Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

espinheira do japao

daniel pipolo28/09/2009 09:07
espinheira do japao
acho que esse o nome dela ..... nao tenho certesa... o que vcs achao da estilizacao..

valeuu
dp

desfolhagem

amarada

TARCISIO DIAS28/09/2009 09:10
Pra mim ficou perfeita a inicialização de educação dos galhos.Vai ficar muito bom.
edson060528/09/2009 10:49
Olá Daniel,
acredito que a tua planta merece algumas observações com o único propósito de fazer com que você tenha um exemplar mais bonito e de melhor qualidade de estrutura no futuro... 😉
Na atual circunstância é uma muda pescoçuda (ramificações muito altas), sem nenhum movimento e conicidade no tronco. Se ainda for possível dê um movimento sinuoso ao tronco. Com isso você terá já de cara, dois benefícios: uma melhora do Tachiagari (primeiro terço do tronco) e um leve rebaixamento na altura, muito embora eu ache que ainda não será suficiente. Isso feito você poderá modelar um MOYOGI (ereto informal):

Caso não queira uma mudança tão radical, pode partir para um HOKIDASHI (vassoura) fazendo uma poda nestes galhos de cima para induzir brotações mais baixas. Depois é só modelar como neste desenho do Marcelo Duprat:

Espero ter ajudado.
Edson.
Sergio Batalini28/09/2009 11:32
Ola Damiel , eu denovo com a unica intenção de ajudar ... e aprender tb...O negócio é o seguinte : existe uma proporção que devemos seguir , não a risca , mas quando possivel .. O tronco não deve ser mais alto que 2 ou 3 x a sua largura.. Entendeu ? Plantas que fogem muito disso devem ser baixadas ou podadas ... Nesta espinheira .. ou faz como disse o Edson ou corta baixo e recomeça .. parece implicancia com suas plantas , mas não e´, só quero ajudar e aprender tb...
daniel pipolo28/09/2009 14:39
kkkk fica tramquilo ... quanto mais critica melhor kk...

intao tambem acho ela muito alta ... mais nao sei exatamente como torcer tronco.......

tenho medode quabrala
ROGÉRIO DIAS28/09/2009 16:49
RSRSRSRS
RAPAZ,,,EU ACHO ASSIM,,,DEPENDE MUITO DO QUE O DONO DA PLANTA QUER,,,SE ELE QUER ELA PRA LOGO,,FAZ UMA COISA,,,SE ELE NÃO TEM PRESSA E QUER TRABALHAR A PLANTA AO LOGO DOS ANOS,,,É SÓ COLOCAR ESSA PLANTINHA AÍ NUMA MAMADEIRA POR UNS 5 ANOS E ESPERAR ELA ENGROSSAR,,,JÁ VÍ BONSAI BEM BONITOS SAIREMDE SEMENTES.
SEKI - Elio Luis Secchi28/09/2009 17:26
Amigos, a meu ver esta planta é um ligustro. As folhas foram retiradas o que dificulta um pouco a certeza da identificação, mas mesmo assim tenho esta impressão que me parece clara.
A estilização dos galhos ficou boa, desde que estivesse a 10 cm do chão.
Além disso lá em cima tem uma inversão de conicidade, ficou um nó muito grande e com galhos saindo paralelos.
Dobrar o tronco desta espessura é difícil. Não impossível, usando técnicas avançadas, mas não tão simples assim.
Quando foi feito o corte drástico desta planta foi a atitude certa, mas deveria ter sido feita a uns 6-8 cm do chão, assim se teria agora esta ramificação bem aí perto do nebari para fazer, possivelmente esta mesma distribuição de galhos que o amigo fez. Ficaria ótimo. Não fosse o problema da inversão de conicidade poderia se sugerir de fazer um alporque, o que, em função do colocado, creio que não vale a pena.
Em se tratando da planta que imagino ser, um ligustro, esta poda drástica perto do chão ainda seria viável.
Sei que é complicado, afinal agora tens uma planta aramada, com um aspecto e direcionamento de bonsai, e, fazendo este corte vais ter um toquinho. Mas não será por muito tempo. Já me aconteceu de insistir por 3 anos com uma planta pescoçuda, para depois podar a 6 cm do chão porque nunca chegava a nenhum resultado: em dois anos tinha em mãos algo bem melhor do que antes. Casualmente, com ligustro (no meu caso o sinensis, de folha pequena).
A sugestão de um hokidachi também é boa, mesmo assim creio que teria que podar o tronco para tirar aquele nó e baixar um pouco, incentivando novas brotações, que virão com certeza.
Enfim, espero ter ajudado sem ter sido drástico demais.... rssrsrsrs

Abraço
Edmilson28/09/2009 18:24
Dúvida
Caro amigo Elio, o que vc acha de um alporque aliado ou hokidashi. Faz-se o alporque coloca em um recipiente grande para maximizar os galhos juntamente com a folhagem e poder então "esconder" este defeito de inversão de conicidade.

Abraço fraterno
daniel pipolo29/09/2009 08:30
prara resolver isso acho que fico com o alporque ......

acho qeu vai ser a melhor solucao para baixar ela e aproveito e tenho outra planta ......

????

dp
SEKI - Elio Luis Secchi29/09/2009 11:33
Concordo, Edimilson e Daniel. O alporque parece ser a melhor solução. E a época para isso não poderia ser melhor do que agora. Em cerca de 60 dias poderá tirar a parte de cima e a parte de baixo ficará com a poda drástica sugerida. Terá duas plantas. A de cima poderá estilizar em hokidachi e a de baixo, dependendo da brotação optar por outro estilo.

abraço
daniel pipolo24/08/2010 13:20
Agosto 2010

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us
Renato Rodrigues Roehrs25/08/2010 11:07
Daniel, tá indo muito bem!
Bela intervenção... vai ficar ótimo!

Postando para acompanhar.

Abraços.