Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Substrato: calcário, pó de chachim e terra vegetal

João Paulo Batista Lyrio28/09/2009 14:31
Substrato: calcário, pó de chachim e terra vegetal
Pessoal gostaria de saber se esse substrato daria conta de manter um bonsai bem visto de caliandra, ficus, romã, amoreira, serissa foetidia, mexerica e pitanga, é claro que com o tempo umas adubações necessárias.

Ou se eles servem para todo tipo de planta.

Agradeço pela colaboração e atenção.
TARCISIO DIAS28/09/2009 15:44
amigão usa somente telha quebrada granulada e argila também granulada, tudo com mais ou menos 2 ou 3 mm ok?
João Paulo Batista Lyrio28/09/2009 15:58
Valeu Tarcísio,
mas estou com dificuldade de encontrar a argila.
Só consigo encontrar o calcário e o pó do chachim e também umas pedrinhas tipo bola de gude amarronzadas.
Elio28/09/2009 21:22
Olá João Paulo!

A bem da verdade, pelo que aprendi e por experiência, posso dizer o seguinte:
1. Calcário, nem pensar. São plantas que preferem solo mais ácido. Calcáreo eu uso 2 vezes por ano, 2 colher de sopa nos vasos grandes, somente nas coníferas, para correção de solo.
2. Xaxim é bom para violetas e orquídeas. Promove muita aeração. Pode colocar um pouco. + ou - 10%.
3. Terra vegetal só se for peneirada e usar o que sobrar na peneira. descartar o pó fino.

Então, usar o que?
Pedrisco, argila expandida triturada (aquela em bolinhas inteiras não serve. "pedrinha tipo bola de gude amarronzada"😉, caso de telha, caco de tijolo, turfa.

Vale lembrar a velha máxima do substrato do bonsai.

Substrato com boa
1. aeração e drenagem (pedrisco, cacos de telha)
2. retenção de umidade (turfa, terra granulada, argila triturada)
3. um pouquinho de carvão triturado(absorve excesso de cal e cloro e combate fungos)

É por aí!

abraço
João Paulo Batista Lyrio28/09/2009 21:39
Muito bom Elio,
colhi muitos cacos de telhas ultimamente, está rolando umas construções em minha rua e está tendo muitas telhas quebradas e tijolos excelente para minhas coletas, a areia de construção bem peneiradas com o escorredor e guardando as que ficaram no escorredor, seria uma boa tbm ?

Achei as argilas, e em tamanho daquelas gudeiras (bolinhas de gude) bem pequenas.

E o pó de chachim, não seria bom manter a terra úmida?

Abraço.
Elio29/09/2009 20:05
João Paulo!
O pedrisco teria que ser maior do que o que ficar no escorredor. Em torno de 1,5 a 2,5 mm, mas se você usar junto com os cacos de telha, tudo bem.
Argila expandida, como eu disse, aquela de bolinha, Não serve, a não ser que vc triture, o que é bem difícil devido a dureza dela. Eu compro argila expandida já triturada. Essa sim, serve.
Quanto ao xaxim, pelo contrário, ele não retém umidade por ser um substrato muito aerado. O pouco que se pode colocar é para dar aeração. (as raízes respiram).
abraço
Rinaldo29/09/2009 21:30
João uma dica, tinha o mesmo problema então fui a algumas distribuidoras de tijolos e lajes de cerâmica e o pessoal me deixava pegar uma boa quantidade pois no carregar o caminhão alguns caem e o caminhão acaba passando em cima ai já tritura bem.
Cheguei a carregar uns 10 kilos de cada vez
Então qnd chegava em casa era só peneirar e separar a granulometria desejada.
Espero ter ajudado.
Abraço e boa sorte
Rinaldo