Roberto_DF12/09/2005 11:11
Serissa no escorredor - Dúvida
Olá pessoal, acabei de colocar uma serissa em um escorredor, para que mais tarde a mesma seja colocada na mamadeira, a planta está em substrato próprio para bonsai no escorredor, mas antes estava em substrato de terra comum. Segui os passos para retirá-la do vaso antigo como manda o figurino e tudo correu muito bem, só que é inevitavel a perda de algumas raizes de alimentação pois as mesmas são muito frágeis, após a planta ser colocada no escorredor e regada com o biofert raiz (25 gotas para 1 litro) a mesma estava com as pontas dos ramos novos dando sinais de desidratação (curvadas para baixo, murchas) após uns 30 a 45 minutos a planta já estava com os raminhos em pé novamente (isso era fim de tarde quase de noite) só que hoje pela manhã as pontinhas dos galhinhos novos voltaram a se curvar novamente para baixo dando sinal de desidratação, isso apesar do substrato estar ainda humido. A duvida é a seguinte: A poda de raiz não foi feita pois a mesma não estava em excesso (a planta foi adquirida em julho, e eu não tinha ideia de quando foi a ultima vez que foi transplantada, e quando vi as raizes não achei que as mesmas estivessem em excesso, e como já apresentava forte brotação achei que seria seguro colocá-la no escorredor.) Isso é normal já que a quandidade de raizes de absorção diminuiu, e a quantidade de folhas e ramos da copa não? (a planta esta perdendo mais água por evaporação do que consegue absorver?) Ou existe ai alguma outra razão? Qual é a sugestão que vocês, mais experientes. Nem todos os ramos da serissa estão com estes sintomas. O que devo fazer?
vmterra12/09/2005 11:39
Boa tarde Roberto_DF, primeiramente deve-se observar que foi feito um tranplante e com troca de substrato, é normal as partes mais fracas da planta, galho finos e/ou folhas murcharem ou também secarem..
Minha dica:
Como foi feito um transplante, a planta passa por um processo de adaptação, então não é viável que você a deixe em um local de pleno sol! deixe-a em um lugar que bata pelo menos o sol da manhã até no máximo umas 10:00h, um otimo lugar tem que ser bem fresco e arejado, seria ótimo coloca-la por exemplo debaixo de uma árvore em cima de uma mesa ou algo do seu gosto mesmo! Ai então você irá aumentando a quantidade de sol gradativamente... tem uma matéria interessante aqui no forum sobre Intensidade Luminosa o link é
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1237
Espero ter ajudado em algo colega
Grato,
Vitor Moulin
Marco Nascimento13/09/2005 02:01
Roberto, eu discordo do Vitor, tenho várias Serissas e posso te garantir que colocá-la no sol, mesmo que bem fraco, nesse momento, não é uma boa idéia. Sempre que envasamos alguma planta temos que deixá-la fora do sol.
Coloque-a na sombra por 2 a 3 semanas e deixe um prato com água debaixo dela, Serissa adora água, isso com certeza vai ajudá-la na recuperação.
Um abraço.
Roberto_DF13/09/2005 09:31
Muito obrigado pelas dicas, estou mais tranquilo agora, a serissa só está pegando um solzinho pela manhã e mesmo assim com luz difusa, a ponta dos ramos esta murcha mais não esta secando, acho que é só uma diminuição da turgecencia, pode ser que elas voltem ao normal, mas não estou muito preocupado mais pois apesar de só alguns ramos estarem murchos eles só estão murchos até o primeiro ou segundo entre nó. O restante da planta esta estavel, acho que foi só o estresse de ter perdido um pouco de raiz de absorção, vou esperar mais um tempo para ter certeza mesmo que a planta está bem. A ajuda de vocês foi fundamental, agradeço ao link e as dicas. Espero sempre participar do fórum!
Um grande abraço a todos
Roberto