Olá Amigo Elio
Elio escreveu:
Pois é, pessoal: Por receio (medo mesmo) resolvi mantê-lo assim mesmo.
Abaixando um pouco mais os ramos acho que dá para tapear o tronco pescoçudo.
Perfeitamente compreensivel, meu caro perfeitamente compreensivel, ainda mais no seu caso que era no tachiagari, mesmo com pontes nunca se sabe....é coisa para dar suores!
Agora contráriamente à opinião dos restantes colegas, que talvez se deva ao facto de não terem nenhum, o problema não se resolveu nem se resolve com uma simples puxada dos ramos para baixo, o problema que tinha continua e vai continuar a persisitir por esses anos a fora...
Para o dissimular talvez estimulando um qualquer gomo latente que se encontre mais proximo da base e deixá-lo crescer como ramo de sacrificio, mas pode ocorrer também calosidades indesejadas, é uma incerteza...quem sabe talvez um enxerto de aproximação...
mas baixar apenas os ramos, não creio...até porque como sabemos uma das melhores alturas para se apreciar uma
"caduca" é precisamente no periodo do inverno, e nessa altura ela vai denunciar/deitar tudo para fora....dando-nos a conhecer a sua estrutura.
Logo parece-me que algo deve/devia ser feito no sentido de elevar um pouco mais o nebari e com um/os ramos acima continuar a árvore para que se aproveitem os mais finos...
sei como é dificil e não é para desanimar, acredite....apenas gostaria que ele ficasse "
como se fosse meu" e não um "show de bola" que me causava desconforto mais tarde, sempre que lhe caissem as folhas....Bonsai é para se apreciar o ano inteiro, com e sem folhas; com e sem arames....😉
Para se proceder a uma intervenção deste tipo não é conveniente que ele esteja num vaso desse genero e de preferência que seja apenas no ano seguinte ao transplante, sem qualquer tipo de intervenção entretanto para ganhar o máximo de vigor possivel.
Em caso de dúvida mais vale não fazer, mas também não esperemos com isso grandes resultados.
Existe aqui um exemplo de um amigo doutro forum que pode ser que lhe sirva para cruzar alguma informação, embora no caso dele tenha sido um tridente....parece-me bem ilucidativo!
http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=49&t=3460&st=0&sk=t&sd=a
Também tive algumas reservas (que sempre tenho quando é no tronco principal), e me parece de alguma prudência recorrer à utilização de "pontes", naquele caso pelos vistos foi sem elas e o resultado é o que se vê....
Como referi acima dado a espécie que é, é por demais natural que seja uma decisão que não se tome de animo leve,
por isso na dúvida espera-se um pouco mais, afinal a integridade do exemplar não está em risco, não há porque haver precipitações de espécie alguma 😉
Boa sorte e tudo de bom
[ ]s
Castro