Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ulmus.......opiniões!!!

Elio12/10/2009 19:23
Ulmus.......opiniões!!!
Olá pessoal!

Ganhei esse Ulmus!
O que é que eu faço com ele??
Toda sugestão é bem vinda!!

marco_avelar12/10/2009 19:50
Elio acho que você pode plantar ele reto e fazer um vossoura. Você já viu como está o nebari?
Felipe12/10/2009 20:35
Fala Elio,
Como está meu amigo? Curitiba chovendo muito também?
Qual é o tamanho deste Ulmus? Não tem muito o que definir neste momento, eu acho... mas o negocio é estimular o crescimento de novos galhos, para encher bem a copa. Se você for retirar um dos galhos em "Y" ficará com uma cicatriz muito grande. Minha opinião é começar a podar estes galhos pequenos, para eles então começarem a ramificar....vc deve ter pensado nisto também.

Forte abraço.
Markus Von Kossel12/10/2009 21:54
minha sugestão; Senta e chora!
hehe!
nào sei o que fazer!
Isso ta com cara de alporquia.
Ulmus não tolera bem madeira morta pelo que me consta, ai fica complicado inventar alguma coisa.
Na pior das hipoteses vai pro chão, daqui alguns anos aparece alguma coisa!
Abs
Illex12/10/2009 22:24
Re: Ulmus.......opiniões!!!
Elio,

Tudo bem amigo?

Cara gostei da base do seu Ulmus, não sei o tamanho dele também, mas eu eliminaria
boa parte da madeira que se direciona para o lado esquerdo pela foto como referencia.

Ficaria assim:

Depois o inclinaria mais para a esquerda no próximo transplante e tentaria formar um "hokidashi".

Parabéns pelo material, adoro Ulmus.

Até breve amigo..

Illex
Arzivenko13/10/2009 09:00
Bela peça! se fosse minha deixaria descansando sem intervenções até o próximo outono.

abraços.
Rodrigo_Dias_RJ13/10/2009 09:21
Elio belissimo e promissor material!

Ai vai a pergunta: Vc quer um hokidashi ou vai trabalha os galhos separados?

Ser for partir pro hokidashi acho que as dicas do Felipe são otimas, no caso de trabalhar galhos separados eu deixaria esses galhos ''espicharem'' mais para terem um diamentro condizente com a base que esta muito grossa.

Mais uma vez parabens

Em tempo: concordo tambem que se for tirar o Y vai ficar uma cicatriz grande de mais, no caso do hokidashi vc pode deixar essa forquilha escondida dentro da copa.
Marcos Castilho13/10/2009 12:44
Hokidashi sem dúvida seria uma boa opção. Ele ganha uma copa bem rápido.
Elio13/10/2009 23:04
Marco, infelizmente o enraizamento está horrível. É um alporque e só tem raiz de um lado.

Felipe, meu amigo, um dia chove...outro, faz frio.....outro faz sol.......outro, venta pra xuxu............e a brotação dos bonsai estão "encruadas".........rsrsrsrs!
Realmente, podar um dos lados a cicatriz ficará grande.

Markus, só não choro pq foi presente. Mas, vou fazer do limão; a limonada.........espere só pra ver!!!

Illex, quanto tempo!!!
Acho que, como o Felipe disse, a cicatriz ficaria muito grande. Não tenho experiência com Ulmus. Aliás , dentro das +ou- 150 plantas que eu tenho, esse é o primeiro Ulmus. Acho que não vou com a cara dele e ele não vai com a minha........rsrsrs!

Olá Arzivenko, acho que deixar até o proximo ano é uma boa, só que, antes, vou ter que escarificar a base do toco para ver se nasce raiz do lado que não tem. Como disse acima, só tem raiz de um lado.

Olá Rodrigo!
Vai ser por aí mesmo: Hokidachi, deixando essa forquilha, depois escondendo com a remificação. É isso aí: Mame/hokidachi!

Castilho......tá resolvido!

abraço
Markus Von Kossel13/10/2009 23:39
Olha, eu plantaria no chão essa muda pra ser sincero!
Eu quase só vejo defeitos.

Forquilha
Sem nebari
Raiz só de um lado
Conicidade invertida
😈 😈 😈 😈 😈 😈
Se vc apresentar algo bonito a partir disso, vc é bom mesmo!!
Boa sorte.
Desculpa o Grossura!!!
Elio13/10/2009 23:45
Markus Von Kossel escreveu:
Olha, eu plantaria no chão essa muda pra ser sincero!
Eu quase só vejo defeitos.

