Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

CALIANDRA. AJUDA

Mirian Valadão12/10/2009 14:18
CALIANDRA. AJUDA
Amigos,

Estou postando esta caliandra que deixei crescer livremente durante um bom tempo. Depois da poda ela irá para o chão.
Pensei em deixar só o galho mais grosso, mas talvez alguém tenha uma idéia diferente. Peço orientação.

Abraços
Mirian
Elio12/10/2009 18:45
Olá Mirian!
Vc tem uma planta de bom porte, pena que ao deixar crescer livremente, surgiram galhos indesejáveis que, agora, se podá-los e deixar só o tronco maior, ficará um caroço no local, prejudicando muito o visual.
Assim, podar tudo deixando só o galho mais grosso é o ideal. Isso dará conicidade e sinuosidade no tronco. Vale lembrar que o tachiagari, 1º terço do tronco, com um bom diâmetro, vc já tem.
Aqui vai uma recomendação que eu aprendi a duras penas:
-Deixar crescer livremente e no solo é muito bom para aumentar o porte da planta mas, se não fizermos, desde cedo, as podas necessárias, podemos ter que encarar problemas como esse apresentado pela Mirian.
abraço
marco_avelar12/10/2009 19:43
Mirian realmente todos esses pontos onde têm mais de um galho saindo ficarão cicatrizes, o ideal seria retirar todos os galhos que estão a mais. Na parte de baixo acho que você deveria deixar um daqueles galhos mais grossos, assim, com algum tempo de chão a planta ganharia uma conicidade perfeita.