Giaconi - Jabuticabeira Bosque 1
Thiago Giaconi04/10/2009 00:51
Giaconi - Jabuticabeira Bosque 1
Esse é meu primeiro bosque... o que vocês acham?
abraço
Markus Von Kossel04/10/2009 21:08
Bacana cara!
E o vaso? como vc vai fazer pra passar pro vaso/lasca?
Troca depois q formar as raizes?
Eu nunca fiz um bosque, mas eu acho que tentaria plantar direto no local definitivo.
Vai postando as fotos. Ta muito bonito.
Parabens!
EZEQUIEL JUNIOR05/10/2009 09:19
Olá Thiago,
Parabéns pelo trabalho, ficou bom!
Penso que na composição de bosques, o ideal é ir educando as plantas de forma individual, e já compor a floresta no local definitivo, laje, suiban... no mais, ficou um bom trabalho
Abraços
Thiago Giaconi05/10/2009 12:57
Markus Von Kossel escreveu:
Bacana cara!
E o vaso? como vc vai fazer pra passar pro vaso/lasca?
Troca depois q formar as raizes?
Eu nunca fiz um bosque, mas eu acho que tentaria plantar direto no local definitivo.
Vai postando as fotos. Ta muito bonito.
Parabens!
Olá Markus,
Muito obrigado!!!!
Ainda estou procurando uma lasca de pedra para os bosques...
Abraço
Thiago Giaconi05/10/2009 12:57
EZEQUIEL JUNIOR escreveu:
Olá Thiago,
Parabéns pelo trabalho, ficou bom!
Penso que na composição de bosques, o ideal é ir educando as plantas de forma individual, e já compor a floresta no local definitivo, laje, suiban... no mais, ficou um bom trabalho
Abraços
Olá Ezequiel,
Muito Obrigado!!!
Abraço
Angela Fernandes05/10/2009 15:53
Olá !!!!!!!!
Thiago, quantas palntas tem neste bosque ?
Gostei de ver a saúde das "meninas".
Acho que talvez fosse bom ir retirando um pouco do substrato pois, talvez passem para uma lasca e se assim for, a terra será bem menos do que agora.
Se for para uma bandeja, deverá ser rasa o que também significa pouco substrato.
Bem.....apenas opinião.
Thiago Giaconi05/10/2009 19:48
Angela Fernandes escreveu:
Olá !!!!!!!!
Thiago, quantas palntas tem neste bosque ?
Gostei de ver a saúde das "meninas".
Acho que talvez fosse bom ir retirando um pouco do substrato pois, talvez passem para uma lasca e se assim for, a terra será bem menos do que agora.
Se for para uma bandeja, deverá ser rasa o que também significa pouco substrato.
Bem.....apenas opinião.
Olá Angela,
Muito Obrigado!!!
São 7 plantas...vou tentar arrumar uma bandeja ou uma lasca de pedra...
abraço
Ricardo Paiva06/10/2009 08:41
Olá Thiago ficou muito bom para seu 1º bosque, parabéns.
Concordo com o pessoal que como suas jabu já estão bem desenvolvidas, poderias ter feito o trabalho já numa lasca ou suiban.
Quanto a composição do bosque só acho que a árvore ao centro destoa um pouco das demais por seu movimento muito sinuoso enquanto que as demias são mais retas. Eu a substituiria por uma mais adequada.
Eu também me arrisquei, dá uma olhada no meu bosque:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/bosque-de-jabuticabas-1/Arzivenko06/10/2009 09:49
Tens um bom material para trabalhar, mas achei pouca a noção de profundidade na floresta.
Pesquise sobre composição e a regra "dos terços", isso pode ajudar.
Separe todas as plantas em ordem de tamanho. Ponha primeiro a maior, mais a frente, e nunca no meio ou numa extremidade, mas sim em um terço da composição, geralmente é posta no terço direito.
Pegue as próximas plantas e vá distribuindo evitando ângulos retos ou proporções pares na composição (1/2, 1/4, 1/6), a composição é mais harmônica utilizando frações ímpares (1/3, 1/5, 1/7).