Forquilha
Sem nebari
Raiz só de um lado
Conicidade invertida
😈 😈 😈 😈 😈 😈
Se vc apresentar algo bonito a partir disso, vc é bom mesmo!!
Boa sorte.
Desculpa o Grossura!!!

Mas Bah, gaúcho! Me aguarde. Tu vai vê!! Me cobre daqui 2 anos (quem sabe ele esquece........rsrsrs).

abraço
SEKI - Elio Luis Secchi16/10/2009 16:23
A cicatriz que se formaria ao cortar um dos troncos não seria muito maior do que as já existentes nos tocos cortados, ou seja: cicatriz por cicatriz, se fosse mudar de rumo, ainda é tempo. Quanto a decisão de um mame hokidachi pode ser a melhor opção, vai ajudar, ou atrapalhar também o quanto ainda tem de tronco enterrado até o nebari. Mas confio no "taco" do xará.
abraço
Elio17/10/2009 23:46
Olá Xará!

Felizmente o nebari está logo abaixo. Não tem muito tronco enterrado.
Ontem refiz parte do corte do alporque, ende não nasceu raiz e coloquei em um vaso de treinamento com um substrato bem aerado.
Vamos ver. Obrigado pela confiança..........agora vc me deixou na "responsa".......rsrsrsrs!

abraço
Alcides Junior19/10/2009 09:26
Grande Elio, acredito que fez o correto, assim melhorará o nebari, o ulmus se recupera muito rápido, é uma espécie que gosto muito de lidar.
Vamos aguardar a evolução.
juberson01/11/2009 01:19
Olá Elio aqui é o Omar, Possuo alguns exemplares de ulmus e pela experiencia que eu tenho essa planta dificilmente se transformará em um bonsai, pelo tipo do corte que foi feito, sugiro que você plante no chão e tenha ela como matriz para alporquia.
Falando em alporquia tenho um exemplar de ulmus com dois metros e meio de altura, com aproximadamente 20 cm de nebari que pode servir de matriz.
Você tem meu endereço, caso queira entrar em contato comigo via email, meu email é omarbonsaievers@hotmail.com

aguardo uma visita sua, abraço

Omar
nickyfury01/11/2009 15:03
bonsai
Elio, parabens pela excelente aquisição. Seu viveiro, agora, certamente estará mais completo com o lindo bonsai que esse ulmus irá resultar. Malgrado os comentários dos demais, ao dizerem que não há nada que se possa fazer com essa planta, esclareço que há inumeras possibilidades de trabalho, incluindo inserção de madeira moa, vez que o ulmus aceita super bem trabalho em shari ou jin. 😄

Se com sua planta ficaram admirados de que voce possa extrair toda a beleza da arte bonsai, então o que diriam de dois tronquinhos que tenho, produzidos por estaquia? 😮ops: 😮ops:

Possivel frente, ainda a ser definida:

Parte traseira, mas que se for bem trabalhado o shari, poderá ser convertida na nova frente da planta:

lateral esquerda:

Outro toquinho, com inumeras possibilidades de trabalho, para ser transformado em um lindo bonsai de ulmus mame:

Para os céticos de plantão, que torcem o nariz a shari e jin em ulmus, eis um lindo exemplar trabalhado pelo bonsaista Francisco Lustosa, de Brasilia:

Bem, caro Elio, não desanime. Ainda há muito o que fazer, mas certamente o resultado que o aguarda, lá na frente, é compensador, sempre. Boa sorte, garoto. 😄

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAANLW3BuAvlPANCOR5Y9p_nC13V-Vm-VKywimJgH3onv8232jiBzvd-Cv_h9kIN6e0AycFOVjn5u9Z_QvwJG0_EAm1T1UAaAoP_7q3DSIRleapkYs6PKlI-w.jpg
Marly 200901/11/2009 18:18
Re: Ulmus.......opiniões!!!

Elio, essa foto do Ulmero Inglês tirada do Livro do Harry Tomlinson.

Vai ficar show,

Boa sorte.
Elio05/11/2009 00:20
Omar, e-mail enviado!

Nicky, esses "tronquinhos", bem trabalhados, podem dar belíssimos mame!!
É nisso que estou acreditando! Aguarde!

Marly, valeu pelos votos e confiança.

abraço