Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Flamboyant

Mirian Valadão05/10/2009 23:19
Flamboyant
Boa noite pessoal,

Este é um Flamboyant semeado em 01-06-2007, quando estava em torno de 40cm, transplantei para o chão colocando areia e esterco no fundo da cova . Coloquei um prato por baixo da muda. Deixei que crescesse livremente.
Estava com +- 3m de altura. A cerca de 4 meses, fiz uma poda radical deixando-o com 76cm, que é sua altura atual, com 20cm de circunferência.
Estou transplantando-o para uma bacia. Não vou podar os ramos agora, porque sempre morre alguns. Vou esperar o que sobra para tracionar. Penso em cortar o tronco mais fino.

Peço opinião, orientação e qualquer ajuda

Abraços
Mirian
Sergio Batalini06/10/2009 08:02
Ola Mirian.. Na minha opinião sua flan esta num tamanho ideal para começar a ser educada .. Mas... 😮ops: não quero ser o primeiro a jogar agua fria , mesmo pq , vi outros topicos seus e sei que tem experiencia ,mas esse tronco reto e longo assim ...esses galhos que grotam todos juntos do mesmo ponto ... sera que não é o caso de um corte em diagonal mantendo apenas uns 20 cm do tronco a partir do nebari ..? 😮ops:
Elio06/10/2009 11:38
Olá Mirian!

Eu estou trabalhando 2 Flamboyant. Um estilo Literati e outro Moyogi.
Até agora acho que vc conduziu muito bem. Tem 2 opções:
1. Para um futuro moyogi, seria seguir a orientação do Sérgio e podar (mais tarde) bem baixo , até menos de 20 cm.
2. Para um estilo "Flap Top", estilo das árvores das savanas africanas (tenho uma Nandina e uma Sibipiruna nesse estilo), não mudar nada a não ser tirar aquele galhinho mais fino que está embaixo, como vc disse.

Mirian, só fiquei preocupado com as pouquíssimas raízes finas (ciliares)

abraço