hraphi29/09/2009 14:22
Pitanga bonsai frutifica com quantos anos?+ foto da árvore.
Amigos bonsaístas, adquiri um bonsai de pitanga com 12 anos, e gostaria de saber de vcs com quantos anos em média ele frutifica?
Saudações Henrisson Raphi.
O bonsai é esse da foto.

Thiago Giaconi29/09/2009 17:26
Ola Henrisson,
Eu tenho exemplares com 7 anos que eu mesmo semeei e ja frutificam
Abraço
Claudio Richter Filho29/09/2009 17:58
e jabuticabeira hibrida
com anos frutifica
Abraços...
Thiago Giaconi29/09/2009 18:28
Olá Dinho,
Meu exemplar de jabuticabeira hibrida tem cerca de 12 anos e já carrega de jabuticaba
Abraço
hraphi29/09/2009 18:52
Ateliê Bonsai Giaconi escreveu:
Ola Henrisson,
Eu tenho exemplares com 7 anos que eu mesmo semeei e ja frutificam
Abraço
Olá Thiago,
Mas eles foram enxertados certo?
No site onde adquiri, o responsável me disse que tanto o de pitanga com 12 anos, quanto o de Jabuticaba híbrida com 14, nunca frutificaram ainda, e que ele achava que faltava pouco, achei super estranho, como saber se as plantas tem essa idade mesmo?
Abraço.
Thiago Giaconi29/09/2009 19:39
Olá,
Porque fui eu mesmo que semeei....comi a fruta e tudo....rsss
não foram enxertadas não...
Abraço
DigoF302/10/2009 13:11
ola, a pitanga frutifica de trêa a quatro anos, algumas plantas demoram mais.
boa sorte...
t+.
hraphi02/10/2009 14:12
Rodrigo Sandi escreveu:
ola, a pitanga frutifica de trêa a quatro anos, algumas plantas demoram mais.
boa sorte...
t+.
Só isso Rodrigo? três a quatro anos? A que adquiri já tem 12 anos e ainda não frutificou, achei estranho, será que devo fazer uma enxertia?
nickyfury04/10/2009 10:42
bonsai
Se quiser garantias de uma frutificação, enxertar galhos de plantas que estão produzindo é sempre um ótimo recurso. 😄
A questão da idade da planta, no entanto, nem sempre é a resposta para a produção de frutos. Lembrando que arvores, cultivadas como bonsai, estão sempre recebendo nutrientes e agua da rega, mas por outro lado, quando buscamos uma estruturação mais interessante, condicionando o crescimento da planta a um estilo qualquer, nós frustamos sua capacidade de frutificação. 😲
Assim, para obter uma frutificação, muitas vezes é necessário deixar a planta crescer à vontade, sem interferir com podas e pinçagens. Ao atingir essa meta, contudo, poderemos voltar a praticar essa manutenção, sem prejuízo, vez que a planta estará condicionada a isso, independente de qualquer trabalho que façamos nela. 😄
Replantar em um vaso mais profundo, adubar com regularidade (a cada 45 dias) e manter uma rega constante, sem encharcar, propicia condições adequadas a uma frutificação. Acelerar esse processo, porém, requer condições mais específicas. Repassar a planta para o solo, ou para uma bacia plástica grande, onde possa se desenvolver melhor, ajuda sobremaneira nesse objetivo. 😄
hraphi05/10/2009 01:44
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Se quiser garantias de uma frutificação, enxertar galhos de plantas que estão produzindo é sempre um ótimo recurso. 😄
A questão da idade da planta, no entanto, nem sempre é a resposta para a produção de frutos. Lembrando que arvores, cultivadas como bonsai, estão sempre recebendo nutrientes e agua da rega, mas por outro lado, quando buscamos uma estruturação mais interessante, condicionando o crescimento da planta a um estilo qualquer, nós frustamos sua capacidade de frutificação. 😲
Assim, para obter uma frutificação, muitas vezes é necessário deixar a planta crescer à vontade, sem interferir com podas e pinçagens. Ao atingir essa meta, contudo, poderemos voltar a praticar essa manutenção, sem prejuízo, vez que a planta estará condicionada a isso, independente de qualquer trabalho que façamos nela. 😄
Replantar em um vaso mais profundo, adubar com regularidade (a cada 45 dias) e manter uma rega constante, sem encharcar, propicia condições adequadas a uma frutificação. Acelerar esse processo, porém, requer condições mais específicas. Repassar a planta para o solo, ou para uma bacia plástica grande, onde possa se desenvolver melhor, ajuda sobremaneira nesse objetivo. 😄
Obrigado pelas dicas NickyFury ...
DigoF318/10/2009 09:42
ola, podas e desfolhas frecuente podem inibir a frutificação.
acredito que um encherto nas ponteiras podem solucionar este problema.
boa sorte...
t+.
Alcides Junior19/10/2009 09:49
Com 12 anos acerdito que só falta um melhor cuidado na adubação. Tenho uma com 7 anos e a 4 floresce e frutifica.
hraphi20/10/2009 14:49
junior/pr escreveu:
Com 12 anos acerdito que só falta um melhor cuidado na adubação. Tenho uma com 7 anos e a 4 floresce e frutifica.
Agora que ela está comigo vou trabalhar na adubação, e deixar ela a sol pleno para favorecer a frutificação. Posso adubar com adubo químico de 15 em 15 dias, como faço com os meus ? ou para frutificação existe alguma técnica específica na adubação?
Alcides Junior20/10/2009 16:53
Olha, a adubação com adubos químicos requer os devidos cuidados, sempre achei de 15 em 15 dias muito, mas tem muita gente que usa.
Prefiro mais torta de mamona e farinha de ossos, podendo se acrescentar um biofert junto.
hraphi22/10/2009 11:49
.
Com certeza, qualquer vacilo pode ser muito perigoso, mas a quantidade que coloco é muito pequena, um copinho de cafezinho do adubo químico líquido já diluído em água, alem do NPK, ele ainda tem 8 micronutrientes, vamos ver se agora ela frutifica...