Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

pineira

daniel pipolo24/09/2009 09:26
pineira
paineira que achei em holambra, quando trasnplantei la vi que foi feito uma poda drastica nas raizes.. o pivo dela era muito grosso.......

bom pra mim ela nao deve ser podada.....deve ficar desse tamanho mesmo.. e vcs o que acham ....

Sergio Batalini24/09/2009 14:37
boa planta... não corte nada nesta... rssrs . quando puder coloque numa bacia bem furada com substrato arenoso .. e planta no lado oposto em que esta neste vaso ...
daniel pipolo24/09/2009 14:39
para ela ficar reta?
Arzivenko24/09/2009 16:23
não daniel, a idéia é que a planta fique sobre o vaso, assim ela está plantada no cantinho, e toda a parte aérea fora do vaso.. entendeu?
Sergio Batalini24/09/2009 17:08
é isso aí ... Daniel ...
daniel pipolo25/09/2009 09:34
sim simm.... mais o bacana é ela sair do vaso mesmo..... ae podemos sentar em baixo dela .. onde ela esta /// perto do sofa

dp
Markus Von Kossel25/09/2009 11:32
Concordo com Bonsergio e Arzivenco, a planta deve ser plantada no lado oposto.

Daniel, desculpa a sinceridade, mas acabo de opinar em 3 de suas plantas, e elas sempre me parecem um pouco artificiais, um bonsai deve parecer uma arvore, uma miniatura, e não uma planta num vaso.
Talvez você gosta deste estilo mais moderno, mas as plantas não parecem miniaturas.
Eu seria mais ortodoxo na modelagem dos estilos.

MINHA OPINIÃO.
Desculpe novamente a sinceridade!
daniel pipolo25/09/2009 14:14
que isso .. estamos ae pra aprender...... sabe o que é /// essa paineira ja esta muito grande ... para tentar miniaturizar teria que dar uma boa poda nela.....nao fix isso pois acho que a diminuicao das folhas(que sao grandes) seria dificil...

eu coloco as minhas poucas plantas aqui é para vcs opinarem mesmo .... porisso nao fiquem acanhados.. pode falar a vontade..

obrigado

dp

vamos ver o que podemos fazer com ela...

valeu
Markus Von Kossel25/09/2009 14:58
Meu velho..... um arame não dá uma entortada nesse tronco???
engembra um entortador de tronco, com umas cunhas de madeira e uma arame. Ou uma alavanca.
Tem q dar um movimento nesse tronco.
Ou.... viajando um pouco... uma semi cascata, formando a copa bem longe do vaso!!! será q ia prestar??? vamo ver o q a galera fala!
essa especie fica com um tronco massa!
valeu pela abertura cara.... melhor eu ser sincero do que ficar puxando o saco!
abs
Wilson Fracassi25/09/2009 15:06
Daniel,

Tem certeza que esta planta é mesmo uma paineira ?
daniel pipolo25/09/2009 15:33
claromarkus .... vamo que vamo....

bom ... semicascata é a intencao para essa planta .... agora como ti disse nao sei muito .. tenho medo demecher em algumas de minhas plantas .. essa ae é uma delas..kk

pensei mesmo em semi cascata .. mais nao sei o que fazer !!!!!!

respondenho a pergunta do amigo ... é uma paineira vermelha...... me venderao assim ....

se é vermelha nao tenho plena certesa.... pois tenho outras paineiras vemelhas e os troncons sao um pouco diferente,( espinhos avermelhados, tronco esverdeado folha diferente dessa).... mais que é paineira nao tenho duvidas....
Sergio Batalini25/09/2009 17:44
Olha Daniel .. percebi que vc tem muito medo de mexer nas sua plantas... mas, se não arriscar , não tentar.. nunca vai desenvolver - se... Tem que meter a mão na massa trocar de vaso .. cortar .. aramar ... entortar.. não tá bom .. muda tudo de novo .. posição .. inclinação .. tudo pode ... só tome cuidado nas podas ... galho cortado não volta... por isso falamos tanto em paciencia .. cuidado.. mas de resto .. se não fizer nunca sabera como fazer... tente ... experimente.. e se não ficar bom .. faça de novo ...não tem como aprender a nadar sem se molhar ... 😄