Lembrando, plantas grandes à frente, pequenas ao fundo. Isto aumenta a noção de profundidade da floresta.
Thiago Giaconi06/10/2009 12:30
Ricardo Paiva escreveu:
Olá Thiago ficou muito bom para seu 1º bosque, parabéns.
Concordo com o pessoal que como suas jabu já estão bem desenvolvidas, poderias ter feito o trabalho já numa lasca ou suiban.
Quanto a composição do bosque só acho que a árvore ao centro destoa um pouco das demais por seu movimento muito sinuoso enquanto que as demias são mais retas. Eu a substituiria por uma mais adequada.
Eu também me arrisquei, dá uma olhada no meu bosque:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/bosque-de-jabuticabas-1/
Olá Ricardo,
Concordo com você...vou substituir e posto novas fotos...
Gostei muito do seu bosque...foi ele que me animou a fazer os meus...
Abraço
Thiago Giaconi06/10/2009 12:52
Arzivenko escreveu:
Tens um bom material para trabalhar, mas achei pouca a noção de profundidade na floresta.
Pesquise sobre composição e a regra "dos terços", isso pode ajudar.
Separe todas as plantas em ordem de tamanho. Ponha primeiro a maior, mais a frente, e nunca no meio ou numa extremidade, mas sim em um terço da composição, geralmente é posta no terço direito.
Pegue as próximas plantas e vá distribuindo evitando ângulos retos ou proporções pares na composição (1/2, 1/4, 1/6), a composição é mais harmônica utilizando frações ímpares (1/3, 1/5, 1/7).
Lembrando, plantas grandes à frente, pequenas ao fundo. Isto aumenta a noção de profundidade da floresta.
Olá Arzivenko,
Muito obrigado pelo comentário!!!!
Abraço
Thiago Giaconi14/10/2009 18:23
Fiz umas mudanças, o que vocês acham?
abraço
Ricardo Paiva14/10/2009 21:08
Melhorou muito Thiago.
É impressão ou ficaram 8 árvores? Bosque de bonsai deve ter número ímpar.
Thiago Giaconi14/10/2009 22:50
Ricardo Paiva escreveu:
Melhorou muito Thiago.
É impressão ou ficaram 8 árvores? Bosque de bonsai deve ter número ímpar.
Se eu te falar que na hora que ví a foto fiquei pensando, "onde foi parar a outra planta?", rssssss
Tem 9 plantas...não tirei a foto muito de frente...por isso uma ficou meio escondida
Obrigado!!!
Abraço
Ricardo Paiva15/10/2009 08:48
Então agora é só esperar o desenvolvimento do conjunto e já ir providenciando uma lasca ou suiban.
Arzivenko15/10/2009 11:24
Ah sim, veja como melhorou! deixa desenvolver bem, assim uma planta vai se adaptando a presença da outra, mas o interessante é a evolução na composição, já aplicaste bastante do que foi sugerido.
Thiago Giaconi15/10/2009 11:50
Arzivenko escreveu:
Ah sim, veja como melhorou! deixa desenvolver bem, assim uma planta vai se adaptando a presença da outra, mas o interessante é a evolução na composição, já aplicaste bastante do que foi sugerido.
Olá Arzivenko,
Realmente a gente aprende muito aqui no fórum...
fiz mais um bosque, da uma olha depois...
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12735
Abraço
Sergio Batalini15/10/2009 13:08
E junto a lasca /suiban vá procurando as miniaturas: pontes, casinhas. pescador.. e quem sabe um destes teus bosques não se tranformem em penjing.... Como os maravilhosos feitos pelo Mestre Mario ...Parabens .. 😄
Thiago Giaconi15/10/2009 14:44
Bonsérgio escreveu:
E junto a lasca /suiban vá procurando as miniaturas: pontes, casinhas. pescador.. e quem sabe um destes teus bosques não se tranformem em penjing.... Como os maravilhosos feitos pelo Mestre Mario ...Parabens .. 😄
Não sei onde conseguir uma lasca de pedra, estou pensando em mandar fazer algo de granito...penjing é uma ótima idéia, ainda não tentei...
Abraço