009 16:58
Sérgio,

Gostei muito do material. É difícil conseguirmos bons materiais assim de Romãzeiras.

Ficarei aguardando a evolução do projeto.

Até amigo.

Illex
Sergio Batalini22/09/2009 17:48
nesse toco vamos trabalhar com a serra eletrica e a drammel .. escavar o tronco onde não houverem brotações ...para corrigir o topo ... penso em tirar uns 70% afunilando e disfarçando a cicatriz... 😲
EZEQUIEL JUNIOR22/09/2009 18:30
Olá Sergio,

Penso como o amigo, trabalhar bem com madeira morta. Só penso que o amigo pode esperar um pouco mais, para ela desenvolver melhor as raízes, mas é só uma opinião.

Coitada da dremmel...

Abraço
Arzivenko22/09/2009 18:42
Exatamente o porte de material que eu gosto!

boa sorte!
Sergio Batalini03/11/2009 14:20

Não .. Não esta nevando .. percebi que a planta estava bem firme no pote e comecei a trabalhar .. eheheh tava com agua na boca ...
Sergio Batalini03/11/2009 14:30
Desculpem estar sem camisa{ espero não causar inveja.. 😂 com este fisico 😮ops: } , mas esta muito quente e o pó incomoda muito ...
Sergio Batalini03/11/2009 14:43
já trabalhei 3 vezes com a serra e a retifica ...Bem me avisou o amigo Ezequiel : - tadinha da dremmel ...
Realmente ela não aguentaria sozinha , esta serra não é apropriada , alem de ser muito perigosa .... mas é a unica por enquanto... se alguem conhecer outras melhores .. podem me indicar ...

estou indo aos poucos para não comprometer as raizes.. e a planta.. ela reage bem ...

Sergio Batalini03/11/2009 14:49
quero ir aumentando e aprofundando este rasgo , estou no começo do trabalho , depois vem os acabamentos ... como estou indo ???
Sergio Batalini03/11/2009 14:51
Felipe03/11/2009 18:37
Sergio,

Plantinha de calibre essa hein!!!!
Está indo bem sim...as brotações indicam que ela se recuperou....agora é ir mexendo nesta parte morta. Agora no verão adube forte e constante.
Isso sim é planta para se achar no lixo, não aqueles tocos finos que o pessoal tem postado pedindo orientações!!!!
Sergio Batalini04/11/2009 13:41
Acredito que muito do que vemos no lixo é lixo mesmo , mas, vez ou outra encontramos peças descartadas por não haver espaços para replantar, por reformas nos imoveis, demolições, terraplanagens ou porque nenhum aprendiz de bonsaista viu primeiro ... Esse toco estava mesmo num monte de entulho , dei sorte e cheguei na hora, pedi para o proprietario do lixo , recolhi e aí esta ... Posso estar enganado , mas , acredito que neste caso o lixo se transformará em 😄 luxo...
Hugo C da Silva Júnior04/11/2009 20:38
Sérgio parabéns pelo excelente ENTULHODORI rsrsrs

Trabalha com carinho nessa criança e continue postando as evoluções...

Por falar em criança alguém arrisca um palpite da idade???
Sergio Batalini05/11/2009 13:12
Eu tenho duas romanzeiras no meu quintal, plantadas no chão, a mais velha tem 14 anos e não tem a metade deste calibre ... Acredito que esse toco tenha uns 20 anos ou mais ... Se alguem souber calcular a idade nos ajude ... 😄
Arzivenko05/11/2009 13:17
Está indo bem, agora dê tempo a ela, deixe quieta até o outono, então será a hora de escolher quais galhos ficam, e quais saem...
nickyfury05/11/2009 15:36
bonsai
Bonsergio, acho interessante frisar que, com essa área toda, sua planta pede um trabalho bem detalhado e escavado, visando melhorar o shari, que pode ser o maior atrativo nessa planta. Aliás, vc fez um ótimo trabalho até agora. O importante é escavar, da melhor maneira possível, visando mostrar os veios e saliencias naturais da madeira, o que irá agregar maior beleza a seu trabalho, antes mesmo da formação estrutural dos galhos.

