Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acmena smithii - ajuda

Guilherme Casagrande10/10/2009 14:29
Acmena smithii - ajuda
Amigos foristas essa acmena foi comprada em um viveiro a mais ou menos 1 ano e 8 meses, desde entao nunca tentei modificala, só poda mesmo, uma boa adubação coloquei ela no escorredor faz 2 meses e breve ja vai pra mamadeira ja esta apontando raizes, vai algumas imagens para ajuda dos amigos, obrigado

essa sera a frente creio eu.

temos uma furquilha por aqui

ela tem um nebari muito bom esta enterrada pelo bustrato
DigoF310/10/2009 16:04
ola, é uma planta de grande potencial.
Vai modela-la em hokidashi?

t+.
Guilherme Casagrande10/10/2009 18:21
ola Rodrigo, um hokidashi cairia bem, estava me esquecendo do estilo vassourinha,rss, mais vou deixar rolar mais opnioes, creio que vira muita coisa boa por ae ainda, abraços
r.ozelame10/10/2009 20:33
Amigo, diminuiria um pouco a copa dele, tentando deixá-la proporcional ao tronco.
Não conhecia essa planta....tem nome popular?
Luis A. de Macedo Rodrigu10/10/2009 21:26
Ramon,

Esta árvore é uma mirtácea, também conhecida como cerejeira australiana, (também já vi com a denominação de Eugenia smittii) Uma curiosidade desta mirtácea é que ela pega de estaca com uma facilidade incrível, dificilmente uma estaca não enraiza. Num dos Encontros em Mandaguari, ganhei uma mudinha do Vicente Romagnole que já esta bem grande e tenho feito mudas de estacas para distribuir a que tenha interesse. A minha muda está em um vaso não muito grande por isso seu crescimento (engrossamente de tronco) tem sido lento. Vou plantá-la em um vaso maior para engordá-la caprichando no adubo. Ela já floresceu varias vezes mas ainda não frutificou nenhuma vez. Acho que é muito nova e talvez precise mais tempo para a frutificação como a maioria das mirtáceas.
Angela Fernandes10/10/2009 21:43
Olá !!!!!!!!!!!
Luiz, meu amigo querido, nunca ouvi ou vi esta planta.
EITA Brasil fantástico......cada local possui uma quantidade imensa de plantas.............
Como posso obter uma muda ?
Será que se adapta ao nosso clima daki ?
Aguardo suas respostas......
nickyfury11/10/2009 10:20
bonsai
Guilherme, já que vc quer analisar outros estilos, para ver qual melhor se adequa a sua planta, sugiro então proceder a uma desfolha completa, para que possamos analisar melhor a estruturação aerea e indicar um caminho mais seguro. 😉

O tronco tem um leve movimento. Seguindo essa linha, talvez possamos estabelecer um moyogi. Mas, como escrevi, é preciso analisar a continuidade, oculta pela densa folhagem, nos galhos da copa. 😄
Guilherme Casagrande12/10/2009 11:34
ola r.ozelame a chamam de jampo, tem uma especie que é mini-jambo, é uma arvore imensa que nos da varios frutos vermelhos e saborosos, vou postar uma foto, valeu pela dica.

ola ramon, realmente é da familia das myrtaceae, mais nao é conhecida como cerejeira australiana, antigamente era chamada de eugenia smithii, hoje seu nome é acmena smithii, mais conhecida como jambo, jambolino é uma arvore nativa da australia e no brasil tem muitas dessas no sudoeste e nordeste pois se adapta bem ao calor, essa muda veio do espirito santo e ja esta comigo a algum tempo ela ja floriu mais nao chegou a dar frutos, segue link abaixo.
http://www.desert-tropicals.com/Plants/Myrtaceae/Acmena_smithii.html

vai algumas fotos abaixo de exemplares de acmena smithii.