Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Primaveras 2x

Vhalveruth13/10/2009 15:09
Primaveras 2x
Primeiramente, ola a todos, sou novo aqui no forum...

Bom, tenho duas primaveras, coloquei as duas hj na mamadeira, então queria saber opiniões dos amigos aqui do forum, sobre ol q fazer estilo a seguir...

se precisar de mais fotos é so falar ai que tiro mais algumas....

planta 1:

planta 2:

Uma coisa, descobri hj o pq delas estarem quase sem folhas, meu cachorro gostou mt delas e fico pulando e arrancando as folhas...

abraços e espero alguma ajuda....

(espero q as imagens tenham ido certo
Arzivenko13/10/2009 16:03
Vhalveruth, agora é hora de esperar a planta se recuperar. O ideal é mantê-la sem intervenções até o começo do próximo outono, uma estação inteira de recuperação será ótima para ela.

Regue bem, mesmo que perca folhas provavelmente ela irá emitir novas brotações em breve. Isto é considerado normal.

Quanto às fotos, o ideal é que poste elas em tamanho menor, da maneira que se encontra o tópico fica muito pesado e de difícil visualização. Evite fotos com comprimento maior que 640 pixels.
Elio13/10/2009 23:12
Olá amigo! (teu nome é meio complicado e para não correr o risco de escrever errado, irei chamá-lo de amigo!....rsrs)

Seja bem vindo ao fórum!

Como o Arzivenko disse, por ora não faça mais nada.

2 recomendações:

1. Vc, na realidade, não colocou na mamadeira e sim num escorredor. Agora tem que colocar o escorredor numa bacia grande )mamadeira) com muita matéria orgânica, muito adubo (preferencialmente orgânico).
Bougainvíllea em vaso não engrossa.

2. No futuro eu faria um alporque já que o tronco está longo e reto (não ideal para a espécie)

Se pude ajudar............

abraço
Markus Von Kossel13/10/2009 23:33
Concordo com o Elio, Poda drástica ou alporque.
Deixar crescer numa bacia
No imageshack, tem a opção (resize) 600x400.
clica ali antes de fazer o upload
fica no tamanho eideal!
Vhalveruth13/10/2009 23:41
Bom, obrigado a todos, então, o q posso fazer é deixar ela se recuperando da passagem de vaso pra escorredor e depois fazer uma poda drastica..

queria saber em quanto tempo posso fazer esta poda, já q naum quero estressar mt a planta...

e tinha eu intendido q depois q as raizes começacem a sair por baixo ai eu colocaria na mamadeira. Se estiver errado me corrijam q eu já vou providenciar a mamadeira.

Para mamadeira pode ser uma mistura de 50% terra vegel + humus e 50% esterco de gado?

Obrigado pela ajuda de todos
Elio13/10/2009 23:49
Vhal.....

Pode colocar na mamadeira já, assim não precisa ficar vendo se as raízes já saíram pelos furinhos.
Poda ou alporque só no final do inverno do ano que vem.
A mistura que vc citou tá ótima!!
Boa sorte amigo.
Vhalveruth14/10/2009 02:49
esqueci de uma coisa, na mamadeira eu so coloca a mistura e o escorredor por cima? ou tenho q enterrar?

obrigado
Arzivenko14/10/2009 08:37
Eu costumo esperar as raízes saírem pelo fundo, mas é questão pessoal. Quando fores colocar na mamadeira, apenas largue em cima, é importante que a parte lateral do escorredor fique em contato com o ar para oxigenar as raízes e fazer o que se chama de "poda por oxigênio", as pontas das raízes param de crescer quando chegam na borda do escorredor, e isto faz com que elas fiquem radiais e sadias, em potes normais as raízes chegam na borda do pote e começam enovelar, acompanhando a borda do pote, e isto é prejudicial pois aumenta o volume de raízes mas não aumenta a capacidade de absorção. Esta é a moral do escorredor.
Vhalveruth14/10/2009 11:30
bo bom, eu vou esperar as raizes começarem a sair, já q tenhoq arranjar as bacias, roubei uma da minha mãe aki em casa e ela ainda quer me matar.

e em questão de fertilizante, preciso usar algo na chupeta e depois na mamadeira?

abraços