Uma boa forma de esculpir é ir retirando material aos poucos, com um formão ou uma entalhadeira:

Pode-se, dessa forma, chegar até próximo disto:

Certamente, com essa area extensa, é mais viável escolher o shari como sendo a frente de sua planta. Nessa caso, mais um boa razão para trabalhar com calma esta parte, e não retirar material impensadamente.
Mário Sérgio05/11/2009 15:38
Esse negócio do pessoal comentar que achou no lixo, num terreno baldio está me deixando doente. Eu ando pelas ruas feito cachorro vira latas, olhando caçambas e terrenos baldios feito um louco...rsrs
Parabéns!!!
Marcio Vargas05/11/2009 15:58
Mario Sérgio!!!

Somos dois então... Principalmente nos terrenos onde vão começar alguma obra...

Abraços
nickyfury05/11/2009 16:22
bonsai
Um bom local para se procurar é na area destinada a paisagismo de sua cidade. Muitas plantas de parques e jardins são periodicamente substituidas por novas mudas ou trocadas por estarem muito velhas. Costumam recolher o material nas ruas e jogar nessas areas especificas, destinadas justamente para isso. 😄
Sergio Batalini05/11/2009 18:01
Mario e Marcio, realmente foi encontrado por acaso.
Indo para casa vi um monte de galhos , passei assim , como quem não quer nada , e vi o toco serrado com 1metro + ou - , recem arrancado , ainda "chorando" seiva por cima do monte e o pessoal arrastando outros galhos . O mais dificil é pedir para levar embora um toco sujo, pesado e sem utilidade nenhuma . Nem tento explicar para que é , apenas digo que tenho um sitio e quero replantar...
Uma dica tb é fazer amizade com jardineiros da prefeitura, diaristas , pessoal que lida com limpeza de terrenos , etc... aqui conheço todos { cidade de 20.000 hab. } e eles já sabem, quando forem arrancar pés de frutas ou azaléias , primaveras, ficus, buxinhos ..etc... me avisam , se der certo pago 10 ou 20 reais { lucro extra prá eles} ... De cada 10 dicas aproveito 1 ou 2 , mas são materiais bons, como esta romãzeira.
Sergio Batalini05/11/2009 18:09
Caro Nick,
Desde minhas primeiras incurções pelo forum me acostumei a sempre ler suas orientações com atenção , alem da retórica invejavel , vc tem conhecimento de causa e paciencia para nos transmitir detalhadamente, o que te coloca , a meu ver , como um dos melhores professores do forum .
Agradeço as sugestões e vou sim , com cuidado e calma , para na ansia de cavar não exagerar , ou tirar material demais .
Penso que terei que criar os veios e sulcos para envelhecer o shari e dar mais naturalidade a ele... até aqui tudo caminha bem ... Obrigado a todos e ... me aguardem ... 😄 😄 😄
nickyfury05/11/2009 18:43
bonsai
Bonsergio, acho que um dos melhores exemplares de romanzeira que tenho visto neste forum é o postado pelo bonsaista portugues Rodrigo Sousa Vidal. Dá uma conferida no material e no trabalho preliminar que ele executou na planta. Com isso, vc pode ter uma idéia do que poderá vir a conseguir com a sua planta:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12873

Lembre-se de arrancar flores e frutos prematuros, para não atrapalhar o desenvolvimento e perda de galhos. Boa sorte.
Sergio Batalini08/11/2009 12:11
Vi o topico do Rodrigo de Portugal . 😲
Uma obra de arte .
Penso que se deixar apodrecer sozinha algum tempo terei esses sulcos e veios mais naturais ..A parte em decomposição sai com facilidade , o cerne fica e cria sozinho seus contornos ...
Certo?
Sergio Batalini19/11/2009 13:14
E continua se desenvolvendo bem ... Muita TM e FO... Mais brotos e domingo vou lapidar mais um pouquinho...rsrsr
12