Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

CUIDADOS COM AS ORIENTAÇÕES!

Elio25/09/2009 21:12
CUIDADOS COM AS ORIENTAÇÕES!
Olá pessoal!
Em outro tópico o Markus colocou a questão do bem manejar a lingua portuguesa.
Na hora me ocorreu uma outra situação que pode, eventualmente, trazer sérios problemas aos desavisados.
Trata-se de foristas, normalmente os mais novos, impulsivos, até na ânsia de querer ajudar, postarem orientações, conselhos, dicas, sem fundamentos.
É louvável querer ajudar mas, não tendo certeza, seja por conhecimento técnico/teórico ou prático, a ajuda pode resultar num desastre.
É salutar sempre informar a origem da afirmação; ou a referência; ou então a afirmação de que é empírico por própria experiência.
Mesmo os mais velhos, quando não têm certeza, devem se abster de sugerir, aconselhar.
Mais ainda, mesmo os mais velhos, ter a humildade de perguntar quando não souber.
Eu já me flagrei, no passado, dando informação errada. Hoje, se não sei...........não falo, não escrevo!
abraço
Salo25/09/2009 21:40
Estou contigo amigo Elio, ótima iniciativa.
Acredito que uma informação equivocada quando é transmitida a alguém,
pode ser transmitida posteriormente por esse alguém e assim continuamente, podendo prejudicar muita gente. Desta forma o melhor, quando não se sabe o que dizer, é não se manifestar ou então pesquisar antes de opinar.

Att,
Salo.
Thiago Giaconi25/09/2009 21:53
Concordo plenamente com você Elio...

abraço
Ricardo Paiva26/09/2009 14:09
Elio e amigos, já vi algumas situações assim. Já intervi dizendo que tal dica nunca haviado visto flar e que EU fazia de tal forma ou que FULANO havia falado que de tal jeito funcionava.
Entendo os iniciantes e sim que os que tem experi|ência deveriam intervir mais.
Ótimo post.
Arzivenko26/09/2009 20:12
É evidente que como qualquer ciência o bonsai possui diversas vertentes, mesmo questões técnicas ou científicas geram muita discussão. Por este motivo acho muito válido que se citem outras pessoas, ou que assuma como sua experiência, sua opinião, isso é o mínimo necessário para que possamos trocar experiências e evoluir.
Luis A. de Macedo Rodrigu26/09/2009 20:48
Élio, muito pertinente esta sua colocação. Como diz o ditado " Ao contar o milagre deve-se nominar o santo" e não só isso, se a fonte da informação não for conhecida ou fidedigna deixar isso bem claro. Quem a aplicar estará ciente dos riscos que correrá. Abraço a todos.

Angela Fernandes27/09/2009 16:08
Olá !!!!!!!!!!
Querido Élio, muito pertinente o post.
Acho que deveríamos sempre buscar a fonte da informação para que não caiamos no erro de irformações errôeneas.
No mais, acho super válida a colocação quando é uma experiência, citando quem está experimentando....
Afinal....estamos aki para aprender sempre,,,,