Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Duvida com arame no Shimpaku

Nadask01/10/2009 10:11
Duvida com arame no Shimpaku
esse eh meu SHIMPAKU gostaria de saber se eh possivel eh colocar já arames???

http://s404.photobucket.com/albums/pp129/nadask/MY%20BONSAI/?action=view&current=Bonsai1.jpg
Rinaldo02/10/2009 10:42
Acho q não teria problemas em aramar ele agora até ajudaria na aeração e qntidade de luz no interior da planta.
Só seu vaso q está pequeno e o shimpaku tem crescimento lento, será q se vc colocá-lo em um recipiente maior sem mexer nas raízes não vai acelerar um pouco o crescimento?
Vamos esperar mais dicas.
Abraço.
Rinaldo
DigoF302/10/2009 12:59
ola Nadask, como eu já avia te recomendado retire estas pedrinhas. Como rinaldo comentou o vaso é muito pequeno isto faz a planta ter um crescimento lento é importante vc passar para o escorredor para acelerar o mesmo. A aramação: acredito que a planta esteje nova demais para isto mais para aproveitar o tronco ainda fino de alguns movimentos nele.

boa sorte...
t+.
nickyfury04/10/2009 11:27
bonsai
Aconselho o nobre colega retirar a planta do vaso em que está, passar um arame desde a raíz, enrolando todo o tronco. Em seguida, force o tronco, dando movimentos sinuosos a ele. Escolha os galhos mais bem posicionados, cortando os desnecessários, adequando com arame fino esses galhos, de forma a moldar de acordo com o movimento do tronco. 😄

Após isso feito, replante, escolhendo um vaso menor para acondicionar a planta. Lembre-se de espalhar as raízes em toda a volta, evitando formar um bolo com as raízes. Dessa forma, a planta terá maior estabilidade. Não é por que a planta é pequena que não se pode fazer com ela um bonsai. 😄

Bonsai com plantas assim são chamados de mame, ou mini bonsai. Se bem trabalhado, resultam em verdadeiras obras-primas, que suscitam admiração a quem vê. 😄

Eis alguns exemplares:

Na foto abaixo, são mostrados pinheiros. Mas o movimento do tronco pode ser feito tambem em juniperos, como o seu:

Eis alguns exemplos, em desenhos, de mini bonsai:

Um junipero como o seu, se for plantado em um escorredor ou uma bacia plastica, levará no minimo uns seis ou sete anos para chegar a um tamanho pouca coisa maior do que está hoje. Então, muitas vezes, é melhor fazer com a planta um mini bonsai, e ter um resultado mais imediato, do que esperar todos esses anos, pacientemente, para ter pouca coisa mais com que trabalhar. 😲
Nadask04/10/2009 21:49
vlw pela dica pior que eu peguei
no troco dela e achei bastante duro entende...
fikei com medo de queebrar